Panorama
 
 
 

MORTE DE PEIXES NA BAHIA FAZ IBAMA PROIBIR A PESCA EM CINCO CIDADES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2007

29 de Março de 2007 - Juliane Sacerdote - Da Agência Brasil - Brasília - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) proibiu a pesca em cinco cidades do recôncavo baiano e em duas ilhas de Salvador. São elas: Madre de Deus, São Francisco do Conde, Santo Amaro da Purificação, Saubara, Salinas da Margarida, além das ilhas Bom Jesus dos Passos e Frades. A medida foi tomada hoje (29), depois de terem morrido na região pelos menos 50 toneladas de peixes.

As mortes estão acontecendo desde o início do mês. O Ibama ainda desconhece os motivos da mortandade, por isso, desaconselha a população a consumir tanto os peixes quanto os animais marinhos dessa região. O Ibama já está analisando a situação e estima que tenha respostas na próxima semana.

Segundo o superintendente do Ibama na Bahia, Célio Costa Pinto, as cinco cidades decretaram estado de emergência. Por causa dessa situação, explica, cerca de oito mil famílias, que vivem da pesca e da produção de mariscos, estão sobrevivendo com a doação de cestas básicas.

"Estamos tomando uma série de providências, no sentido de monitorar a situação dia-a-dia. Estamos recebendo uma equipe do Ibama de Brasília, que chega hoje (29) e no sábado vai fazer um sobrevôo na região”, explicou em entrevista à Radiobrás.

O superintendente lembra ainda que na próxima semana, estão previstas reuniões entre representantes do Ibama e de órgãos estaduais para avaliar os exames de laboratório para”tentar chegar às causas do problema”.

De acordo com Célio Costa Pinto, o Ibama ainda vai acompanhar os trabalhos dos prefeitos, para que “se interdite efetivamente o consumo do pescado, e se conscientize o população para que não consuma os peixes”.

Na região, destaca o superintendente do Ibama, já existe uma equipe da secretaria especial de aquicultura e pesca para realizar um mutirão de cadastramento dos pescadores. Eles receberão o seguro defeso, ou seja, um salário mínimo, durante o período que durar a proibição da pesca na área.

Proibição de pesca na Bahia deve ser mantida por 60 dias, segundo Ibama

30 de Março de 2007 - Gláucia Gomes e Aloisio Milani - Repórteres da Agência Brasil - Brasília - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) manterá a proibição da pesca em cinco cidades e duas ilhas baianas depois da morte, na quinta-feira (29), de cerca de 50 toneladas de peixes. O prazo pode ser prorrogado ou suspenso, de acordo com a situação ambiental.

As cidades com bloqueio da pesca são: Madre de Deus, São Francisco do Conde, Santo Amaro da Purificação, Saubara, Salinas da Margarida, além das ilhas Bom Jesus dos Passos e Frades. As mortes estão acontecendo desde o início do mês e entre as hipóteses a serem comprovadas estão a possibilidade de contaminação.

O Ibama está analisando a situação e estima que tenha respostas na próxima semana.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.