Panorama
 
 
 

SRH ACERTA COM ESTADOS PROCEDIMENTOS PARA O PROGRAMA ÁGUA DOCE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2007

27/03/2007 - Rafael Imolene - Uma equipe da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), do Ministério do Meio Ambiente, está em Natal dando continuidade ao ciclo de reuniões de implementação do Programa Água Doce. Também no Rio Grande do Norte será inaugurada pelo governo federal, nesta sexta-feira (30), a primeira Unidade Demonstrativa, nome dado a um complexo produtivo cujo ponto de partida é um dessalinizador.

O ciclo de reuniões inclui quatro encontros de membros da secretaria em cada estado, sendo um com os coordenadores estaduais do programa, outro com o grupo executivo de implementação e um terceiro com o secretário estadual de Recursos Hídricos. Uma última reunião envolve todo o núcleo estadual do programa, incluindo organizações não-governamentais, universidades, órgãos públicos e segmentos da sociedade.

O mesmo ciclo de reuniões já passou por Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. No mês de abril, serão contemplados os estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Paraíba. Por fim, na primeira quinzena de maio as reuniões ocorrem em Minas Gerais e Espírito Santo. "Até o final deste ano deveremos ter concluído todo o planejamento do programa nos estados", afirma o coordenador do Programa Água Doce, Renato Saraiva Ferreira, da SRH.

O Programa Água Doce, desenvolvido pelo governo federal com participação do MMA e de outros ministérios, tem como finalidade fornecer água potável às populações de comunidades difusas que habitam o semi-árido brasileiro. Uma das formas de alcançar os resultados é conseguir aproveitar a água subterrânea da região, conhecida por sua alta salinidade. Para retirar o sal da água, inicialmente serão instaladas 22 Unidades Demonstrativas em 11 estados, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, BNDES, Petrobras e o Programa de Revitalização do São Francisco, por intermédio da Codevasf.

A primeira unidade será inaugurada nesta sexta-feira em São José do Seridó, no vilarejo de Caatinga Grande, interior do Rio Grande do Norte. A cerimônia contará com a participação do secretário-executivo do MMA, Claudio Langone, e do secretário de Recursos Hídricos do ministério, João Bosco Senra. Até o fim de 2008 deverão ser beneficiados com duas unidades cada um dos 11 estados.

Elas são chamadas demonstrativas porque o objetivo é tornar essas 22 apenas o começo de uma realidade que se dissemine por todo o sertão, garantindo o consumo de água potável a centenas de milhares de pessoas nos próximos anos. Além de assegurar a saúde da população com água própria para consumo humano, os complexos ajudam a fomentar renda. Após separar a água potável, o restante, com alto teor de sal, é despejado em tanques para criação de tilápias rosas, peixe que se desenvolve em meios salobres.

O passo seguinte consiste em aproveitar o efluente dessa criação, enriquecido em matéria orgânica, para irrigar a erva-sal (Atriplex nummularia), por sua vez utilizada na produção de feno. Também enriquecido de nutrientes da erva-sal, o feno servirá para alimentar ovinos e caprinos, principalmente durante o período de estiagem. Assim, fecha-se o complexo sustentável. A parceria com o Banco do Brasil e o BNDES prevê não somente a instalação das unidades, mas também sua manutenção.

Adesão maranhense - Nesta quarta-feira (28), será realizada uma nova reunião com a equipe da Secretaria de Recursos Hídricos do MMA, desta vez com os coordenadores estaduais dos 11 estados, para tratar de estratégias conjuntas sobre o Programa Água Doce. O Maranhão ainda não havia confirmado participação no programa, mas na última semana indicou seu coordenador. Agora, o grupo de participantes está completo, de acordo com o projeto inicial. Além dos nove estados do Nordeste, integram o Água Doce Minas Gerais e Espírito Santo.

+ Mais

Conservação do Aqüífero Guarani é discutida no Uruguai

27/03/2007 - Doze representantes do Brasil, da Argentina, do Paraguai e do Uruguai se encontram nos dias 28 e 29 em Montevidéu, no Uruguai, para a Reunião Extraordinária do Conselho de Direção do Projeto Aqüífero Guarani. São três participantes de cada país que debaterão as orientações básicas para o Programa Estratégico de Ação no Aqüífero. O encontro será no edifício do Mercosul, na capital uruguaia.

O objetivo é definir as prioridades a partir dos resultados apresentados na Análise do Diagnóstico Transfronteiriço. O documento foi feito por consultores que realizaram oficinas com entidades dos governos estaduais, da sociedade civil, das universidades, entre outras instituições dos quatro países da região.

Na reunião serão definidas as áreas para preservação e também as potencialidades do uso da água do Aqüífero para o desenvolvimento dos países. "Uma das prioridades a ser discutida será a questão da conservação, principalmente das regiões de recarga que absorvem a água da chuva e abastecem o Aqüífero Guarani", disse o secretário de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, João Bosco Senra, que participará da reunião. Ele é o coordenador do Projeto Aqüífero Guarani no Brasil.

MMA entrega prêmio de jornalismo sobre recursos hídricos

27/03/2007 - O 5º Prêmio Ministério do Meio Ambiente/Docol de Jornalismo será entregue nesta terça-feira (27) em Joinville, Santa Catarina. Com número recorde de inscrições, o tema desta edição foi "Gestão dos Recursos Hídricos". O objetivo é divulgar o conhecimento sobre essa questão por meio de matérias jornalísticas.

O Prêmio ocorre a cada dois anos e é destinado a profissionais de imprensa e estudantes de jornalismo do Brasil. São cinco categorias: Profissional Jornal, Profissional Revista, Profissional Rádio, Profissional Televisão e Estudante Destaque Acadêmico. Foram aceitas inscrições de reportagens veiculadas no período de 1º de dezembro de 2004 a 30 de novembro de 2006.

Representando a ministra do Meio Ambiente Marina Silva, o secretário de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente João Bosco Senra estará presente na entrega do Prêmio. Os resultados dos três primeiros lugares em cada categoria serão conhecidos durante a solenidade que comemora também o Dia Mundial da Água (22 de março).

Para João Bosco, a iniciativa de premiar matérias que tratam da questão hídrica é importante não apenas para o aumento do volume de matérias como também para a melhoria da qualidade das informações dadas. "Isso colabora para uma nova perspectiva de construção da cultura da água", afirma. Ele destaca ainda que o Plano Nacional de Recursos Hídricos tem um programa específico para Comunicação.

MMA e comitês de bacias discutem revitalização do São Francisco

29/03/2007 - O Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (PR-SF), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, promove nesta quinta-feira (29), em Belo Horizonte (MG), reunião de trabalho com os Comitês de Bacias Hidrográficas e os Fóruns Mineiros de Comitês de Bacia. Na ocasião, os comitês terão a oportunidade de participar da elaboração das ações prioritárias para 2007/2008, conforme definido no Plano Diretor de Bacias, bem como definir as estratégias para aprimoramento de ações integradas do PR-SF.

O coordenador do Programa de Revitalização, Maurício Laxe, e o representante do MMA de Minas Gerais, René Vilela, apresentam o balanço das ações no estado. Dentre elas a criação do Centro de Referência em Recuperação Florestal no município de Arcos, uma parceria do MMA com a Codevasf e a Universidade de Lavras, do Centro Integrado da Revitalização no município de Paims, e do Parque Municipal de Nascentes.

Participam da reunião os comitês do Alto São Francisco, Pará, Entorno da Represa de Três Marias, Velhas, Jequitaí e Pacuí, Paracatu, Urucuia, Verde Grande (Comissão Estadual e Presidente Federal) e São Francisco.

A reunião ocorre na sede da Gecom (Avenida Brasil, 1.053 - 6º andar - Bairro dos Funcionários, ao lado do Colégio Arnaldo).

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.