Panorama
 
 
 

PROGRAMA MATA CILIAR AJUDA A REDUZIR O AQUECIMENTO GLOBAL

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Abril de 2007

30/04/2007 - As 60 milhões de árvores já plantadas por meio do Programa Mata Ciliar estão seqüestrando 319.345 toneladas de gás carbônico (CO2) equivalente - unidade adotada mundialmente pelo Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). Esse número corresponde à neutralização de combustível fóssil consumido por mais de 214,3 mil carros em um ano (rodando, em média, 10 mil quilômetros por ano). O levantamento, que apresenta a contribuição do programa paranaense para redução do aquecimento global, foi realizado por técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), está disponível na internet, na página www3.pr.gov.br/mataciliar.

O Programa Mata Ciliar é desenvolvido desde 2003 pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, por meio do IAP, e tem como objetivo recuperar a vegetação às margens de rios e mananciais de abastecimento - considerada Área de Preservação Permanente (APP) - em território paranaense. Segundo o secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, o cálculo do volume de carbono absorvido é chamado de “estoque de carbono acumulado” e faz parte das diretrizes do programa para os próximos anos.

“Na primeira gestão investimos em melhorias para o aumento da produção de mudas, reformando os viveiros do IAP e doando outros 330 a municípios e entidades parcerias do programa. Isso fez com que aumentássemos de 2 milhões para 30 milhões o número de mudas produzidas anualmente no Estado e atingíssemos a marca de mais de 60 milhões de mudas de espécies nativas plantadas”, contextualizou Rasca.

“Agora, além de continuar estimulando o plantio de mudas, iremos fortalecer o monitoramento para realizar cálculos mais precisos do resgate de carbono, possibilitando até, futuramente, a comercialização de certificados de carbono por parte dos proprietários das áreas recuperadas e suas organizações formais”, adiantou o secretário.

Atualização constante - O presidente do IAP, Vitor Hugo Burko, destacou que as vistorias de campo serão realizadas por técnicos do IAP, profissionais autônomos, empresas do terceiro setor e empresas privadas buscando a consolidação de dados. “O volume de carbono absorvido pelas mudas plantadas já pode ser acompanhado pela internet e será atualizado constantemente”, disse Burko.

Ele explicou que o objetivo desta divulgação “online” é apresentar à sociedade a dimensão de mais este benefício da recuperação florestal do Programa Mata Ciliar, que influência positivamente os efeitos da mudança climática global.

Cálculos – O chefe do departamento de silvicultura do IAP, Sérgio Mudrovitsch de Bittencourt, um dos responsáveis pelo estudo, explicou que o resultado apresentado foi obtido em cálculos que avaliaram algumas características destas mudas já plantadas durante seu desenvolvimento, chegando à estimativa da capacidade de absorção de cada uma das 67 espécies nativas produzidas nos viveiros.

“Foram avaliadas características como altura, diâmetro basal, fator de forma e densidade de cada espécie”, detalhou Sérgio. Cada árvore de bracatinga, por exemplo, pode absorver 0,0249 tonelada de carbono por ano. “É uma das espécies que mais atua no resgate de carbono”, explicou Sérgio. Já a aroeira absorve, em média, 0,0022 tonelada anualmente e a araucária, 0,0039.

Também foram consideradas as árvores de áreas abandonadas pelos proprietários para que a vegetação se regenere naturalmente - outra orientação do IAP para as matas ciliares – que já somaram mais de 12 mil hectares à cobertura florestal do Estado nos últimos quatro anos. “Neste caso, foi considerado que cada hectare absorve cerca de cinco toneladas de carbono por ano”, disse Sérgio.

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.