Panorama
 
 
 

MILHARES DE LÂMPADAS SÃO DESTRUÍDAS PARA PROTESTAR CONTRA O DESPERDÍCIO DE ENERGIA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2007

20-04-2007 – Berlim - Campanha do Greenpeace iniciada na Alemanha quer sensibilizar países-membros do G8 e ministros europeus a discutir medidas de eficiência energética.

Dez mil lâmpadas foram destruídas nesta sexta-feira em frente ao Portão de Brandenburgo, em Berlim, para protestar contra o desperdício de energia. A iniciativa do Greenpeace acontece às vésperas do encontro marcado entre ministros europeus e representantes dos países-membros do G8 na cidade alemã.

O Greenpeace usou um rolo-compressor para esmagar as lâmpadas incandescentes e pediu o banimento delas da Europa, por desperdiçarem muita energia. A ONG pede ainda que os países europeus adotem padrões mais rígidos de eficiência para produtos que precisam de energia, como eletrodomésticos.

O tema do encontro de dois dias dos ministros europeus em Berlim é Eficiência Energética: Moldando o Mundo de Amanhã. Nele serão discutidas medidas para otimizar o consumo de energia elétrica. A iniciativa é do governo alemão, que atualmente preside tanto a União Européia como o G8.

A ação no Portão de Brandenburgo dá largada na campanha de eficiência energética do Greenpeace, que pretende acabar com o grande desperdício de energia causado por produtos elétricos ineficientes, com as lâmpadas incandescentes.

O relatório [R]evolução Energética aponta o caminho para evitarmos os perigos das mudanças climáticas: combinar eficiência energética com fontes renováveis de energia (como a dos ventos, a solar e geo-termal) para reduzir a emissão de gases do efeito estufa.

As lâmpadas incandescentes são emblemáticas dos muitos produtos que desperdiçam energia e ainda assim são vendidos aos consumidores. Apesar de ser mais barata do que lâmpadas mais eficientes, como as fluorescentes, elas custam cerca de 200 euros por ano aos consumidores em energia desperdiçada. E contribui, na Europa, com milhões de toneladas de gases do efeito estufa, na geração dessa energia que é gasta à toa. A simples troca dessas lâmpadas nos países europeus possibilitaria o fechamento de 25 estações de energia poluidoras no continente.

“É importante fechar o mercado europeu a produtos que desperdiçam energia. Já escutamos rumores e promessas vagas de vários governos sobre o fim do comércio dessas lâmpadas incandescentes. Então, façamos isso já! Estamos pedindo aos ministros que promovam proibições em seus países a essas lâmpadas e incentivem padrões de eficiência no uso de energia elétrica nas residências até 2010. Isso não seria nada difícil para a União Européia e enviaria um sinal político forte para o mundo: que esse produto do século 19 não tem lugar no século 21”, afirma Laetitia de Marez, líder do projeto de eficiência energética do Greenpeace Internacional.
Foto: Greenpeace

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.