Panorama
 
 
 

MCT APÓIA PRODUÇÃO DE BIODIESEL DE RORAIMA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2007

Política de C&T - 12/04/2007 - O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, recebeu na tarde desta quarta-feira (11) o reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Roberto Ramos, os prefeitos das cidades de Rorainopólis, José Reinaldo, de Uirimitã, Florani Mota, e a deputada federal Maria Helena. Na pauta: recursos para o Núcleo de Pesquisa Energética da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Os prefeitos agradeceram o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) em projetos de inclusão digital, que estão sendo instalados nesses municípios de Roraima, por meio do Núcleo de Pesquisa Energética da UFRR. O Núcleo desenvolve pesquisas e também a produção do biodiesel, a partir das oleaginosos, e no ano passado, recebeu o repasse de R$ 1,5 milhão, proveniente do MCT, para a construção de sua base física.

O reitor informou que a instalação foi inaugurada no final de 2006 e já está em funcionamento. "Temos cerca de 17 doutores de diversas áreas atuando no Núcleo. Compramos a matéria-prima para a produção do biodiesel das cooperativas locais, um processo que gera emprego e renda. E temos também um trator, que atua na universidade, e funciona à biodiesel. Nossa proposta é de que, o mais rápido possível, toda a frota da universidade já esteja funcionando com o combustível produzido pela gente", afirma.

Ramos explicou que o empreendimento ainda necessita de mais $ 1 milhão para a compra de equipamentos e a finalização da infra-estrutura do Núcleo. "Queremos continuar a ter o apoio do Ministério nesse processo".

Sergio Rezende se dispôs a estudar uma proposta para atender essa nova demanda. O ministro também vai intermediar junto à Câmara dos Deputados a viabilidade de uma proposta orçamentária para o projeto, como ocorreu na primeira parte do programa.
Rachel Mortari - Assessoria de Imprensa do MCT

+ Mais

Simpósio apresenta impactos das mudanças climáticas na agricultura brasileira

Meio Ambiente - 11/04/2007 - As mudanças ambientais globais e seus possíveis impactos no Brasil serão temas abordados durante o 13º Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), que acontece de 21 a 26 deste mês, em Florianópolis (SC).

O workshop Mudanças Ambientais Globais: Por que Devemos nos Preocupar será apresentado no dia 26, a partir das 9h, tendo como coordenadores os pesquisadores Carlos Nobre e José Marengo, ambos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), instituição vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

O objetivo do workshop é proporcionar um fórum de discussão sobre impactos das mudanças ambientais globais em diversos setores e atividades (saúde, agricultura, biodiversidade, ciclo biogeoquímico) do país, além de apresentar e discutir resultados da Quarta Avaliação do IPCC, apresentada no último dia 6, em Bruxelas.

"As mudanças ambientais globais estão ocorrendo rapidamente, particularmente as mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global. Entretanto, os potenciais impactos das mudanças climáticas globais sobre o Brasil ainda são relativamente pouco conhecidos", afirma Carlos Nobre.

Sobre o SBSR
O 13º Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR) é o maior evento nacional nesta área que conquista cada vez mais adeptos, especialmente pela popularização do uso de imagens de satélite. Encontro das comunidades acadêmico-científica e usuária das tecnologias de sensoriamento remoto, o SBSR a cada edição cresce em número de participantes, de submissões de trabalhos e de apresentações.

A expectativa é de que o Simpósio reúna aproximadamente 1.400 pessoas, entre pesquisadores, técnicos e estudantes. A última edição realizada em 2005, em Goiânia, recebeu 1.100 participantes.

Serão 23 "eventos" diferentes, entre workshops, palestras convidadas, mesas-redondas e sessões especiais. Também é bastante diversificado o programa acadêmico – a comissão técnica selecionou 950 trabalhos - com sessões orais e pôsteres. Também estão programados cursos, 12 no total. O SBSR é organizado pelo Inpe e pela Sociedade de Especialistas Latino-americanos em Sensoriamento Remoto (Selper).

Entre os 950 trabalhos que serão apresentados no 13º SBSR, 120 são relacionados ao CBERS – Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres. Em junho de 2004 o Inpe passou a disponibilizar, via Internet e gratuitamente, o catálogo com imagens do CBERS e, desde então, mais de trezentas mil imagens já foram distribuídas.

O acesso fácil permitiu o desenvolvimento de mais projetos e trabalhos com base em dados de sensoriamento remoto. Pelo mesmo motivo, surgiram novas utilidades para a tecnologia e as informações geradas pelo CBERS ganharam outros terrenos, além das aplicações tradicionais, como monitoramento de vegetação e estudos agrícolas.
A programação completa do SBSR está na página www.dsr.inpe.br/sbsr2007
Ana Paula Soares - Assessoria de Imprensa do INPE

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.