Panorama
 
 
 

FLORESTA EM PÉ JOGA A FAVOR DA COPA DO MUNDO NO BRASIL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2007

03-05-2007 – Manaus - Confederação Brasileira de Futebol (CBF) recebe proposta do governo do Amazonas de compensar emissões do torneio em 2014 com preservação da floresta.

A preservação das florestas do estado do Amazonas irá mitigar a emissão de gases de efeito estufa durante a Copa do Mundo de 2014. Essa é a oferta do governador do estado, Eduardo Braga, ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, que avalia as condições dos estados brasileiros para receberem jogos da competição.

A proposta foi formalizada nesta quinta-feira em Manaus durante reunião entre Braga e Teixeira. O coordenador da campanha da Amazônia do Greenpeace, Paulo Adário, presente ao encontro a convite do governador, colocou a estrutura da organização à disposição da CBF e do governo do estado para detalhar a proposta do mecanismo de compensação.

"O Greenpeace está se prontificando a apoiar o Amazonas e a CBF a quantificar e valorar o montante emitido em todas as atividades de preparação e realização da Copa do Mundo de 2014", informa Adário.

O arranjo financeiro preciso do mecanismo de compensação ainda depende de cálculos das emissões em todas as atividades, incluindo transportes, uso de energia, construção de obras e comunicação. Em princípio, cada tonelada de carbono emitida por conta da Copa seria compensada com um valor fixo a ser depositado em um fundo financeiro ambiental. Esses recursos seriam investidos na implementação de áreas protegidas e no apoio a atividades florestais sustentáveis por meio do financiamento de comunidades que prestam serviços ambientais na Amazônia.

A proposta do governador Braga está em consonância com a vanguarda mundial em matéria de mudanças climáticas. O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU (IPCC, na sigla em inglês) apresenta nesta sexta-feira, em Bangcoc, um relatório que, pela primeira vez, considera a conservação de florestas e o desmatamento evitado como medidas de mitigação. Segundo o IPCC, 550 milhões de toneladas de gás carbônico podem deixar de ser emitidas a um custo baixo ao reduzir o desmatamento na América do Sul e Central.

Especialistas que trabalham no Amazonas estimam que cada hectare de floresta no estado armazena, em média, 200 toneladas de carbono.

O presidente da CBF ficou entusiasmado com a proposta do estado e afirmou que ela vai ser tema da reunião que tem com o presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter, ainda neste mês de maio. “A Amazônia tem grande importância no contexto mundial e é impossível ficar fora dos projetos que temos apresentado para o Brasil sediar a Copa de 2014. A proposta do governador vem somar as que temos apresentado”, disse.

A Copa do Mundo de 2014 deve acontecer na América Latina, e o Brasil é candidato único no momento. A Fifa deve apontar em novembro qual será a sede do evento.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.