Panorama
 
 
 

SEMINÁRIO DEBATE ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO PARA FÉRIAS SUSTENTÁVEIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2007

20/04/2007 - Rubens Junior - O coordenador do Proecotur/MMA, Alan Milhomens, disse hoje que a tarefa de cuidar do meio ambiente e da vida humana no planeta não pode ser só dos governos. Se for assim, pensa ele, qualquer iniciativa estará fadada ao fracasso. Segundo Milhomens, para o êxito da ação, é essencial que se envolvam os industriais, os empresários, as organizações sociais e os cidadãos em geral. Milhomens fez o alerta nesta sexta-feira (20), em São Paulo, durante a abertura do Seminário Comunicando Sustentabilidade: Como Promover Produtos e Serviços Sustentáveis no Setor de Turismo e Demais Setores.

O seminário é uma das ações da Campanha de Comunicação Férias Sustentáveis. A reunião é uma oportunidade para que parceiros da ação concebam estratégias para deflagrar a iniciativa, destinada a difundir padrões de consumo e de produção sustentáveis no trade turístico, buscando conscientizar sobre novos hábitos de consumo e comportamento responsável do turista em suas escolhas durante a viagem. O evento tem participação dos parceiros habituais da ação, além de especialistas nacionais e internacionais de turismo e de comunicação e será realizado na sede da Umapaz.

Para Milhomens, representante do Ministério do Meio Ambiente do Brasil, o anúncio recente do relatório das mudanças climáticas, feito pelo International Panel of Climate Change (IPCC), projetando um futuro sombrio para o planeta, por causa do aquecimento global, vem despertando o mundo para a necessidade de modificar seu comportamento não só em relação às emissões de gás carbônico. Com o relatório, acredita ele, o tema ambiental como um todo entrou em definitivo na agenda mundial. "Somente mecanismos de monitoramento e controle não bastam para impedir a degradação do planeta. É preciso trabalhar estratégias de comunicação social capazes de mobilizar as cadeias produtivas e os cidadãos-consumidores", disse Milhomens. "Nós precisamos chamar atenção dos consumidores para a importância de praticarem um consumo sustentável, mas também dos fabricantes e prestadores de serviço, para que adotem condutas saudáveis em todas as cadeias produtivas de seus negócios; inclusive na prospecção de novas tecnologias sustentáveis", disse Milhomens.

Pela manhã, a representante da empresa Futerra, uma das maiores empresas de comunicação de sustentabilidade do Reino Unido, Lucy Shea, falou aos cerca de 60 participantes do seminário sobre técnicas de comunicação na área ambiental utilizadas na Inglaterra e em outros países, mencionando exemplos positivos e negativos. Ela reconhece que um dos pontos centrais do debate é a matriz energética e os modelos econômicos, mas concentrou sua intervenção em mostrar tipos de campanha de mobilização e como elas têm "impactado" no público. Alguns exemplos dados por Lucy. Em Londres, entidades organizam uma feira (Love London), onde o visitante pode conhecer diversas formas de consumo e de práticas sustentáveis. Outro exemplo foi uma campanha "contra" os carros de tração 4x4, muito largos para certas ruas estreitas da capital inglesa. Quando chegam ao carro, os motoristas encontram uma espécie de "multa", na verdade um alerta da comunidade sobre o inconveniente da dimensão do veículo para o trânsito das pessoas.

Encontro será 'usina de idéias' para Campanha Férias Sustentáveis

17/04/2007 - Rubens Júnior - Os Ministérios do Meio Ambiente (Secretaria de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável) e do Turismo e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) realizam na próxima sexta-feira (20), em São Paulo (SP), o seminário Comunicando Sustentabilidade: Como Promover Produtos e Serviços Sustentáveis no Setor de Turismo e demais Setores. O evento tem apoio dos Ministérios da Ecologia e do Desenvolvimento Sustentável da França; do Meio Ambiente da Suécia, da Força Tarefa Internacional para Desenvolvimento do Turismo Sustentável e da Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (Umapaz).

O seminário é uma das ações da Campanha de Comunicação Férias Sustentáveis. Aquela reunião será uma nova oportunidade para que os parceiros da ação concebam estratégias para deflagrar a iniciativa, destinada a difundir padrões de consumo e de produção sustentáveis no trade turístico, buscando conscientizar sobre novos hábitos de consumo e comportamento responsável do turista em suas escolhas durante a viagem.

O evento terá participação dos parceiros habituais da ação, além de especialistas nacionais e internacionais de turismo e de comunicação e será realizado na sede da Umapaz.

Férias Sustentáveis - Os Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo do Brasil, o Pnuma, os ministérios da Ecologia e do Desenvolvimento Sustentável da França e do Meio Ambiente da Suécia, a Comissão Européia deram início no último dia 4 à campanha nacional de comunicação intitulada Férias Sustentáveis. A campanha, que será realizada neste ano, na forma "piloto", em local do País a ser decidido, incentivará turistas, empresários do setor e poder público nesse sentido, e pretende ser parâmetro para novas iniciativas semelhantes no Brasil e fora dele. Um site, a ser posto no ar em três línguas (português, francês e inglês), possibilitará aos segmentos-alvo e a interessados acessarem todas as informações da campanha.

Durante a campanha, seus organizadores abordarão pontos que favoreçam a mudança de "apelo" na atividade turística, agregando ao valor estético (paisagens e etc.), conceitos de responsabilidade ambiental, ética e social. As reuniões e a própria campanha serão oportunidades de prospectar formas de consumo e produção sustentável, negócios inovadores, estratégias de marketing que associem desenvolvimento/oferta de tecnologias a produtos/serviços ecologicamente "prudentes". Aqueles eventos serão uma chance também de fomentar o esclarecimento dos turistas, o intercâmbio de informações e de expectativas, de problemas e objetivos comuns, além de propiciar a identificação de potenciais ações de parceria voltadas a alcançar os objetivos traçados para a campanha.

Com mensagens, exemplos e sugestões positivas, os organizadores vão mobilizar o turista, mas também o empreendedor do trade turístico, o poder público, cuja participação é condição para o fortalecimento de uma cultura de cuidados com o ambiente.

Além dos parceiros citados, participam do Comitê da Campanha representantes de organizações não-governamentais, como Conservação Internacional e Fundo Mundial para Natureza (WWF), mais a Associação Brasileira de Hotéis, o Instituto de Hospitalidade, o Fórum Mundial de Turismo pela Paz e Desenvolvimento Sustentável, a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Associação dos Hotéis Roteiros de Charme, Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Braztoa (Agência Brasileira de Operadores de Turismo do Brasil), Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), dentre outros.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

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