Panorama
 
 
 

CINCO EMPRESAS NO ACRE ASSINAM ADESÃO AO SIM PARA OBTER SELO FSC

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2007

29 Mar 2007 - “Tenho a convicção de que podemos atingir em poucos anos a meta de 100% da madeira trabalhada no Acre ser de origem legal”. Com essas palavras, o empresário Wagner Oliveira, da Laminados Triunfo, resumiu o novo momento vivido pelo setor madeireiro no Estado, marcado pela crescente disposição em adotar padrões sustentáveis em todos os elos da cadeia produtiva.

A Triunfo é uma das cinco empresas que passaram a fazer parte do SIM (Sistema de Implementação Modular). Em março, as madeireiras acreanas Garça Branca, Ouro Verde, Acre Brasil Verde, Consórcio Xapuri e Triunfo assinaram em Rio Branco os termos de compromisso para participar do SIM. Elas se somam a outras cinco empresas e uma comunidade, distribuídas por quatro estados, que já aderiram ao Programa.

O SIM, coordenado pelo WWF-Brasil, capacita empresas e comunidades que trabalham com madeira a obter a certificação FSC (Conselho de Manejo Florestal) e atingir nichos de mercado que se preocupam com a origem ambiental e social do produto. O sistema trabalha com módulos para que a empresa adote mudanças graduais, sem ter que alterar bruscamente a estrutura e a forma de manejar a floresta. o que demandaria altos investimentos e poderia tornar o processo economicamente inviável para pequenas e médias organizações.

Para chegar a esses objetivos, consultores do SIM visitam periodicamente os associados e identificam carências que precisam ser trabalhadas para a obtenção do selo FSC. Por meio de atividades como treinamentos e capacitações, os participantes aprendem passo-a-passo como manejar de forma adequada as florestas e trabalhar com fornecedores que realizam o manejo sustentável.

O SIM também coloca as empresas participantes em contato com a Rede Global de Florestas e Comércio (GFTN), que congrega, em todo o mundo, cerca de 400 organizações comprometidas com o manejo e consumo responsável de produtos florestais. Por meio da GFTN, os participantes do SIM têm a oportunidade de abrir mercados internacionais para seus produtos.

Segundo Estevão Braga, técnico em desenvolvimento de mercado de produtos florestais do WWF-Brasil, a certificação representa um diferencial de mercado para as empresas. “Os consumidores corporativos e os governos, especialmente da União Européia, utilizam cada vez mais os critérios de sustentabilidade para definir políticas de compra”, avalia.

Wagner de Oliveira, da Laminados Triunfo, destaca que, com o ingresso no SIM, o objetivo é que sua empresa, nos próximos quatro anos, trabalhe apenas com madeira certificada. “Se mais empresas madeireiras aderirem ao SIM, a tendência é que nossos fornecedores façam o mesmo”, ressalta o empresário.

O WWF-Brasil é uma organização não governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. O WWF-Brasil, criado em 1996 e sediado em Brasília, desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, a maior rede independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.

Informações adicionais:

SIM
O Sistema de Implementação e Verificação Modular (SIM) foi criado em 2005 pelo WWF-Brasil para facilitar a preparação de empresas interessadas em obter a certificação FSC a curto e médio prazo. Atualmente fazem parte do SIM 10 empresas, das quais oito estão no Acre, uma em Rondônia e uma no Mato Grosso. A comunidade de Mamirauá, no Amazonas, também é participante. A União Mundial pela Natureza (UICN) e o Banco Real/ABN-Amro são parceiros do WWF-Brasil no SIM.

FSC – Conselho de Manejo Florestal
A certificação FSC é um processo voluntário em que é realizada uma avaliação de um empreendimento florestal, por uma organização independente (denominada certificadora), que avalia o cumprimento de questões ambientais, econômicas e sociais que fazem parte dos Princípios e Critérios do FSC.
Os princípios do FSC são baseados em responsabilidades e direitos de posse e uso da terra, direitos dos povos indígenas, relações comunitárias e direitos dos trabalhadores, uso eficiente dos múltiplos produtos e serviços da floresta, impactos ambientais e planos de manejo, entre outros.
GFTN
A Rede Global de Florestas e Comércio do WWF (GFTN) foi fundada em 1991 no Reino Unido, por um grupo de empresários britânicos se comprometeu a comprar produtos derivados da madeira apenas de florestas gerenciadas de maneira sustentável. Atualmente cerca de 400 empresas em todo o mundo fazem parte do GFTN, que já responde por 11% de toda a madeira comercializada globalmente.

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ViaSete apóia o WWF-Brasil e reúne celebridades no lançamento da ação no Rio

30 Mar 2007 - A natureza e o estímulo ao trabalho de conservação WWF-Brasil chegaram a Ipanema na terça-feira, dia 27/03, quando foi lançada uma parceria com o restaurante ViaSete. A partir de agora e durante um ano, os clientes da casa serão estimulados a doar pelo menos R$ 1 por conta para apoiar o trabalho da organização. O staff, cujo uniforme agora é estampado com imagens da mata e de araras-azuis, foi capacitado pelo WWF-Brasil para se familiarizar com os projetos da organização. Estiveram no lançamento, entre outros convidados, atores como Cristiane Torloni – que faz parte do elenco da série “Amazônia, de Galvez a Chico Mendes”, filmada no Acre - Victor Fasano e Cássia Kiss, e a apresentadora Glória Maria.

O restaurante, do empresário Ricardo Stern e do chef Felix Optiz, disponibilizará material institucional do WWF-Brasil, e criou ainda um prato com carne orgânica do Pantanal. A pecuária orgânica na região tem apoio do Programa Pantanal Para Sempre do WWF-Brasil. Esta é a primeira vez que um restaurante apóia diretamente o WWF-Brasil.

WWF-Brasil ganha apoio do restaurante ViaSete

27 Mar 2007 - O WWF-Brasil e o ViaSete, no Rio, celebram nesta terça-feira, 27/03, uma parceria inédita que prevê o estímulo a doações por clientes do restaurante. Durante um ano, a casa, do empresário Ricardo Stern e do chef Felix Optiz, disponibilizará material institucional do WWF-Brasil, incentivará doações e convidará os clientes a se afiliarem à organização.

Os freqüentadores da casa receberão, junto com a conta, explicações sobre a atuação do WWF-Brasil e poderão destinar à causa ambiental pelo menos R$ 1. “A gente já faz a nossa parte na conservação do meio ambiente. Agora, apoiando uma ONG como o WWF-Brasil, damos um passo maior”, diz Stern.

A equipe do WWF-Brasil capacitou os funcionários do restaurante em Ipanema para falarem sobre seus projetos e sobre como as pessoas podem colaborar. No local, estarão disponíveis folhetos e brochuras sobre a atuação da organização.

No cardápio, o ViaSete, planeja incluir um prato feito com carne de boi orgânica do Pantanal, iniciativa inédita no Rio. A pecuária orgânica na região tem apoio do Programa Pantanal Para Sempre do WWF-Brasil. Esta é a primeira vez que um restaurante apóia o WWF-Brasil.

 
 

Fonte: WWF-Brasil (www.wwf.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

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