Panorama
 
 
 

CENSO DE PESCA AJUDA PROGRAMA DE REVITALIZAÇÃO DO SÃO FRANCISCO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2007

10/05/2007 - Adriano Ceolin - Um dos componentes do Programa de Revitalização do São Francisco, o monitoramento dos recursos da bacia hidrográfica do rio já pode ser executado. Foi apresentado nesta quarta-feira (9), em Belo Horizonte (MG), o Censo Estrutural da Pesca Continental nos Estados da Bacia do Rio São Francisco, elaborado entre 2006 e 2007.

Encomendado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o estudo detalha as características da pesca executada em cinco Estados que abrigam a bacia do Rio São Francisco (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas).

Foram levantados números de embarcações, pontos de embarque e desembarque e até os utensílios dos pescadores. O censo conclui que a frota pesqueira identificada é composta de 17.896 embarcações, sendo que 84,3% é constituída por embarcações a remo do tipo canoa e regata, e apenas 15,7% por embarcações a motor: barco e canoa.

Técnica do MMA no Programa de Revitalização, Renata Nitta ressaltou que o censo pode servir de subsídio para outros projetos. "Na bacia, a pesca é muito importante, mas é executada de forma ainda bem artesanal", disse Renata Nitta. "Informações desse tipo serão importantes para subsidiar projetos sociais de outros órgãos dos governo", completa a técnica no Ibama.

Coordenador-geral da Gestão de Recursos Pesqueiro do Ibama, José Dias Neto supervisionou a execução institucional do Censo. "Trata-se de uma fotografia instantânea do segmento pesca da bacia, com destaque para a infraestrutura. Servirá para a instalação de um sistema de controle e também para avaliar
possíveis impactos decorrentes de atividades antrópicas sobre a bacia", disse.

Mais de 30 pessoas de cinco superintendências do Ibama participaram da elaboração do Censo, que contou ainda com a colaboração de mais de 60 pessoas de outros instituições parceiras como a Companhia de Desenvolvimento de Vale do Rio São Francisco, Companhia Elétricas do São Francisco, o Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais, Bahia Pesca e universidades e prefeituras, além de federação e colônias de pescadores.

A coodenação dos trabalhos de campo coube a Geovânio Milton de Oliveira e Geraldo Clélio Batista dos Santos, ambos do Ibama.

+ Mais

MMA inaugura Centro de Referência da Revitalização do São Francisco em MG

10/05/2007 - O Ministério do Meio Ambiente (MMA) inaugurou no último sábado (5) o primeiro Centro de Referência da Revitalização do São Francisco, em Pains (MG). A inauguração se deu por meio do Programa de Revitalização do São Francisco
(PR-SF) e possibilitará a articulação institucional do MMA com o poder público e com a sociedade civil organizada local, fornecendo acesso público e gratuito a todos os cidadãos da região do Pólo das Nascentes às informações do Programa
e aos bancos de dados do Sistema Nacional de Informações Ambientais (Sinima), do Programa de Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) e do Programa de Gestão de Conflitos Relacionados à Mineração (Gescom).

O centro abrigará o escritório de apoio ao trabalho dos técnicos do Gescom, do Ibama de Minas Gerais, do ZEE, do Fórum de Articulação Interinstitucional e da Comissão Local de Meio Ambiente e Ação Socioambiental (Colméia) do PR-SF do Pólo das Nascentes. Dará, ainda, suporte logístico às instituições regionais,
abrindo suas portas para a realização de encontros e atividades de integração regional visando petencializar as ações para a promoção da revitalização e do desenvolvimento sustentável da bacia do São Francisco.

Outros nove centros serão inaugurados nos próximos meses, nos demais pólos socioambientais definidos pelo PR-SF.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.