Panorama
 
 
 

SEMA E IBAMA ASSINAM COOPERAÇÃO PARA SISTEMA DOF

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Maio de 2007

(11/05/2007) - O secretário estadual interino do Meio Ambiente, José Carlos Breda, assinou Termo de Cooperação Técnica para a Gestão Florestal Compartilhada com o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), adotando o Documento de Origem Florestal (DOF) em substituição as Autorizações de Transporte Florestal (ATPF) e Regime Especial de Transporte (RET).

O DOF é a licença obrigatória para o controle do transporte e armazenamento de produtos e subprodutos florestais de origem nativa, a ser gerada por um sistema eletrônico centralizado no IBAMA. O documento conterá informações específicas sobre a origem da carga, o volume e o tipo de produto.

A RET automaticamente perde a validade e os produtos e subprodutos de origem florestal nativa do Estado e do Brasil somente poderão circular no país com o DOF.

O Chefe da Divisão de Licenciamento Florestal da Sema, Marcos Almeida Braga, explica que as ATPFs emitidas pelas Agências Florestais do DEFAP e pelos municípios que fazem parte do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA-RS), oriundas de licenciamentos florestais, terão um período mínimo de validade até a migração definitiva para o sistema DOF. O prazo ainda será definido pelo DEFAP. Já a Chefe do Cadastro Florestal, Maria Salete Carbonera, afirma que para a migração da ATPF e RET para a licença eletrônica DOF todas as pessoas físicas ou jurídicas com qualquer quantitativo de produtos e subprodutos florestais de origem nativa deverão realizar Declaração de Estoque existente, até o dia 30 de maio, pelo sistema disponível no endereço eletrônico do IBAMA, que será auditada pelo DEFAP. Todas as empresas do Cadastro Estadual receberão, a partir do dia 15 de maio, instruções via correio dos procedimentos a serem adotados. As orientações também estarão disponíveis na página web da Sema. Carbonera alerta que sem a Declaração de Estoque a empresa ficará impedida de emitir o DOF.

+ Mais

Óleos lubrificantes: Fepam e Rede Âncora lançam campanha de conscientização

(07/05/2007) A Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler – Fepam e a Rede Âncora RS Importadora Exportadora e Distribuidora de Auto Peças S/A lançam em parceria, nesta terça-feira (08), campanha sobre a coleta e destinação de embalagens de óleo lubrificantes em sua rede de lojas. O lançamento consiste na apresentação de números no Estado, bem como o funcionamento do sistema.

O evento será realizado na sala na sala 1107 no prédio da FEPAM (rua Carlos Chagas, 55 – 11º andar) a partir das 10 horas. A empresa optou pela realização da campanha visando atender uma das exigências da Portaria Sema/Fepam n° 001/2003, que trata sobre a divulgação e conscientização de clientes diretos e indiretos para a coleta de embalagens plásticas pós-consumo.

A Fepam vai apresentar o funcionamento do sistema e os últimos números do recolhimento das embalagens vazias no Estado. O coordenador do programa, engenheiro químico Vilson Trava Dutra, do Serviço de Emergênvia Ambiental da Fepam (Seamb), apresentará a forma de armazenamento, a coleta e a destinação das embalagens, para esclarecimento dos lojistas.
Fonte: Assimpren Fepam

+ Mais

Dona Francisca busca licenciamento local

(11/05/2007) O município de Dona Francisca protocolou nesta sexta-feira (11) na Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) o processo para habilitar-se ao licenciamento ambiental das atividades e empreendimentos de impacto local. A documentação foi entregue pelo prefeito em exercício de Dona Francisca, Mauro Luiz Löbler ao coordenador do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga/RS), Niro Afonso Pieper. O secretário municipal de Agricultura, Renato José Prochnow, e o vereador Abílio Rampelotto também estavam presentes.

Até agora, no mês de maio, outros dois municípios deram entrada na Sema aos processos para a gestão ambiental local: Boa Vista do Sul e Palmeira das Missões.

O Rio Grande do Sul conta, atualmente, com 157 municípios que emitem licenças ambientais para atividades que geram impacto local.

ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli
Coordenação: Jornalista Ediane Porto

+ Mais

Sema e Fepam recebem comissão de deputados estaduais

(11/05/2007) O secretário interino do Meio Ambiente (Sema), José Carlos Breda recebeu nesta sexta-feira (11) integrantes da Comissão de Representação Externa da Assembléia Legislativa para tratar dos licenciamentos ambientais na Fepam. Pela Fepam também participaram da reunião a diretora-presidente interina e diretora técnica, Maria Elisa Santos Rosa, o diretor administrativo, Tupy Feijó Neto e o chefe da assessoria jurídica, Paulo Régis.

Neste primeiro encontro ficou definido que as direções da Fepam e da Sema entregarão até a próxima terça-feira (15) um balanço sobre a situação dos processos de licenciamento ambiental em tramitação na Fepam, no Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) e no Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da Sema, bem como as legislações federal e estadual que regulamentam a gestão e o licenciamento ambiental.

Breda afirmou que o trabalho a ser realizado pela comissão da Assembléia Legislativa será importante, na medida em que há muita desinformação sobre o processo de licenciamento ambiental. A diretora-presidente interina, engenheira química Maria Elisa Santos Rosa afirmou que é necessário definir prioridades para a Fepam, sendo esse um dos grandes problemas da instituição, aliado à falta de infra-estrutura.

Os deputados ficaram sabendo que cerca de um terço das demandas da Fepam, Defap e DRH são para o atendimento exclusivo das solicitações do Poder Judiciário, Ministérios Públicos Federal e Estadual e Polícias Federal e Estadual. Essa questão, no entender do chefe da assessoria jurídica da Fepam, advogado Paulo Régis “é um gargalo que precisa ser equacionado”.

A Fepam tem, atualmente, 5.050 processos em tramitação relativos ao ano de 2006. No ano de 2007, ingressaram 1.260 novos processos, perfazendo um total geral de 6.310 processos em andamento. Até o dia 10 de maio foram concedidas 3.094 licenças, que podem ser conferidas em tempo real no site www.fepam.rs.gov.br em Números de Documentos Licenciatórios Emitidos pela Fepam.

A Comissão Externa da Assembléia Legislativa tem 30 dias para realizar os trabalhos, que deverão se encerrar no dia oito de junho. Presidida pelo deputado Berfran Rosado (PPS), a comissão é integrada pelos seguintes parlamentares: Leila Fetter (PP), Daniel Bordignon (PT), Edson Brum (PMDB), Nelson Härter (PMDB) e Adilson Troca (PSDB).

Participaram também da reunião a diretora do Defap, Vera Lúcia Pitoni, Rejane Beatriz de Abreu e Silva pelo DRH e o diretor administrativo da Sema, Artur José Lemos.
ASSIMPREN FEPAM
Jornal. Eliane do Canto
Jornal. Mário Rocha

+ Mais

Cooperativa de energia e Sema firmam parceria

(08/05/2007) O secretário interino do Meio Ambiente, José Carlos Breda, e a diretora do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas, Vera Pitoni, estabeleceram nesta terça-feira (08) uma parceria com a Coprel – Cooperativa de Energia para ações conjuntas de educação ambiental. Estiveram no gabinete da Sema o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, acompanhado do Facilitador da Unidade Energia, Júlio Silvestre Hentges, e da Orientadora de Comunicação, Raquel Lazzarotto.

A Cooperativa apresentou os seus projetos Coprel na Escola e Coprel Ecologia, que atingem as comunidades e escolas da sua área de abrangência, prestando informações sobre energia elétrica e preservação do meio ambiente de forma didática e lúdica, utilizando-se, inclusive, de peça teatral.

“É uma satisfação realizarmos esse tipo de parceria, pois assim conseguimos impulsionar atividades de educação ambiental, atingindo uma parcela cada vez maior da sociedade”, afirmou Breda ao cumprimentar o presidente da Coprel pelas iniciativas.

A Sema prestará apoio institucional aos projetos da cooperativa e também serão desenvolvidas ações conjuntas.

ENERGIA PRÓPRIA - A Coprel foi fundada em 1968 e tem sede em Ibirubá. Abrange 70 municípios das micro-regiões do Alto Jacuí, Planalto Médio e Missões, integrando 43 mil famílias. Em março de 1993 passou a gerar energia própria, quando colocou em operação a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Usina do Rio Pinheirinho, em Ibirubá, abastecendo 1.200 famílias do meio rural. Também está em operação a PCH Fazenda do Posto, em Lagoa Vermelha, beneficiando 3 mil famílias. A Usina Cotovelo do Rio Jacuí, em Victor Graeff, gera 3.500 Kw para 7 mil famílias rurais. No total, a Coprel gera 19% da energia distribuída.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli
Coordenação: Jornalista Ediane Porto

+ Mais

Fepam emitirá licenças para silvicultura

(10/05/2007) A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) passará e emitir nesta sexta-feira (11) licenças ambientais para a silvicultura baseada no aditamento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado na última semana entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o Ministério Público Estadual. O novo TAC flexibiliza o licenciamento ambiental da silvicultura.

A decisão foi tomada na tarde desta quinta-feira (10) após reunião de trabalho entre o secretário estadual do Meio Ambiente interino, José Carlos Breda, a diretora-presidente interina da Fepam, Maria Elisa dos Santos Rosa, e o corpo técnico da Fundação.

Na reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) do próximo dia 18 serão colocados em apreciação a proposta do zoneamento da silvicultura elaborado pela Fepam e o relatório do Grupo de Trabalho criado pela Sema.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli
Coordenação: Jornalista Ediane Porto

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.