Panorama
 
 
 

SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2007 VAI ENFOCAR MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Abril de 2007

09/04/2007 - A Sema deu início à organização da Semana Estadual do Meio Ambiente 2007 com uma reunião nesta segunda-feira (09), na qual estiveram presentes representantes de vários órgãos de governo, instituições e municípios. A Semana transcorrerá de 27 de maio (Dia da Mata Atlântica) a 05 de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente).

A secretária estadual do Meio Ambiente, Vera Callegaro, esteve na reunião cumprimentando os participantes e ressaltou que o tema definido para este ano é o aquecimento global. “É um assunto que preocupa a todos e estamos pensando em desenvolver políticas públicas estaduais sobre mudanças climáticas, a partir de um seminário que será realizado na Semana do Meio Ambiente”, disse Callegaro. “Os desequilíbrios da natureza que já estamos enfrentando vão gerar muitos problemas econômicos e sociais, além dos ambientais”, acrescentou. A secretária ainda disse que a construção de um calendário conjunto de eventos tem o objetivo de mobilizar e sensibilizar instituições e a sociedade em torno da questão ambiental.

As instituições foram convidadas a elaborar atividades para compor a programação oficial da Semana Estadual do Meio Ambiente, de forma a despertar o interesse da sociedade para uma reflexão maior no período.

Órgãos do governo, ONGs, entidades de classe ou da sociedade civil que não participaram da reunião de hoje e tenham interesse em colocar a sua programação no calendário da Semana Estadual do Meio Ambiente podem fazer contato pelo endereço eletrônico imprensa@sema.rs.gov.br ou encaminhar as atividades para esse e-mail até o dia 19 de abril.

+ Mais

Sema/Fepam e Fiergs definem implementação do Balcão Ambiental

(10/04/2007) - A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), a Fundação Estadual de Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam) e a Fiergs vão assinar Termo de Cooperação Técnica visando à implantação do Balcão Ambiental na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul. O Balcão Ambiental é proposta inédita que visa qualificar o processo de licenciamento ambiental no Estado.

Durante reunião realizada nesta terça-feira na Fiergs, com a presença da Secretária do Meio Ambiente, Vera Callegaro; do Diretor Geral e Secretário Substituto da Sema, José Carlos Breda; do Chefe de Gabinete, Mauro Heinle; do Diretor-Presidente da Fepam, Irineu Ernani Schneider; da Diretora Técnica da Fepam, Maria Elisa dos Santos Rosa, da direção da Fiergs e empresários, foram debatidos os detalhes para a cooperação técnica entre as duas instituições.

“O papel do Estado é formular e coordenar a gestão de políticas públicas, liderando estas ações”, disse a Secretária Vera Callegaro, acrescentando que o Balcão Ambiental se insere dentro dos objetivos do Programa RS Energia, lançado pela governadora Yeda Crusius, com o objetivo de atrair novos investimentos e permitir que os empreendimentos possam se estabelecer no Estado.

O Diretor-Presidente da Fepam, Irineu Ernani Schneider considerou fundamental a parceria com a Fiergs, visando encontrar caminhos para o licenciamento dentro dos parâmetros da legislação ambiental. Para a Diretora Técnica Maria Elisa dos Santos Rosa, o Balcão irá qualificar as informações dos empreendedores.

O Balcão não visa substituir o licenciamento ambiental, mas, pela qualificação das empresas e profissionais que atuam na área, permitirá que os processos sejam abertos com a documentação necessária e conteúdo técnico adequado, diminuindo o tempo de tramitação dos processos administrativos.

Para formatá-lo foi criado em 2006 um Grupo de Trabalho, do qual participaram os técnicos da Fepam Mauro Gomes de Moura e Renato das Chagas e Silva e, pela Fiergs, Torvaldo Mazzola Filho, Sidnei Bruschi, Marilene Conte, Paulo Antunes de Oliveira da Rosa e Rose Witée Neetzow.

Também participaram da reunião na Fiergs o coordenador do Conselho de Infra-Estrutura (Coinfra), Ricardo Portella Nunes; o coordenador do Grupo Temático de Energia, Carlos Faria; o coordenador do Grupo Temático de Saneamento, Edgar Cândia, Gerente da Áreaq Técnica, Paulo Sérgio Dias; o executivo do Coinfra, Francisco Queiroz; a Executiva do Codema, Marilene Conte e o técnico do Codema, Sidney Bruschi.
ASSECOM SEMA
Jussara Pelissoli

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.