Panorama
 
 
 

EMPRESA CHINESA LIDERA RANKING DE GUIA DOS ELETRÔNICOS VERDES

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2007

03-04-2007 – Amsterdã - Lenovo tirou a Nokia do primeiro lugar por sua eficiente política de reciclagem de materiais usados, praticada em todos os países que comercializam seus PCs.

O ranking do Guia de Eletrônicos Verdes do Greenpeace, atualizado nesta terça-feira, tem novo líder. A Lenovo, fabricante chinês de PCS, assumiu o posto, desbancando a Nokia, que liderava desde que a lista foi criada, em agosto de 2006.

Fabricantes de produtos eletrônicos estão começando a disputar acirradamente um lugar de destaque no Guia. Pressões competitivas, diálogo permanente com campaigners do Greenpeace e expectativas dos consumidores têm provocado melhorias nas práticas das empresas desde dezembro de 2006. De lá para cá, nove das 14 empresas avaliadas agora conseguem 5 pontos em 10 possíveis.

O Guia de Eletrônicos Verdes lista as empresas de acordo com suas políticas de reciclagem e uso de substâncias tóxicas na fabricação de seus produtos.

A Sony e a LG Electronics receberam punições nesta edição por manterem padrões diferentes de políticas de reciclagem de lixo eletrônico nos países em que atuam. Assim, as duas empresas deixaram as primeiras colocações.

A Apple continua em último lugar do ranking, já que não fez nenhum progresso desde que o guia foi lançado em agosto de 2006.

“Devido ao aumento da montanha de lixo eletrônico na China – de produtos importados e também produzidos localmente -, é gratificante ver uma empresa chinesa tomando a liderança do ranking, assumindo responsabilidades, pelo menos em relação ao material que produz”, afirmou Iza Kruszewska, campaigner de Tóxicos do Greenpeace Internacional. “O desafio para a indústria agora é saber quem conseguirá fabricar os produtos mais verdes do mercado.”

A Lenovo, que comprou a divisão de eletrônicos da IBM na China em 2005, conseguiu pontuação máxima em suas políticas de reciclagem, por oferece-la em todos os países em que seus produtos são vendidos no mundo. A empresa, no entanto, ainda não oferece aos consumidores produtos livres de substâncias tóxicas.

Outras empresas entre as cinco melhores colocadas no ranking do Guia de Eletrônicos Verdes são: Nokia (2o. lugar), Sony Ericsson (3), Dell (4) e Samsung (5).

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.