Panorama
 
 
 

DIA MUNDIAL DA ÁGUA: GUARAPIRANGA GANHA LEI ESPECÍFICA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2007

Decreto foi assinado pelo governador Serra no Dia Mundial da Água

23/03/2007 - Em apenas 48 dias o governo do Estado conseguiu regulamentar a Lei Específica da Guarapiranga, aprovada em janeiro de 2006. O decreto foi assinado pelo governador José Serra, na quinta-feira, Dia Mundial da Água. “Agora temos um instrumento efetivo para organizar a ocupação do solo da região”, afirmou o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano. A regulamentação da lei faz parte dos 21 projetos estratégicos da secretaria.

O texto aprovado teve como base a minuta elaborada por um grupo de trabalho do qual participaram representantes dos diversos órgãos do governo estadual, prefeituras municipais e sociedade civil envolvidos com a questão, através do Comitê da Bacia do Alto Tietê e do Sub-comitê Cotia-Guarapiranga.

Entre os pontos que se destacam estão a implantação de assentamentos habitacionais de interesse social. De acordo com o artigo 29 do decreto, os assentamentos poderão ser realizados obedecendo parâmetros urbanísticos, que incluem plano diretor municipal ou legislação específica do município onde se dará o empreendimento, respeito aos índices de permeabilidade, sistema de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, sistemas de drenagem e de prevenção a erosões, entre outras exigências detalhadas no regulamento.

Fiscalização integrada

O decreto também define as responsabilidades pela fiscalização, que contará com a participação de técnicos da Secretaria e da Cetesb, da Polícia Militar Ambiental, da Secretaria de Estado de Saneamento e Energia, incluindo o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Sabesp, concessionárias de serviços públicos de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos; além das prefeituras dos municípios de Cotia, Embu, Embu-Guaçu, Itapecirica da Serra, Juquitiba e São Lourenço da Serra. Para Graziano, decreto foi a forma de comemorar o Dia Mundial da Água com ações efetivas. “O próximo passo é a elaboração da Lei Específica da Billings”.
Texto: Eli Serenza

+ Mais

Eles se reuniram com o secretário e foram orientados sobre como devem proceder para recuperar o desmatamento feito em 7 fazendas para plantio de cana

22/03/2007 - Os proprietários da Usina Colombo se comprometeram, nesta quinta-feira, 22, com o secretário de Estado do Meio Ambiente, Xico Graziano, a reparar os danos ambientais resultantes do corte de 400 árvores em 7 fazendas arrendadas pela empresa para o plantio de cana-de-acúcar. O desmatamento ocorreu nos municípios de Riolândia, Américo de Campos e Pontes Gestal. “A ação pública foi eficaz. Eles reconheceram o erro e vão reparar os danos”, afirmou Graziano.

Os responsáveis pela empresa foram recebidos na secretaria um dia após Graziano, o secretário de Justiça, Luiz Antonio Marrey, e o Procurador-geral de Justiça, Rodrigo Rebelo Pinho, visitarem uma das áreas onde a Polícia Ambiental registrou o desmatamento. Em seguida, eles se encontraram em São José do Rio Preto com o governador José Serra, que recebeu um relato da situação encontrada.

Durante a reunião na secretaria, os proprietários foram informados pela diretora do Departamento de Proteção de Recursos Ambientais (DPRN), Renata Inês Ramos Beltrão, que a empresa deve procurar a sede do departamento em Votuporanga para apresentar uma proposta de reparação do dano ambiental, a ser formalizada por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Somente no mês de março a Usina Colombo foi autuada 10 vezes pelo corte, sem autorização, de árvores ou por desmatar área de proteção permanente. A usina está sendo instalada no município de Palestina, mas ainda depende de licença ambiental para que possa entrar em operação.
Segundo o secretário, para repor as 400 árvores, a usina terá de plantar mais de 140 mil árvores em 82 hectares. Para Graziano, o que aconteceu com esta usina pode ser um exemplo para todo o setor no Estado”, afirmou.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.