Panorama
 
 
 

LICENÇAS AMBIENTAIS E TCU ESTÃO ENTRE “DESAFIOS” DO PAC, AFIRMA GOVERNO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2007

7 de Maio de 2007 - Daniel Merli e Yara Aquino - Repórteres da Agência Brasil - Brasília - Apresentação do balanço de três meses do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Palácio do Planalto, com a participação dos ministros, Alfredo Nascimento, dos Transportes; Paulo Bernardo, do Planejamento; Dilma Rousseff, da Casa Civil; Guido Mantega, da Fazenda; Silas Rondeau, de Minas e Energia; e Geddel Vieira Lima, da Integração.

Brasília - A liberação de licenças ambientais e a aprovação de obras pelo Tribunal de Contas da União estão entre os “desafios” que o governo tem de enfrentar para implementar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), segundo boletim de avaliação divulgado hoje (7) pelo governo federal. Dos 1.646 empreendimentos previstos no PAC, 8,4% são classificados como em situação “preocupante”.

Desses cerca de 140 empreendimentos, o boletim cita apenas o caso de sete. Desses sete, seis são considerados “preocupantes” porque não têm licença ambiental. Apenas uma obra, a ampliação de capacidade do Aeroporto de Vitória, está na lista porque teve falhas apontadas pelo Tribunal de Contas da União.

As obras apontadas pelo boletim são:

Gasoduto Urucu – Coari – Manaus:

O gasoduto, com investimento total de de R$ 1,2 bilhão, deveria ser construído entre 2007/2010, pelo cronograma inicial. Uma decisão da Justiça Federal considerou inválido o licenciamento ambiental do gasoduto e determinou a suspensão imediata de sua construção. Fruto de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal, a decisão estabelece que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deve assumir a competência pelo licenciamento ambiental do empreendimento, que estava a cargo do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), órgão do governo estadual.

Linha de Transmissão Palhoça – Desterro:

A obra não tem licença ambiental.

Usina Hidrelétrica Jirau:

Obra não tem licença prévia do Ibama. O pesquisador Angelo Antonio Agostinho apontou ''um grande grau de incerteza'' quanto aos impactos que a obra teria sobre os peixes migradores da região.

Usina Hidrelétrica Santo Antônio:

Também seria feita no Rio Madeira, assim como a Usina Jirau. Não tem licença prévia do Ibama, pelos mesmos motivos.

Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu:

O Ministério Público Federal barrou a obra na Justiça ao exigir que a licença para a obra seja dada pelo Ibama e não por órgão ambiental estadual.

Usina Hidrelétrica Pai Querê:

Também sem licença prévia do Ibama.

Aeroporto de Vitória:

Tribunal de Contas da União exige mudanças na condução das obras.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.