Panorama
 
 
 

ASSINADO CONTRATO PARA OBRAS DA SEDE DO BATALHÃO AMBIENTAL DE OSÓRIO

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Abril de 2007

13/04/2007 - Os secretários do Meio Ambiente (Sema), Vera Callegaro; de Obras, Paulo Azeredo, o comandante da Polícia Ambiental, Cel. Péricles Brasil Álvares, o engenheiro Jaime Luiz Dalpiaz e Vera Pitoni, diretora do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (DEFAP) assinaram, na quinta-feira (12/04), no final da tarde, a ordem de início de serviços para a execução de obras de construção da sede do Pelotão da 1ª Cia do Batalhão Ambiental da Brigada Militar em Osório.

A obra faz parte do Projeto de Conservação da Mata Atlântica no RS, cujo Contrato de Contribuição Financeira, foi firmado em 2002, pelos governos federal e do Estado, através da Sema e com o governo da República Federativa da Alemanha. O projeto visa assegurar que os remanescentes da Mata Atlântica sejam protegidos.

O município de Osório está entre os 28 que fazem parte da área de abrangência das 11 Unidades de Conservação que o contrato prevê. A doação do governo alemão, através do Banco KfW, é de 6,13 milhões de euros a fundo perdido, e a contrapartida do governo do RS é apenas de pessoal e custeio.

A secretária do Meio Ambiente, Vera Callegaro, destacou a importância do início das obras, já que vai propiciar infra-estrutura para a sede administrativa da Polícia Ambiental em Osório. "O Comando Ambiental é parceiro da SEMA, além de ser o braço direito nas atividades de fiscalização do meio ambiente", salienta Callegaro.
ASSECOM SEMA
Ediane Porto

Integração no Rio dos Sinos começa pelo Trecho 3

(13/04/2007) - Coordenada pela secretaria Estadual do Meio Ambiente, os municípios do Trecho 3 inciaram, ontem(12), a primeira ação integrada de fiscalização no Rio dos Sinos. Participaram do evento técnicos dos municípios de Araricá, Nova Hartz, Parobé e Taquara, que atuaram conjuntamente com os policiais do Comando Ambiental.

O Trecho 3 é o resultado da divisão do Rio dos Sinos, entre os 32 muncipios que compõem a Bacia. Esta foi uma das ações sugeridas para começar a resolver a questão da poluição do rio, que resultou na mortandade de 87 toneladas de peixes em outubro de 2006.

Além de notificações por falta de licenciamento de empreendimentos industriais e de serviços, a ação integrada de fiscalização teve como foco orientar sobre descartes de óleos e gorduras, inclusive os gerados nas cozinhas de bares, restaurantes. Já as oficinas mecânicas, foram orientadas sobre o uso adequado dos equipamentos necessários nas rampas de lavagens de carros, que também acabam gerando resíduos gordurosos.

Esta primeira ação integrada, iniciada pelo trecho 3, teve por objetivo principal orientar mais do que fiscalizar. A ação faz parte das propostas sugeridas pela Força-Tarefa no final de dezembro de 2006.

Governo unifica planejamento e ações de saneamento básico

(11/04/2007) - Prefeitos e representantes das prefeituras que integram a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos e do Gravataí atenderam ao chamado do governo do Estado e estiveram reunidos com os secretários do Meio Ambiente, Vera Callegaro, Planejamento e Gestão, Ariosto Culau e Habitação e Saneamento, Marcos Alba. Na pauta o Plano de Saneamento dos Municípios.

Os prefeitos solicitaram apoio ao Governo do Estado no sentido de flexibilizar a elaboração de seus planos de saneamento básico solicitados pela Portaria 087 da Fepam, que deu prazo de 180 dias para que apresentassem seus projetos, tendo em vista que muitos destes trabalhos necessitam de embasamento técnico para sua elaboração.

Conforme a secretária Vera Callegaro, o governo de Yeda Crusius quer ser parceiro e fomentador de projetos e ações para que os municípios possam iniciar obras de saneamento visando à recomposição de suas bacias hidrográficas. A secretária salientou que a recuperação do Rio dos Sinos e Gravataí é prioridade, porém as demais bacias hidrográficas também necessitam de ações visando à proteção de seus mananciais.

Diante do número de projetos existentes e da necessidade de otimizar o planejamento e ações da política pública de saneamento, a Secretaria de Planejamento e Gestão passará a gerenciar e administrar estas informações, esclareceu Vera Callegaro. O objetivo, segundo a secretária, é uniformizar e padronizar modelos de informações para direcionar os projetos, bem como a alocação de recursos tanto em nível federal quanto em organismos financeiros internacionais.

A padronização das ações poderá ir além dos 32 municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, estendendo-se aos demais, com o intuito de iniciar o planejamento das ações visando à recuperação dos recursos hídricos em todo o Estado. A decisão foi tomada durante reunião realizada entre os secretários da Sema, Vera Callegaro; de Obras Públicas e Saneamento, Marco Alba e de Planejamento e Gestão, Ariosto Culau. A próxima reunião deverá acontecer ainda esta semana.
ASSECOM SEMA/FEPAM
Ediane Porto e Eliane do Canto

Começa o licenciamento da silvicultura

(12/04/2007) - Nas próximas 48 horas, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (Fepam) concede as primeiras licenças para o plantio da silvicultura no Estado, garantiu a produtores a secretária Estadual do Meio Ambiente (Sema), Vera Callegaro e o diretor-presidente da Fepam, Irineu Ernani Schneider, durante reunião nesta quinta-feira (12).

Schneider disse que há na Fepam 14 processos solicitando licença para o plantio já vistoriados que podem ser liberadas nos próximos dias. Além disso, mais 17 áreas serão vistoriadas pelos técnicos da Fepam nas áreas ds empresas Aracruz e Tanagro nos dias 17 e 18 deste mês.

Conforme o calendário da Fepam, mais 26 áreas das empresas Votorantin e Tanagro serão vistoriadas nos próximos dias 26 e 27. Irineu Schneider esclareceu que não há pedido de licença para a empresa Stora Enso, apenas 11 processos de autorização, já vistoriados, que podem se transformar em licença prévia, se a empresa apresentar a solicitação e complementação de documentos. Além disso, há oito processos da Votorantin já vistoriados que aguardam a complementação.

Estas licenças serão concedidas para as áreas de até mil hectares, visando garantir o plantio da safra deste ano, tendo em vista que o zoneamento da silvicultura ainda deverá ser discutido pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema).

A Fepam irá realizar três audiências públicas para análise do zoneamento da silvicultura até o final de maio próximo, sendo que as datas devem ser definidas ainda nesta semana. Até 30 de abril, o Grupo de Trabalho criado através de portaria pela secretária Vera Callegaro deverá apresentar seu parecer sobre o zoneamento elaborado pela Fepam para ser encaminhado ao Consema. Será no âmbito do Consema que os debates finais ocorrerão para a finalização do processo do zoneamento ambiental.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.