Panorama
 
 
 

CEARÁ REGISTRA MAIS UM ENCALHE DE PEIXE-BOI

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2007

Recife (05/04/07) - Mais um filhote de peixe-boi da espécie Trichechus manatus encalhou no litoral do Ceará. O animal foi resgatado da praia de Retiro Grande, município de Icapuí, no último sábado (31) pela ONG Aquasis, entidade membro da Rede de Encalhes de Mamíferos Aquáticos do Nordeste (Remane) que atua nos encalhes desses animais no Ceará. O peixe-boi é uma fêmea, com 1,17 m e 26 kg. De acordo com a veterinária da ONG, Bianca De Luca Altieri, o animal foi encontrado bastante debilitado, desidratado, com algumas feridas e problemas de flutuabilidade. "Estamos realizando todos os procedimentos clínicos e de manejo, necessários. O animal está se alimentando com disposição, as feridas estão em processo de cicatrização e ela já está mantendo a posição de ventre na piscina", explica Altieri.

Até o dia 02 de maio o animal deverá ser transferido para a sede nacional do Projeto Peixe-Boi, na Ilha de Itamaracá, litoral norte de Pernambuco. O transporte padrão para esse tipo de ocorrência tem sido realizado com uma aeronave cedida pelo Governo do Estado do Ceará. "Ainda não fizemos contato com o Governo, mas assim que o animal estiver estabilizado, daremos inicio ao processo", conclui a veterinária.

Vigésimo quinto - Com este sobe para 25 o número de peixes-bois encalhados vivos na costa cearense, resgatados pela Aquasis e levados para o Projeto Peixe-Boi. Nove desses animais já foram reintroduzidos em seu habitat natural. Um dos motivos do elevado número de encalhes no Ceará é que, segundo dados da Aquasis, 70% dos mangues do litoral cearense apresentam algum nível de degradação.

Os encalhes desses filhotes ocorrem principalmente devido à degradação dos mangues e estuários, berçários naturais do peixe-boi. A instalação de projetos de carcinicultura, o processo de assoreamento e a concentração de embarcações motorizadas têm impedido o acesso dos animais a áreas importantes para reprodução, alimentação e suprimento de fontes de água doce, afetando o comportamento deles.

"A degradação do meio ambiente força as mães a dar cria no mar, levando o filhote a se perder da mãe, por não estar acostumado às variações de maré e com a correnteza. Desta forma o animal termina encalhando na praia", explica a veterinária do Projeto Peixe-Boi, Fernanda Niemeyer. O Projeto Peixe-Boi é executado pelo Centro Mamíferos Aquáticos do Ibama (CMA), em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos e patrocínio oficial da Petrobras.

Superlotação - O problema de superlotação que o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Projeto Peixe-Boi vinha atravessando desde agosto de 2005, foi solucionado com a transferência de dois animais para o cativeiro em ambiente natural da Paraíba, em janeiro deste ano. "Desta forma, foi possível liberar piscinas para o recebimento de filhotes que venham a encalhar e para o remanejamento dos 17 animais que se encontram em reabilitação atualmente", explica a responsável pelo Cetas do Projeto Peixe-Boi, Luisa Lopes. Ao todo o Cetas conta com 14 oceanários. Destes, três são piscina rasas que estão vazias disponíveis para chegada de novos filhotes.
Luís Boaventura
Projeto Peixe-Boi

 

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.