Panorama
 
 
 
 

SECRETÁRIO DO MEIO AMBIENTE EXPÔS AGENDA AMBIENTAL DO GOVERNO PAULISTA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2007

26/04/2007 - Os municípios serão o principal agente na implementação das ações do governo do Estado na área do meio ambiente, democratizando a gestão pública e descentralizando a agenda ambiental. A afirmação é do secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, em sua palestra a prefeitos e vereadores, nesta quinta-feira 26, no 51º Congresso Estadual dos Municípios, em Campos do Jordão.

O evento, que se estende até o dia 28 de abril, está sendo organizado pela Associação Paulista de Municípios (APM) que elegeu, para este ano, o tema Desenvolvimento Sustentável dos Municípios propiciando o debate de temas como recursos hídricos, educação, legislação, além de meio ambiente.

Graziano falou sobre os 21 Projetos Ambientais Estratégicos, lançados pelo governador José Serra, no início do mês, enfocando questões como mudanças climáticas e os reflexos do aquecimento global, desenvolvimento sustentável e gestão eficiente, que terão uma interface, direta ou indireta, com os municípios.

Parceria

O secretário destacou a importância do Projeto Município Verde que, segundo ele, se dará com a assinatura de uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente e as prefeituras, que compartilharão uma agenda ambiental com ações na área de educação ambiental, proteção de nascentes, fiscalização de desmatamento e outras. Os municípios que cumprirem as metas estabelecidas receberão a certificação de Município Verde, credenciando-se à obtenção, com prioridade, de recursos do Governo do Estado. “Essas medidas não têm o objetivo de assustar os administradores municipais, mas de trazê-los para atuar em conjunto com o Estado na preservação e recuperação da qualidade ambiental”, explicou.

Ele afirmou que técnicos da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) treinarão agentes municipais, credenciando-os para licenciar empreendimentos de baixo impacto ambiental e também para fiscalizar e controlar fontes de poluição industriais ou veiculares, especialmente a fumaça preta emitida por veículos com motores diesel.

Graziano espera que, dentro de 40 a 50 dias, possa começar a propor essas parcerias com os municípios, inicialmente com aqueles com população superior a cem mil habitantes. Serão chamados para assinar não apenas os prefeitos, mas também os presidentes de câmaras de vereadores e representantes da sociedade civil. “Quem aderir à proposta e cumprirem as metas estabelecidas terão prioridade no acesso aos recursos governamentais como o Fundo Estadual de Recursos Hídricos – Fehidro e outros”, afirmou.
Foto: Pedro Calado

 
 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.