Panorama
 
 
 

SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÃO AGILIZA PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2007

04/04/2007 - Rubens Junior - A ministra Marina Silva lançou oficialmente nesta quarta-feira (04) o Sistema Brasileiro de Informação sobre Educação Ambiental (Sibea). O portal (sibea.mma.gov.br) pretende ser uma fonte específica de informações permanente e atualizada sobre três itens: especialistas, instituições e redes sociais da área ambiental. Elaborado pela Diretoria de Educação Ambiental do MMA e o Instituto Stela, o Sibea faz parte do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente (Sinima) e servirá como "ferramenta" de mobilização social para o desenvolvimento e o fortalecimento de ações de educação ambiental no Brasil.

O portal foi concebido para que os usuários (principalmente educadores) "naveguem" com facilidade, rapidez e agilidade pelas páginas. "O Sibea é um sistema público, não governamental. É de toda a sociedade. Não tenho dúvidas de que a tecnologia a ser manejada será importante fator de promoção da educação ambiental, pela capacidade de integração de todas aquelas pessoas preocupadas com a questão", disse Marina Silva. "Estamos lidando com uma plataforma de trânsito fundamental e estratégica para a afirmação de uma nova cultura civilizatória", disse.

Segundo o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Claudio Langone, ao dar corpo ao Sibea, o MMA trabalha dentro da lógica de irradiar a política nacional ao País, ajudando a organizar os sistemas estaduais de meio ambiente, bem como as redes e os grupos do setor. "Outro dado importante da inauguração do Sibea é nossa preocupação em afirmar no País uma política de informação, ultrapassando a mera discussão 'pesada' sobre equipamento para pensar na 'lógica' do sistema", disse.

A plataforma usada na constituição e no Sistema Nacional de Meio Ambiente (ao qual o Sibea está relacionado) é inovadora em termos de aplicação. "Além do baixo custo, o sistema pode ser amplamente utilizado, promovendo amplo acesso e integração das redes", disse Langone, citando ainda outras iniciativas semelhantes ao Sibea, como o portal florestal, o portal nacional de licenciamento e o sistema de informação de recursos hídricos, em fase de elaboração e implantação.

Segundo o secretário, MMA e a sociedade precisam também utilizar o Sibea para aumentar o nível de interlocução do setor de educação ambiental com o conjunto das políticas ambientais do País. "Temos pela frente o desafio de afirmar o Sibea, mas também de pensar que ele deve ser um meio não só de fortalecer a integração de educadores ambientais, mas de fortalecer a relação destes com um conjunto mais amplo da gestão da política ambiental do Brasil. Nesse sentido, é essencial a abordagem de uma questão especial, o tema da mudanças climáticas", disse Langone.

+ Mais

Portal Nacional sobre Gestão Florestal está em fase de conclusão

02/04/2007 - Rafael Imolene - No dia 17 de abril estréia a primeira versão do Portal Nacional sobre Gestão Florestal, um endereço na internet que reunirá informações precisas de órgãos estaduais e federal sobre todos os procedimentos adotados nas florestas brasileiras. A implantação do portal atende à resolução 379 do Conselho Nacional do Meio Ambiente Conama), de outubro de 2006, que estipula um prazo de 180 dias para o site estar operando.

A elaboração e a execução do portal couberam a um Grupo de Trabalho formado por secretarias e diretorias do Ministério do Meio Ambiente e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), coordenado pelo Departamento de Articulação Institucional do ministério (DAI), ligado à Secretaria Executiva. "Com o acesso às informações por toda a população, estamos facilitando o controle social e a transparência da gestão pública, que é uma das prioridades da ministra Marina Silva", afirma Volney Zanardi Júnior, diretor do DAI.

Nesta primeira fase, o portal contará quase exclusivamente com informações do governo federal. Mesmo os dados estaduais serão, inicialmente, aqueles fornecidos pelo Ibama. Quinze dias após o lançamento do site, em 02 de maio, o Grupo de Trabalho apresentará um relatório completo sobre o funcionamento do novo portal, incluindo as formas de alimentação do seu conteúdo pelos estados.

Assim como em outras experiências bem-sucedidas do Ministério do Meio Ambiente, a inserção de dados será descentralizada, tornando seu suprimento mais rápido e preciso. A partir de maio, portanto, o Portal Nacional sobre Gestão Florestal assumirá sua forma definitiva, com a participação efetiva de todos os responsáveis pelas informações.

Entre os dados, constarão na página eletrônica autorizações de Planos de Manejo Florestal, resultados de vistorias técnicas, autorizações para supressão de vegetação nativa e informações sobre a aplicação de sanções administrativas e autos de infração, bem como relatórios de monitoramento, controle e fiscalização de atividades florestais. Também serão incluídos dados sobre recursos humanos e orçamentários aplicados diretamente na gestão florestal.

O MMA e o Ibama serão os responsáveis em manter atualizados na internet este portal que, entre outras funções, integra e disponibiliza informações relacionadas ao fluxo inter-estadual de produtos de origem florestal.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.