Panorama
 
 
 

ZOOLÓGICOS DE SÃO PAULO É O 10º NO MUNDO A OBTER A CERTIFICAÇÃO E O ÚNICO NA AMÉRICA LATINA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2007

13/04/2007 A certificação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da Fundação Parque Zoológico de São Paulo pela ISO 14001, obtida por apenas dez instituições do gênero em todo o mundo, sendo a única na América Latina, foi comemorada nesta sexta-feira (13/4). As ações implementadas abrangem também o Zôo Safári e a fazenda de produção de alimentos, em Araçoiaba da Serra, e têm a finalidade de recuperar, preservar e promover a harmonia entre os animais, os visitantes e o meio ambiente.

Além das ações na área de pesquisa, especialmente para o manejo adequado dos animais, o sistema de gestão inclui atividades como a destinação adequada de restos de alimentos e dejetos animais, utilizados na produção de 600 toneladas anuais de composto orgânico; a implantação da coleta seletiva, que resulta no reaproveitamento de 100 toneladas anuais de materiais recicláveis; e o reaproveitamento de cinco mil litros anuais de óleo de fritura.

Para o secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, a certificação representa um novo conceito de gestão visando o bem-estar dos animais e ajuda a educar as crianças que visitam o Zôo, conscientizando-as para a necessidade de preservar a natureza. Com esse objetivo, Graziano aproveitou a ocasião para inaugurar também a Casa da Água, uma nova atração para as cerca de 10 mil pessoas que visitam o Zoológico todos os dias – número que chega a até 25 mil nos finais de semana e feriados.

Presente à solenidade, Eduardo Jorge, secretário do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, lembrou que tanto a certificação como a Casa da Água têm a ver com a preservação dos recursos hídricos e demonstram a união de esforços do Estado e Município na atual gestão, como as ações de recuperação das represas do Guarapiranga e Billings. “A prefeitura, além de apoiar a fiscalização em áreas de mananciais por meio da Guarda Ambiental, contribuiu com R$ 80 mil na implantação da Casa da Água”. Graziano complementou a informação, lembrando que o Estado está trabalhando, atualmente, na limpeza de 40 córregos na Capital, em parceria com a Prefeitura de São Paulo.

Outros investimentos realizados no complexo, como a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA), já em fase de testes, e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que deve ser concluída em maio, segundo Graziano, também são exemplos das ações voltadas para a preservação e melhoria dos recursos hídricos.

Segundo o diretor-presidente da Fundação Zoológico, João Batista da Cruz, a estação de tratamento de esgoto, com capacidade para 400 mil litros por dia, vai tratar também os efluentes da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, do Parque Cientec, da USP, e do Instituto de Botânica, todos localizados na área do Parque Estadual Fontes do Ipiranga, um dos mais significativos remanescentes da Mata Atlântica dentro de área urbana no país.

A estação de tratamento de água, com capacidade para 25 mil litros por hora, vai possibilitar a despoluição das águas do lago do Zoológico, permitindo a sua utilização na dessedentação dos animais e deve ter reflexos também na qualidade das águas do histórico riacho do Ipiranga, que nasce no parque.Estiveram presentes no evento Gregório Barros, diretor-presidente da Fundação Vanzolini, que entregou o certificado ISO 14001-2004 a Graziano e a João Batista da Cruz, além do subprefeito da Lapa, Paulo Bressan, e Paulo Nogueira-Neto, membro do Conselho Superior de Orientação do Zoológico.
Texto: Newton Miura
Foto: José Jorge

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.