Panorama
 
 
 

EMPRESAS RESPONSÁVEIS PELO REBOCADOR PEGASUS PLANEJAM INICIAR RESGATE

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2007

11/05/2007 - Os preparativos para a operação de resgate do rebocador Pegasus, que naufragou no último dia 2/05, no estuário de Santos, continuam mobilizando os técnicos da CETESB e da Capitania dos Portos. Esta semana, foram realizadas duas reuniões de planejamento com as empresas responsáveis pela embarcação e pelos trabalhos de atendimento emergencial e resgate.

Durante as reuniões, foi informado que, embora ainda não tenha data definida para o resgate da embarcação, já estão sendo feitos preparativos para seu içamento, que pode ocorrer no início da semana, com acompanhamento de todos os órgãos envolvidos.
Conforme havia exigido, a CETESB também recebeu o Plano de Ação de Emergência, com as providências previstas para o caso de ocorrer vazamento dos tanques, com cerca de 50 mil litros de óleo diesel. Outros cuidados exigidos pela agência ambiental são o monitoramento constante e a manutenção de barreiras de contenção para evitar que o manguezal e as praias sejam atingidas, em qualquer eventualidade.

A Wilson, Sons, empresa responsável pela embarcação, contratou a Ecosorb, especializada em operações desse porte, que mantém mergulhadores e equipamentos na área em que o rebocador Pegasus naufragou, próximo ao ponto conhecido como Farol de Itapema, junto à Base Aérea de Santos e ao bairro Vicente de Carvalho, no Guarujá.

No dia seguinte ao naufrágio, uma vistoria marítima indicou a presença de película de óleo em alguns pontos próximos à Ilha Diana, em área de manguezal. O produto, em pequena quantidade, vazou da casa de máquinas e foi removido com material absorvente. Outro monitoramento feito ao longo da Ponta da Praia e do Rio Diana não indicou novas manchas.O rebocador encontra-se submerso a aproximadamente 8 metros de profundidade. A CETESB participa do atendimento, através da Agência Ambiental de Santos e do Setor de Operações de Emergência. A Codesp, o Corpo de Bombeiros e a Capitania dos Portos também participam da operação.
Texto: Eli Serenza
Foto: Cetesb

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.