Panorama
 
 
 

SECRETÁRIO GRAZIANO CONSIDERA UMA
ALTERNATIVA PARA ÁREAS DE MATA CILIAR

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2007

04/04/2007 - A Secretaria do Meio Ambiente do Estado realizou nesta terça-feira, 3, o workshop “Sistemas Agroflorestais (SAF) para Recuperação Ambiental”, reunindo especialistas de diversas instituições para apresentar experiências e discutir fundamentos ecológicos, com a finalidade de formular uma proposta de normatização para a implantação desses ecossistemas em áreas de preservação permanente (APPs), como as faixas de proteção de corpos d’água, topos de morro e áreas com declive acentuado.

O secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, disse que a Secretaria tem grande interesse no tema. “Precisamos avaliar as alternativas de recuperação de áreas de mata ciliar, que somam mais de um milhão de hectares no Estado”, disse. Graziano elogiou a iniciativa de realizar a normatização dos sistemas agroflorestais que, junto com o apoio das prefeituras e outros órgãos, vai contribuir na recuperação da vegetação ao longo das margens dos rios.

O encontro foi realizado pelo Departamento de Projetos da Paisagem (DPP), da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa-Meio Ambiente, órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com a participação de representantes de diversos órgãos dos governos federal e estadual, Escola Superior de Agronomia “Luiz de Queiroz”, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Universidade Federal de São Carlos, organizações não-governamentais e consultores autônomos.

As agroflorestas são áreas com diferentes culturas em um único sistema de produção, onde convivem plantas frutíferas, madeireiras, graníferas, ornamentais, medicinais e forrageiras. A condução de uma agrofloresta exige o espaçamento adequado ao desenvolvimento das espécies, observando o porte de cada planta e as suas necessidades de luz e fertilidade, que devem ser cuidadosamente combinadas. Trata-se de uma técnica que se adequa à agricultura familiar, por reunir vantagens econômicas e ambientais, permitindo a utilização sustentável dos recursos naturais com menor dependência de insumos. Helena Carrascosa, diretora do DPP, disse que o próximo passo é a preparação de uma proposta de norma para ser colocada em discussão no site www.ambiente.sp.gov.br, da Secretaria do Meio Ambiente. Em seguida, lembrou que será necessário levantar dados sobre propriedades rurais onde essa forma de produção poderia ser implantada, diagnosticar o público alvo das ações, viabilização de crédito e promover a capacitação dos produtores.
Texto: Newtom Miura
Foto: Pedro Calado

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.