Panorama
 
 
 

EMBRAPA DESENVOLVE PROTÓTIPOS DE MOTORES QUE FUNCIONAM COM VÁRIOS COMBUSTÍVEIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2007

(10/04/2007) - Com objetivo de obter um gerador elétrico para carregar bateria de pulverizador eletrostático, que pode ser utilizado por pequenos produtores rurais, Aldemir Chaim, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, desenvolveu protótipos de motores que funcionam com qualquer tipo de combustível renovável, sólido, líquido ou gasoso.

“Os motores foram feitos em pequenas dimensões, e com objetivo de verificar qual o grau de dificuldade de construção”, explica Chaim. “Esse motor, diz o pesquisador, transforma qualquer fonte de calor em trabalho útil. Ele apresenta potência inferior aos motores tradicionais que utilizam gasolina, álcool ou diesel, mas, apesar disso, tem a vantagem de poder utilizar qualquer tipo de combustível renovável que gere calor, inclusive a radiação solar, contribuindo desta forma, para redução de emissão de poluentes para a atmosfera.”

“Alem de carregar pequenas baterias, existem várias utilidades desses motores para os agricultores”, esclarece Chaim. “ Por exemplo, eles podem ser aplicados em bombas d’água em projetos de irrigação, retirada de água de poços para consumo humano e até em projetos de dessanilização de água”, enfatiza. São inúmeras as maneiras práticas de uso, não só na agricultura, mas também como gerador para iluminação de emergência em residências, em atividades de lazer, como camping e pescaria, carregador de celulares, enfim, “pode ser utilizado em qualquer atividade que não necessite de motores muito potentes”.

Além de combustíveis líquidos como o álcool, podem funcionar com carvão, cavacos de madeira, gravetos, palha e até restos de culturas de propriedades agrícolas. São motores extremamente simples, fáceis de se construir, com custo bastante reduzido. Os protótipos da Embrapa Meio Ambiente foram feitos com latas de conserva, pequenas peças de computador e, conforme o pesquisador, todos já foram testados e têm funcionado bem, inclusive com energia solar.

Está sendo formada uma equipe multidisciplinar na Embrapa Meio Ambiente, com objetivo de elaborar projeto de pesquisa e desenvolvimento para aperfeiçoamento da tecnologia. Uma das atividades do projeto será a de desenvolver motores e moto-bombas que serão construídos com materiais simples. Os planos de construção serão difundidos aos pequenos agricultores, por meio de dias de campo, cartilhas e boletins ilustrativos.
Cristina Tordin

+ Mais

Natal sedia seminário sobre seqüestro de carbono e mudanças climáticas

(10/04/2007) - Em 10 e 11 de abril, acontece em Natal, RN, o I Seminário Brasileiro Sobre Seqüestro de Carbono e Mudanças Climáticas. O objetivo é promover oportunidades para o conhecimento, a pesquisa e o desenvolvimento de projetos relacionados ao Protocolo de Kyoto.

Participa do evento o pesquisador Giampaolo Pellegrino da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Giampaolo ministra sua palestra na tarde de 10 de abril, com o tema “Efeito das Mudanças Climáticas na Agricultura Brasileira. Cenários para o Nordeste Brasileiro”. A palestra traz um panorama dos estudos realizados pela Embrapa Informática Agropecuária, relacionando as projeções do aumento da temperatura global aos seus impactos no desenvolvimento das culturas agrícolas. Também serão apresentados resultados das simulações na queda da produção de algumas culturas no Brasil. Segundo o pesquisador esses dados servem para nortear projetos de mitigação e adaptação em relação ao aquecimento do planeta.

O seminário é destinado a estudantes, empresas, órgãos governamentais e interessados em estudar as causas e efeitos das mudanças climáticas no mundo. A programação completa está disponível no site www.ecoplan.org.br .
Nadir Rodrigues Pereira

Evento discute relação entre rações de suínos e aquecimento global

(08/04/2007) - A relação entre as rações servidas aos suínos e a produção de gases que provocam o efeito estufa é o tema principal de um evento previsto para o dia 13 de abril na Embrapa Suínos e Aves(Concórdia-SC), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento .

O "Seminário Influência da Nutrição Animal sobre a Poluição Ambiental e Emissão de Gases na Suinocultura" terá a participação de dois pesquisadores europeus. A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 10 de abril pelo telefone 49-3441-0448 ou pelo e-mail eventos@cnpsa.embrapa.br.

O seminário, promovido em conjunto pela Embrapa e Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), inicia às 9h da manhã e vai até as 16h45m. A partir das 10h30m, o pesquisador francês Jean-Yves Dourmad, do Instituto Nacional de Pesquisa Agrícola da França (INRA), falará sobre o "Impacto da Nutrição de Suínos sobre a Excreção de Minerais e Produção de Gases". A palestra vai tratar principalmente sobre como a suinocultura contribui para o aquecimento global, o principal responsável pelas mudanças climáticas que o planeta enfrenta neste momento. "Esse é um assunto importante para a nossa região e pouco comentado", explicou o pesquisador Julio Cesar Palhares, de Embrapa Suínos e Aves, um dos coordenadores do seminário.

O pesquisador holandês Age Jongbloed, da Universidade de Wageningen, na Holanda, apresentará uma metodologia para medir a quantidade de gases que provocam o efeito estufa gerados numa propriedade que possui suínos. A palestra "Odores da Suinocultura: Metodologias de Análises", das 14h15m às 15h30m, vai auxiliar especialmente os pesquisadores que estudam o assunto no Brasil. Além dos dois pesquisadores estrangeiros, o evento terá outras três palestras, todas de cientistas ligagos à Embrapa Suínos e Aves.

Julio Cesar Palhares tratará sobre "Legislação Ambiental e Suinocultura: a Realidade Brasileira e as Tendências Mundiais", das 9h às 10h15m. "O Uso de Modelagem para Estimativa do Volume de Dejetos e Produção de Biogás na Suinocultura" será o tema abordado por Paulo Armando de Oliveira, das 13h15 às 14h15m. A última palestra do dia, das 15h45m às 16h15m, será apresentada por Gustavo Lima. Ele falará sobre "Aditivos Alimentares na Preservação do Meio Ambiente - Apresentação da Pesquisa do Grupo de Aditivos Nutricionais do Sindirações".
Jean Carlos Porto Vilas Boas Souza

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de impresa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.