Panorama
 
 
 

ENCONTRO AVALIA AÇÕES PARA RECUPERAR RIO DOS SINOS E GRAVATAÍ

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Abril de 2007

(16/04/2007) - A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e a Fepam promovem nesta terça-feira (17), a partir das 09h, no salão de atos do Prédio Lilás da Feevale (RS 239, n.º 2733, em Novo Hamburgo) encontro de parceiros visando a recuperação ambiental das Bacias Hidrográficas dos Rios dos Sinos e do Gravataí. Esta é a primeira reunião de avaliação das ações que estão sendo realizadas nos municípios que integram a bacia do rio dos Sinos, depois do encontro realizado em 29 de janeiro último.

Participam do encontro a secretária Vera Callegaro, do Meio Ambiente; o secretário de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba, prefeitos ou representantes dos municípios das duas bacias hidrográficas, presidentes e representantes do Comitêsinos e Comitê Gravataí, entre outros.

Por determinação da secretária Vera Callegaro, o encontro ampliou-se e os municípios da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos passam a se integrar nestas ações recomendadas pela Força Tarefa que atuou no acidente ambiental do rio dos Sinos de outubro último.

Conforme o coordenador do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga) da Sema, Niro Afonso Pieper, começará a ser discutido o Plano de Sustentabilidade Ambiental, que poderá reunir os planejamentos que são exigidos dos municípios através de leis e resoluções esparsas. Ele salienta que no dia 12 de abril fiscalização integrada reunindo os municípios de Araricá, Nova Hartz, Parobé e Taquara atuaram basicamente na orientação e exigências para empreendimentos que descartam óleos e graxas.

Além disso, também será avalia as demandas dos municípios para serem incluídos nos recursos destinados pelo Pacote de Aceleração do Crescimento (PAC) aos projetos de saneamento básico, que está sendo coordenado pelo secretário de Planejamento e Gestão, Ariosto Culau.

Reunião avaliou ações de recuperação das Bacias dos Sinos e Gravataí

(17/04/2007) - A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) promoveu nesta terça-feira (17) a avaliação das ações desenvolvidas para a recuperação da qualidade ambiental das Bacias dos rios dos Sinos e Gravataí. O encontro com os representantes dos municípios ocorreu na Feevale e contou com a presença dos secretários estaduais do Meio Ambiente, Vera Callegaro, e da Habitação e Saneamento, Marco Alba.

Foram relatadas as atividades realizadas nos cinco trechos, com destaque para a fiscalização conjunta que vem sendo implementada entre os órgãos ambientais do Estado e dos municípios. Conforme a secretária Vera Callegaro, o engajamento dos parceiros tende a crescer com a perspectiva de recursos para obras de saneamento.

A atuação da Fepam na Bacia dos Sinos foi relatada por técnicos do órgão, destacando que pouco mais de cem autuações a empresas foram feitas de janeiro para cá.

Os trechos manterão as suas reuniões e as atividades de fiscalização integrada já agendados. Entre 17 de maio e 27 de junho as Bacias dos Sinos e Gravataí, em reuniões temáticas, discutirão os seguintes assuntos: licenciamento e fiscalização, educação ambiental, saneamento, planejamento ambiental, recuperação e conservação de ativos, recursos hídricos, mineração/irrigação e outros usos.
ASSECOM SEMA/Texto: Jornalista Jussara Pelissoli/Coordenação: Jornalista Ediane Porto

+ Mais

Projeto de Geoparque é apresentado para SEMA

(17/04/2007) - Foi apresentado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) nesta terça-feira (17) o projeto de criação do Geoparque da região da Quarta Colônia que abrange os municípios de Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Seca, São José do Polêsine e Silveira Martins.

A comunidade européia define geoparque como um território que inclui um patrimônio geológico específico e uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentada. Deve compreender um certo número de geosítios (locais de interesse geológico e paisagístico), apelo estético ou valor educativo.

O projeto vem sendo gerenciado pelo Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (CONDESUS) e vai contar com o apoio da Sema para ser apresentado à UNESCO. Conforme o secretário executivo do CONDESUS/Quarta Colônia, José Itaqui, o principal objetivo da criação do Geoparque é o desenvolvimento socioeconômico da região.

O Geoparque englobará o Parque Estadual da Quarta Colônia, criado pelo Estado em 2005, com área de 1.847 hectares nos municípios de Agudo e Ibarama.

Na apresentação feita ao secretário substituto da Sema, José Carlos Breda, e aos técnicos da secretaria, ficou clara a relevância da região sob o aspecto paleontológico. Em 1902 foram encontrados os primeiros fósseis na região e, enviados para a Europa, tornaram o RS conhecido mundialmente. Os fósseis da Quarta Colônia guardam a origem dos dinossauros e dos mamíferos. Lá foram encontrados os fósseis de quatro dos mais antigos dinossauros do mundo.

De acordo com o secretário executivo do CONDESUS, José Itaqui, em junho deverão iniciar as obras do Centro de Apoio e Pesquisa Paleontológico da Quarta Colônia, em São João do Polêsine, com 2.650 m² , incluindo uma unidade museológica. O Centro conta com recursos da Petrobras e Eletrobras.

Estão diretamente envolvidos na elaboração do projeto a Fundação Zoobotânica do RS, UFRGS, Unisinos, Universidade Federal de Santa Maria, CPRM-Serviço Geológico do Brasil e Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Representantes dessas instituições participaram da apresentação junto com o secretário executivo do CONDESUS.
ASSECOM SEMA/Texto: Jornalista Jussara Pelissoli/Coordenação: Jornalista Ediane Porto

Secretária do Meio Ambiente recebe representantes do Banco Japonês

(16/04/2007) - Crédito de Carbono foi tema da reunião da secretária do Meio Ambiente, Vera Callegaro, hoje pela manhã. A secretária recebeu em seu gabinete o presidente e o vice-presidente da Sil Soluções Ambientais, Carlos Weinscchenk de Farias e Fernando Hartgamann. Acompanhando os empresários estiveram presentes, o diretor-geral do Japan Carbon Finance (JCF), Joichi Kimura e o gerente de Projetos do Departamento de Crédito de Carbono, Hiroshi Tomita, também do JCF.

A Sil, do Grupo Copelmi Mineração LTDA, de Porto Alegre, que é especializada na disposição final de resíduos sólidos, acaba de concluir negociações com o fundo japonês Japan Carbon Finance para a venda de créditos de carbono que serão gerados a partir da captura de gás metano em seu aterro sanitário localizado em Minas de Leão, a 80 quilômetros da capital gaúcha.

Este é o primeiro projeto no Brasil e um dos primeiros do mundo, onde a empresa deverá captar 100% dos recursos de investimento tendo como garantia os recebíveis do contrato de venda de créditos de carbono. No início de janeiro, a Sil Soluções Ambientais recebeu aprovação da ONU na implementação do projeto de queima do gás, o que autorizou a operar no âmbito do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) do Protocolo de Kyoto. Um dos parceiros do Projeto é Japan Bank For Internacional Coperation (JBIC), que administra o fundo japonês do JCF.

Para o diretor-geral do Japan Carbon Finance, “um dos fatores que pesou na escolha do projeto da Sil Soluções Ambientais, é o fato de que o RS tem preocupação com a questão ambiental e sempre apóia projetos neste sentido”, afirmou Joichi Kimura.

A secretária do Meio Ambiente, Vera Callegaro, destacou a importância da missão japonesa no Estado, que além de apoiar empresas que queiram operar no âmbito do MDL, “veio ao RS bem no momento em que a SEMA se prepara para a Semana Estadual do Meio Ambiente, de 27 de maio a 5 de junho, que tem como tema este ano o aquecimento global e questões climáticas no contexto do Estado”,

Também participaram da reunião os engenheiros da Fepam, Marília Barum e Sérgio Rohde.
ASSECOM SEMA/Coordenação e texto: Jornalista Ediane Porto

Vera Callegaro eleita presidente do Consema

(19/04/2007) - A Secretária Estadual do Meio Ambiente, Vera Callegaro, foi eleita presidente do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) na tarde desta quinta-feira (19). O atual presidente Valtemir Bruno Goldmeier, representante da FAMURS, que buscava a reeleição acabou retirando a candidatura antes da votação.

Do total de 29 conselheiros que formam o Consema, 25 estavam presentes e 23 votaram nominalmente em Vera Callegaro. A secretária do Meio Ambiente e o presidente do Consema se abstiveram de votar.

A presidente eleita afirmou que buscará fortalecer a integração do Sistema Estadual de Proteção Ambiental (SISEPRA) e do Sistema Estadual de Recursos Hídricos com o Consema para uma gestão ambiental moderna. “Também pretendemos resgatar a relação mais direta da presidência do Conselho com suas câmaras técnicas para um trabalho mais produtivo”, disse.

Vera Callegaro tomará posse na próxima reunião ordinária do Consema, em 18 de maio.

O processo de eleição foi conduzido pelos conselheiros representantes da Farsul, Ivo Lessa, e da Sociedade de Engenharia do RS, Luiz Antônio Germano da Silva.

 

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.