Panorama
 
 
 

CANCELADAS AS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS SOBRE TIJUCO ALTO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2007

17/05/2007 - As consultas previstas para o período entre 18 e 21 de maio, a serem realizadas em quatro diferentes localidades do Vale do Ribeira, sobre o Estudo de Impacto Ambiental da usina hidrelétrica de Tijuco Alto, na região do Vale do Ribeira, em SP, foram desmarcadas hoje, 17 de maio. Novas datas ainda não foram agendadas.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) cancelou hoje, 17 de maio, as quatro audiências públicas marcadas para serem realizadas entre 18 e 21 de maio nas cidades paranaenses de Cerro Azul e Adrianópolis e em Ribeira e Eldorado, no lado paulista do Vale, sobre Tijuco Alto. O cancelamento se deu em função da greve dos servidores da autarquia e não foram marcadas novas datas.

Vale lembrar que as audiências públicas têm dupla função: por um lado servem para informar a população adequadamente sobre o projeto da construção da usina hidrelétrica de Tijuco Alto e seus possíveis impactos ambientais; de outro são utilizadas pelo Ibama para recolher informações relevantes para poder fazer sua análise sobre a viabilidade ambiental do empreendimento. Durante as audiências e em até 10 dias úteis depois os interessados poderão apresentar ao Ibama documentos e informações que julgarem relevantes para a análise do caso. Só depois das audiências é que o Ibama decidirá se a obra poderá ou não ser instalada.

A usina hidrelétrica de Tijuco Alto é parte de um projeto de construção de barragens ao longo do rio Ribeira e Iguape, que se destina a gerar energia para a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), do grupo Votorantim, e ameaça o Vale do Ribeira, com seus 2,1 milhões de florestas. Considerado Patrimônio Natural da Humanidade desde 1999, o Vale detém 21% dos remanescentes de Mata Atlântica de todo o País, 150 mil hectares de restingas e 17 mil de manguezais.

Essa riqueza ambiental ainda subsiste graças à presença de comunidades tradicionais - remanescentes de quilombos, caiçaras, índios e pequenos produtores rurais – e à criação de várias Unidades de Conservação.

+ Mais

“Chega de projetos, queremos ação” é o mote do abraço da Guarapiranga 2007

17/05/2007 - Venha de branco abraçar um dos mananciais mais degradados de São Paulo, no domingo, 27 de maio, ao meio-dia. Pelo segundo ano consecutivo, a sociedade civil organizada promove o simbólico ato de carinho pela represa e protesto pela situação em que ela se encontra, em três diferentes pontos. Escolha o que for mais conveniente e confira os eventos programados para acontecer na parte da manhã, antes do abraço.

No domingo 27 de maio, a represa Guarapiranga, um dos mais degradados mananciais de São Paulo, será saudada pelo segundo ano consecutivo, com um abraço simbólico que deverá reunir milhares de pessoas ao redor de suas margens. O evento ocorrerá ao meio-dia em três pontos diferentes, mas as atividades paralelas começarão mais cedo (Confira a programação abaixo). São esperadas mais de 10 mil pessoas. Em 2006, foram 5 mil.

Como no ano passado, o abraço na Guarapiranga, além de um ato de carinho, será uma forma de protestar contra a degradação da represa responsável pelo abastecimento de água de quase 4 milhões de pessoas na cidade de São Paulo. O abraço em 2006 foi tão bem-sucedido, que este ano, os organizadores decidiram repetir o gesto e novas organizações se incorporaram ao evento. Como no ano passado, a população está sendo convidada a comparecer vestida de branco.

Ações urgentes

O abraço deste ano, sob o mote “Chega de Projetos! Queremos Ação”, elencou as reivindicações mais urgentes:

Evitar novas ocupações
Garantir o saneamento e a qualidade de vida para a população que já vive na região
Proteger e ampliar as áreas com vegetação
Despoluir a represa para que ela volte a ser uma área de lazer para a cidade

O objetivo é cobrar ações para a reversão da degradação da Guarapiranga, baseada na agenda proposta pelos 160 participantes do Seminário Guarapiranga 2006. Em cada um dos três pontos do evento, será apresentado um “placar” sobre o andamento dessas ações, de responsabilidade de diferentes órgãos públicos e sociedade civil organizada.

Por sua importância e dimensão, o evento conta com apoio da Prefeitura de São Paulo e Subprefeituras da Capela do Socorro, M´Boi Mirim e Parelheiros.

Romaria,caminhada e abraço

Às 8h da manhã do dia 27, pessoas de diferentes religiões irão se concentrar em cinco pontos (confira na programação abaixo) de onde caminharão até o Parque Ecológico Guarapiranga.

Às 9h, um barco carregando a imagem de Senhora das Águas, sairá da frente do Corpo dos Bombeiros, na Av. Robert Kennedy, em direção ao Parque Ecológico, onde às 10h, haverá uma celebração com a participação de comunidades, de pessoas de diferentes religiões e dos governos municipal e estadual.

Após a celebração, todos caminharão até o Mirante da Riviera onde, às 12h, a Guarapiranga será simbolicamente abraçada. A expectativa de público é grande e a CET, a Subprefeitura do M´Boi Mirim e a Guarda Civil Municipal providenciarão a segurança.

Abraço no Solo Sagrado

A concentração de voluntários para o plantio de árvores terá início às 9h. Haverá mutirão de limpeza e a expectativa é que participem cerca de mil voluntários. Os condomínios do entorno (Parque Alviverde e Terceiro Lago) deverão participar também.

Quando os representantes de diversas religiões chegarem ao Solo Sagrado por volta das 9h30, serão levados a pé pela orla da represa, para replantio de uma arvore, simbolizando o compromisso de cada um com a Guarapiranga. Em seguida todos serão saudados pelo Coral Mokiti Okada, formado por 50 crianças, no Templo do Solo Sagrado.

O ato inter-religioso está marcado para as 11h. E as 12h, todos descerão às margens da Guarapiranga para o abraço.

Abraço na Av. Robert Kennedy

Outro ponto do abraço será a Av. Robert Kennedy. Após caminhada pela Avenida, partindo de extremos oposto, os participantes se encontrarão na altura do Clube Santa Paula para, ao meio-dia, fazer o abraço simbólico na represa.

Estarão na caminhada pessoas a pé, de bicicleta, além de cadeirantes e deficientes visuais. Haverá uma big band acompanhando um dos grupos. Ocorrerão apresentações e manifestações culturais (banda, hip hop, teatro, música). Em frente ao clube Santa Paula, haverá um caminhão de som para a concentração. A CET, a Subprefeitura de M´Boi Mirim e a Guarda Civil Metropolitana cuidarão da segurança.

Confira a programação completa, os locais em que ocorrerão o abraço e os locais de concentração para a romaria.

O Abraço Guarapiranga 2007 será realizado simultaneamente em três pontos diferentes. Veja abaixo a programação de cada local, e escolha a sua para abraçar a represa.

 
 

Fonte: ISA – Instituto Socioambiental (www.isa.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.