Panorama
 
 
 

UNIDADE INÉDITA DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL CONTA COM APOIO DA FINEP

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2007

Energias Renováveis - 30/03/2007 - A Fertibom Indústrias implantou, com recursos disponibilizados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT), uma planta piloto para produção de biodiesel com diferentes tipos de matéria-prima, algo até então inédito no País. A nova unidade, equipada para trabalhar com sebo animal e 20 tipos de oleaginosas, como amendoim, soja, girassol, algodão, nabo forrageiro e pinhão manso, tem capacidade para produzir até 12 milhões de litros por ano. Além disso, servirá como modelo para a construção de uma unidade produtiva com capacidade para até 30 milhões de litros por ano.

Os encargos reduzidos do financiamento reembolsável oferecido pela Finep têm como objetivo apoiar as atividades de desenvolvimento tecnológico, justamente nas fases em que os resultados para a empresa ainda são incertos. “O apoio da Finep na área de pesquisa e desenvolvimento tem sido extremamente importante. Com o desenvolvimento desta planta piloto, por exemplo, será possível crescer em um setor muito promissor no País. Esperamos duplicar nosso faturamento já no primeiro ano”, explica Geraldo Martins, diretor geral da empresa.

Fabricante de fertilizantes líquidos de Catanduva, São Paulo, a Fertibom trabalha em parceria com a escola de química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no desenvolvimento de um novo processo de produção do combustível. “A idéia é obter um produto que possa atender interesses de produtores em diferentes regiões do país, o que ajudaria também a minimizar o risco da sazonalidade agrícola”, ressalta Carolina Mello, analista da Finep responsável pelo projeto. Outro aspecto importante, destaca, é o uso do álcool etílico para a fabricação do biodiesel, que permite aproveitar a vantagem comparativa que o Brasil possui graças à cana-de-açúcar.

A utilização do combustível em substituição parcial ou total do óleo diesel terá impacto sobre a balança comercial brasileira, pois, atualmente, cerca de 15% do diesel utilizado no País é importado. Outra vantagem relevante será refletida na agricultura, por oferecer novas alternativas de culturas para os produtores rurais.

O investimento na solução foi estimulado pelos sócios da empresa, em sua maioria produtores agrícolas com frotas motorizadas que vislumbraram no novo combustível uma forma de reduzir os custos com um de seus principais insumos: o diesel. Em outubro de 2005, a empresa recebeu autorização da Agência Nacional de Petróleo (ANP) para a comercialização do produto, vendido com a marca Biomax.

Para Geraldo Martins, o segredo do sucesso da Fertibom, fundada em 1994, é simples. “Nosso diferencial está no conceito industrial. Construímos equipamentos internamente, com operação otimizada, baixo custo e que geram resultados de alta qualidade, adequados à realidade de nossos parceiros agrícolas”, conclui.
Departamento de Comunicação da Finep

+ Mais

Ipen inaugura estação de monitoramento de poluentes atmosféricos

Poluição - 28/03/2007 - O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) passa a integrar oficialmente, a partir de amanhã (29), a rede de monitoramento da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), com a inauguração de uma estação de monitoramento da qualidade do ar destinada estudar gases precursores de ozônio e monóxido de carbono. A estação, a melhor para medição de ozônio na cidade, localiza-se longe das fontes de poluição do ar, ou seja, afastada de onde o ozônio está sendo produzido, e a uma altitude de 800 metros, similar à Avenida Paulista e equivalente ao ponto mais alto da cidade. A inauguração acontece às 15 horas, no Ipen, e contará com a presença de autoridades e pesquisadores da área.

A estação é resultado de um convênio de cooperação científica entre as duas instituições. No laboratório do Centro de Química e Meio Ambiente (CQMA) do instituto, as amostras coletadas diariamente serão analisadas, identificadas e quantificadas. “Além de ser adicionada à rede telemétrica da Cetesb, a estação fornecerá à comunidade científica um ponto privilegiado de experimentos em atmosfera”, afirma Luciana Vanni Gatti, pesquisadora do CQMA.

O ozônio é o poluente que mais ultrapassa os parâmetros de qualidade do ar estabelecidos nas legislações federal e estadual. Chega a atingir níveis de concentrações elevadas que levam à classificação na cidade da má qualidade do ar.

A agência ambiental mantém 29 estações automáticas de monitoramento da qualidade do ar na Região Metropolitana de São Paulo, a maior parte localizada em áreas de grande fluxo de veículos. No boletim da qualidade do ar da Cetesb desta quinta-feira os dados coletados pela estação já estarão disponíveis.

Ozônio

A destruição da camada de ozônio é uma das preocupações mundiais. Na camada chamada estratosfera (entre 15 e 30 quilômetros da superfície da terra), o ozônio filtra os raios ultravioleta, protegendo os seres vivos da radiação UV-B. No entanto, quando se concentra na faixa de ar próxima ao solo (troposfera), é um poluente. Pode afetar tanto pessoas com problemas respiratórios quanto indivíduos saudáveis. Experimentos realizados com voluntários mostram que o ozônio produz irritação passageira do sistema respiratório, provocando tosse, respiração ofegante e dor no peito durante a respiração profunda. A maior concentração do ozônio ocorre no horário de pico da radiação solar. Por isso, essa seria a pior hora para realizar, por exemplo, a prática de esportes como a corrida.
Lilian Bueno - Assessoria de Imprensa do Ipen

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.