Panorama
 
 
 

PARTICIPARAM OS SECRETÁRIOS-EXECUTIVOS DOS 21 COMITÊS DE
BACIAS HIDROGRÁFICAS DO ESTADO DE SP

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2007

04/04/2007 - “Precisamos definir um novo modelo de gestão dos recursos hídricos, estabelecendo os procedimentos a serem seguidos pelos órgãos que atuam na área para, entre outros objetivos, implementar os sistemas de cobrança pelo uso da água”. A afirmação foi feita pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, nesta quarta-feira, 4, durante o Encontro de Secretários-Executivos de Comitês de Bacias Hidrográficas e Órgãos Gestores de Recursos Hídricos, realizado em São Pedro.

Segundo o secretário, a agenda ambiental é prioritária no governo, o que vai permitir dar um novo salto, promovendo a integração efetiva dos órgãos ambientais com os de recursos hídricos para garantir a qualidade das águas para o consumo. Graziano enfatizou que a gestão dos recursos hídricos precisa ter conexão com outros setores como o da educação ambiental, a recuperação de mata ciliar, prefeituras e organizações não-governamentais.

Disse ainda que, até 2010, espera que o sistema de cobrança pelo uso da água esteja operando em 14 bacias hidrográficas, gerando recursos que, somados aos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e outros, permitam implementar obras e ações para melhoria da qualidade ambiental nas bacias.

O encontro, organizado pela Coordenadoria de Recursos Hídricos, da Secretaria do Meio Ambiente, reuniu os secretários-executivos dos 21 comitês de bacias hidrográficas do Estado de São Paulo, para discutir a nova estrutura institucional de gerenciamento dos recursos hídricos.

Segundo Rosa Maria Mancini, coordenadora de Recursos Hídricos, o evento foi organizado para promover a articulação dos vários órgãos do Sistema de Gerenciamento dos Recursos Hídricos, que passou a integrar o sistema ambiental. Além dos secretários-executivos dos comitês de bacia, participaram ainda representantes da Coordenadoria de Planejamento Estratégico, Fundação Florestal e Coordenadoria de Licenciamento Ambiental e Proteção dos Recursos Naturais.

Para Mancini, a reunião permitiu delinear um plano de trabalho para questões ligadas à gestão, recursos do Fehidro e comunicação, além de definir a articulação com as diversas áreas da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).

Os assuntos discutidos, entre outros, foram a cobrança pelo uso da água; a criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Grande, que vai reunir representantes de oito bacias de Minas Gerais e seis de São Paulo; a utilização de recursos do Fehidro para a solução de problemas relativos a resíduos sólidos; e a criação de agências de bacias.

Foram estabelecidos prazos para início das ações propostas pelos participantes. Mancini estabeleceu prazo até outubro para a revisão do manual do Fehidro, visando possibilitar o uso de recursos para resíduos sólidos, hoje destinados ao tratamento de esgotos.
Texto: Newtom Miura
Foto: José Jorge

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.