Panorama
 
 
 

CONAMA VAI DEFINIR REGRAS PARA CRIAÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2007

19/03/2007 - O Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) pretende apreciar, em sua próxima reunião plenária, a proposta de resolução que abre caminho para a regulamentação da criação de animais silvestres como animais de estimação. O texto do documento, que já foi aprovado pela Câmara Técnica de Assuntos Jurídicos, estabelece critérios para determinação das espécies que poderão ser até comercializadas.

A elaboração da resolução atendeu a um pedido do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que anualmente apreende em todo o Brasil milhares de animais mantidos ou comercializados de forma ilegal.

"O objetivo é diminuir a caça e o tráfico, disciplinando o comércio que já é feito", disse Felipe Monteiro Diniz, assessor técnico do Conama. "Enfim, proteger o meio ambiente e o ser humano", completou.

O fundamental da resolução é estabelecer critérios para a elaboração de uma lista de animais que poderão ser comercializados ou criados. De acordo com o texto da proposta que deverá ser apreciada pelo Conama, são nove esses critérios.

Basicamente, eles se referem as questões como possibilidade de fuga, transmissão de doenças para seres humanos e prejuízos a outros ecossistemas.

Confira:
1) potencial de invasão dos ecossistemas fora da sua área de distribuição geográfica original;
2) histórico de invasão e dispersão em ecossistemas no Brasil ou em outros países;
3) potencial de riscos à saúde humana;
4) potencial de riscos à saúde animal ou ao equilíbrio das populações naturais;
5) possibilidade de introdução de agentes biológicos com potencial de causar
prejuízos de qualquer natureza;
6) risco de os espécimes serem abandonados e de fuga;
7) possibilidade de identificação individual e definitiva;
8) conhecimentos quanto à biologia, sistemática, taxonomia e zoogeografia da
espécie; e
9) bem-estar e adaptabilidade da espécie para a situação de cativeiro como animal de estimação.

A proposta de resolução estabelece que, após sua aprovação pelo plenário do Conama, o Ibama terá de publicar a lista de animais que podem ser criados ou comercializados.

No entanto, o órgão terá de elaborar a lista com a ajuda de representantes de organizações públicas e privadas com notória especialidade na matéria, os estados, os municípios e a sociedade em geral, por meio de consulta pública.

A resolução sobre os animais silvestre está na pauta da próxima reunião do Conama, marcada para os dias 27 e 28 deste mês. Presidido pela ministra do Meio Ambiente, o Conama é composto por 103 conselheiros que têm direito a voz e a voto.

+ Mais

Sistema on-line acelera licença para coleta de material biológico

20/03/2007 - A concessão de licenciamento ambiental pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) será desburocratizada e acelerada. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o presidente do Ibama, Marcos Barros, lançaram nesta terça-feira (21) o Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (Sisbio), que permitirá a emissão de autorizações on-line para a coleta de material biológico num prazo máximo de 45 dias.

Até então, os pedidos de licenças eram feitos em papel e encaminhados por intermédio de cartórios. Isso fazia com que algumas autorizações demorassem até dois anos para serem concretizadas. Cansados de esperar e com receio de comprometer suas pesquisas, muitos cientistas, às vezes, preferiam correr o risco de enfrentar as fiscalizações e ser confundidos com "biopiratas".

"Encontramos bastante dificuldades nesta área [do licenciamento], produto da juventude que tem o tratamento da questão dos recursos genéticos, que não é de fácil regulação nem no Brasil nem em outros países", afirmou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, durante a cerimônia de lançamento do Sisbio. "Estabelecemos um diálogo com a comunidade científica e comunidade científica conosco. Isso nos aproximou mais", completou.

Por meio do Sisbio, os pesquisadores poderão solicitar licenças para a coleta de material biológico, execução de pesquisas em unidades de conservação e cavernas, além de autorizações para exportação e importação de materiais com fins científicos e didáticos em âmbito universitário. Alguns dos pedidos poderão ser respondidos automaticamente pelo próprio sistema, que servirá como banco de dados sobre o que é pesquisado no País.

O Sisbio foi elaborado por técnicos do Ibama em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). "Esse é um momento ímpar para o Ibama", disse o presidente do Ibama. "Esse é um gol [o Sisbio] feito pela ciência e pela política ambiental, dando um passo significativo rumo ao futuro", afirmou Marcos Barros.

A cerimônia de lançamento do Sisbio foi realizada na sede do Ibama, em Brasília. Além de Marcos Barros e Marina Silva, participaram do evento o ministro da Ciência Tecnologia, Sérgio Rezende, o presidente do CNPQ, Erley Camargo, e o representante da SBPC, Leandro Salles. "[O Sisbio] é um avanço expressivo. Gostaria de reconhecer a abertura que tivemos com esse governo, mas ainda há muito que ser feito", disse Salles.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.