Panorama
 
 
 

ESTUDANTES DO INTERIOR DO AM APRENDEM SOBRE GRANDES BAGRES DA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2007

Meio Ambiente / Ecossistema - Nesta quarta-feira (11), o projeto Pirada realizará palestras e atividades educativas sobre a genética e conservação dos grandes bagres da Amazônia com estudantes de escolas dos municípios de Manacapuru e Iranduba (AM). O debate começou ontem (10).

As atividades fazem parte do 1º Ciclo de Oficinas Educativas para Genética e Conservação dos Grandes Bagres Migradores da Amazônia, que é realizado pelo Laboratório de Biologia Molecular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (LBTM/Inpa/MCT) e conta com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT).

Durante dois meses, período de trabalho nas escolas do interior, a expectativa é de que sejam atendidos aproximadamente quinhentos alunos do ensino médio. Para isso, eles irão ter aulas dinâmicas que abordam questões sobre pesca, ciclo de vida e a genética das espécies piramutaba, piraíba e dourada, além do resultado das pesquisas feitas com pelo LBTM/Inpa.

Como ferramenta, as coordenadoras do projeto, Kyara Formiga e Jacqueline Batista, contam com o jogo "Piradados", utilizado para avaliar o conhecimento dos estudantes. O jogo reúne informações básicas sobre genética, ecologia e migração dos bagres na região amazônica, cujo objetivo é levar ao público infanto-juvenil e adulto, sem ou com pouco conhecimento, informação de forma divertida.

Durante a visita os estudantes recebem camisetas, adesivos, folders etc. O projeto estenderá as visitas para mais dez municípios do estado.

Pirada
O projeto Pirada é a união dos nomes das espécies piramutaba, piraíba e dourada, que desde 1999, e estuda a caracterização e identificação genética dessas espécies pelos rios da região.
Luís Mansuêto - Assessoria de Comunicação do INPA

+ Mais

Conhecimento sobre sementes da Amazônia está disponível on-line

Publicação Eletrônica - 10/04/2007 - O Inpa e a Fapeam disponibilizam as versões eletrônicas e manuais de informativos sobre o tema - Os interessados na propagação e regeneração florestal de espécies nativas da Amazônia já podem ter acesso a informações sobre as sementes da região pela Internet. Quinze informativos técnicos e cinco manuais, também disponíveis para consulta em bibliotecas brasileiras, universalizam informações on-line sobre as espécies de maior interesse econômico da Amazônia, objetivando organizar o setor produtor de sementes.

Os informativos técnicos trazem dados resumidos de cada espécie, como identificação, uso, descrição botânica e período de floração e frutificação. Nos manuais, os interessados poderão obter pesquisa detalhada sobre a pupunha e a acariquara-roxa, por exemplo. Os próximos exemplares sobre inaré, angelim e guariúba devem sair ainda neste ano.

As publicações fazem parte do projeto "Manejo de Sementes de Espécies Amazônicas", coordenado pela pesquisadora Isolde Ferraz, com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). E também das ações da Rede de Sementes da Amazônia, criada a partir do edital do Fundo Nacional do Meio Ambiente, em parceria com o Programa Nacional de Florestas do Ministério do Meio Ambiente, em 2001.

As versões eletrônicas dos informativos e manuais podem ser acessadas no site www.rsa.ufam.edu.br, e na biblioteca virtual do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) - www.inpa.gov.br.
(Fonte: Decon/Fapeam)
Assessoria de Comunicação do INPA

Gestão Ambiental ganha Portal Nacional

Política Ambiental - 10/04/2007 - Será lançado no próximo dia 17 o Portal Nacional sobre Gestão Ambiental, que reunirá as principais informações sobre os órgãos estaduais e federais. Além disso, o portal vai conter dados sobre os procedimentos a serem adotados nas florestas brasileiras.

A elaboração e a execução do projeto atende a resolução 379, de outubro de 2006, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), e reúne Grupos de Trabalho formado por secretarias e diretorias do Ministério do Meio Ambiente (MMA), e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), entre outros.

A proposta inicial é descentralizar as informações, tornando-as rápidas e precisas, proporcionar aos servidores um melhor manejo dessas informações e, também, uma maior transparência nos projetos realizados.

Entre as principais informações que farão parte do site estão: resultados de vistorias técnicas, autorização para supressão vegetal nativa e informações sobre aplicação de sanções administrativas e autos de infração como relatório de monitoramento, controle e fiscalização de atividades florestais.

No próximo mês de maio, o Grupo de Trabalho irá apresentar um relatório sobre o funcionamento do site, incluindo a forma de alimentação que será feita pelo MMA e pelo Ibama. Os dois órgãos, além de atualizar o site, também terão o papel de disponibilizar as informações completas e relacionadas ao fluxo interestadual de produtos de origem florestal.
(As informações são da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento/MCT)
Assessoria de Imprensa do MCT

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.