Panorama
 
 
 

POLICIAMENTO OSTENSIVO VAI DETER INVASÕES NA SERRA DO MAR

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2007

16/04/2007 - Uma equipe de 130 policiais militares vai fiscalizar, durante 24 horas, a região da Serra do Mar, em Cubatão, para evitar a expansão das ocupações nos bairros Cota, Água Fria, Grotão, Sítio dos Queirozes e Vila Esperança, onde se estima que morem mais de dez mil pessoas. A operação foi iniciada nesta segunda-feira, 16, e contou com as presenças do secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, e do secretário-adjunto da Segurança Pública, Lauro Malheiros. O objetivo é “congelar” a ocupação no interior do Parque Estadual da Serra do Mar e áreas de preservação permanente.

A presença ostensiva da Polícia Militar e da Polícia Militar Ambiental constitui o primeiro passo do plano, efetuando o patrulhamento das áreas ocupadas, controle do acesso, especialmente de caminhões com materiais de construção, e repressão a atividades de desmatamento e movimentação de terra. O plano prevê outras ações na área da educação ambiental para informar e conscientizar a comunidade da importância da preservação das áreas verdes para a manutenção da qualidade de vida na região.

Graziano afirmou que desta vez, ao contrário das tentativas anteriores, há o envolvimento das secretarias estaduais do Meio Ambiente, Segurança Pública e Habitação, contando ainda com o apoio efetivo da Prefeitura de Cubatão, da Câmara dos Vereadores local e de outros segmentos da sociedade. “Iniciamos a operação de congelamento das ocupações de forma clara, com transparência, para a devida conscientização da comunidade”, disse.

O secretário tranqüilizou a população afirmando que tanto o direito ao meio ambiente equilibrado como o direito à moradia digna são preceitos constitucionais a serem respeitados. “A população a ser removida terá melhores condições de moradia”, assegurou.

As declarações foram feitas na Prefeitura de Cubatão, onde os secretários se encontraram com o prefeito Clermont Silveira Castor, o presidente da Câmara Municipal local, João Villar, o comandante da Polícia Militar, coronel Roberto Antonio Diniz, e o comandante da Polícia Militar Ambiental, coronel Ronaldo Severo Ramos, além do coronel Elizeu Éclair Teixeira, gerente operacional do plano, e Rubens Lara, assessor do governador José Serra, responsável pela articulação entre os diversos órgãos envolvidos.

Centro de educação ambiental

Após a reunião, o grupo se deslocou ao Bairro da Água Fria, localizado no interior do Parque Estadual da Serra do Mar, onde se encontram cerca de 1.200 famílias. O secretário explicou que deverão ser desenvolvidas ações para impedir o comércio irregular de materiais de construção nos sete núcleos de operação da polícia, localizados nos bairros Cota, Água Fria, Grotão, Sítio dos Queirozes e Vila Esperança.

Segundo Graziano, após a desocupação do bairro Água Fria,será construído um centro de educação ambiental para atender a população da Baixada Santista, que terá a oportunidade de freqüentar cursos e percorrer trilhas na Mata Atlântica, conscientizando-se da importância da preservação desse ecossistema.

Perfil das ocupações

Maria Tereza Silveira, diretora de Ações Regionais, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, órgão da Secretaria da Habitação, disse que em maio será iniciado o levantamento do perfil das ocupações na região, por meio do cadastro dos moradores, caracterização sócio-econômica e outros dados que irão embasar o trabalho de remoção, estabelecendo as prioridades. A Secretaria da Habitação e a Prefeitura de Cubatão estão estudando as áreas para a construção das moradias que receberão os moradores a serem removidos.

Dos 130 homens destacados para a operação, 76 pertencem à Polícia Militar Ambiental e 54 à Polícia Militar. Todos os dias, 46 policiais estarão em ação, durante o dia, e 19 no período noturno, fiscalizando e atendendo a ocorrências nos sete núcleos de operação.
Texto: Newton Miura
Foto: José Jorge

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.