Panorama
 
 
 

DIVISÃO SOCIOAMBIENTAL DO IBAMA/MA DEFINE PRIORIDADES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2007

São Luis (04/04/07) - Na ultima semana foi realizado, na sede da Asibama/MA, no bairro da Maiobinha, o primeiro encontro da Divisão Socioambiental (Disa), que congrega o Centro Nacional de Populações Tradicionais (CNPT) e os núcleos de Unidades de Conservações (NUC), Educação Ambiental (NEA) e Recursos Pesqueiros.

Além dos analistas e técnicos de São Luís, houve a participação de alguns servidores da Gerência Executiva do Ibama em Imperatriz. O objetivo principal foi discutir como a Disa - nome escolhido na ocasião - deve ser formada, incluindo seus métodos de trabalho e planejamento. A Superintendente do Ibama/MA Marluze Pastor destacou a importância em ter esses núcleos desenvolvendo um trabalho conjunto.

O intuito não é criar uma divisão separada do resto do Ibama, mas entender que setores como fiscalização, divisão técnica, gabinete e divisão socioambiental são um corpo só, trabalhando com o mesmo objetivo. Com base nisso, foram definidas as prioridades que nortearão a gestão da Disa. A principal diz respeito às Unidades de Conservação Federais. Entre outras estão as terras indígenas e os recursos pesqueiros.

“Em relação às Unidades de Conservação, observou-se que a principal demanda é trabalhar a gestão participativa. Da mesma forma será, por exemplo, com os recursos pesqueiros, implementando instrumentos como diagnóstico das áreas e conselhos deliberativos”, explica o analista ambiental Alexandre Brito, do CNPT.

Durante o encontro, cada setor do órgão ambiental que integra a Disa pôde apresentar os trabalhos que vêm desempenhando, assim como expor suas expectativas, dificuldades e sugestões. Entre os assuntos em pauta, destaque para o debate sobre a situação fundiária nas Reservas Extrativistas, planos de manejo, ações de fiscalização conjuntas e educação ambiental junto às populações tradicionais.

”Vamos agora participar das ações e tentar trabalhar em conjunto. Dentro das ações prioritárias, que são as Unidades de Conservação, vamos fortalecer cada vez mais itens como implementação, regulamentação fundiária e plano de manejo”, revela a analista ambiental Ana Rosa, do NUC.

Decidiu-se que os membros da Divisão Socioambiental farão pelo menos um encontro a cada três meses. Deverá ser agendada também uma reunião que englobe todo o Ibama, para que a Disa mostre suas propostas e para que os outros setores do órgão possam opinar a respeito dessa recém criada diretoria, sugerindo idéias de ações em conjunto.

+ Mais

Programa de rádio: Minuto do Serviço Florestal Brasileiro

Brasília (02/04/07) - Começa hoje (2) a transmissão do Minuto do Serviço Florestal Brasileiro, programa radiofônico semanal que vai abordar temas como a preservação e manejo florestais e apresentar as novas oportunidades criadas com a Lei de Gestão de Florestas Públicas. O Minuto do Serviço Florestal Brasileiro será veiculado em parceria com o programa Prosa Rural, produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e distribuído para emissoras rurais das quatro regiões brasileiras. A Rádio Nacional da Amazônia também é parceria da Embrapa e retransmite o Prosa Rural dentro do programa Nossa Terra.

“A intenção é aproveitar o espaço para dar dicas de como cuidar e manejar a floresta dentro de critérios sustentáveis”, afirma Tasso Azevedo, diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro. Inicialmente, o programa será veiculado apenas para as rádios da Região Norte, cadastradas pela equipe do Prosa Rural, uma vez que é lá que o órgão está iniciando suas atividades de concessão florestal e fomento do setor.

Aplicação no dia-a-dia - O programa Prosa Rural está no seu terceiro ano de existência. Todo mês as rádios filiadas recebem pelos Correios um kit com quatro CDs com os programas semanais, que são distribuídos ao longo da grade de programação da emissora. É possível também baixá-los pela internet, compactados em extensão MP3.

Veiculado com uso de uma linguagem clara e acessível, o Prosa Rural discute assuntos ligados ao desenvolvimento do agronegócio, com ênfase nas pesquisas que têm aplicação prática no dia-a-dia do pequeno produtor rural. Em 2004, recebeu o Prêmio Aberje na categoria “relacionamento com a comunidade”.

O Minuto do Serviço Florestal Brasileiro deverá seguir uma linha parecida. Em abril, os quatro programas vão apresentar a Lei de Gestão de Florestas Públicas, os distritos florestais sustentáveis e as atribuições do Serviço Florestal Brasileiro. Em maio, discutirá as vantagens e oportunidades do manejo florestal comunitário. Para ouvir e baixar os programas, é só acessar a página do Prosa Rural: www.sct.embrapa.br/radio. A transmissão é autorizada e gratuita. A partir de sexta-feira (30), os programas de abril já estarão disponíveis.
Luiz da Motta

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.