Panorama
 
 
 

CONVÊNIO PARA TRATAMENTO DA CASCA DE COCO VERDE VAI BENEFICIAR MAIS CULTURAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2007

(18/05/2007) - A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju – SE), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e a Prefeitura de Acajutiba (BA) renovaram convênio de cooperação técnica para a elaboração de um projeto técnico que deve viabilizar a adoção de tecnologia para o beneficiamento de resíduo de coco e a implantação de unidades demonstrativas de culturas alimentares voltadas para o pequeno produtor rural e de culturas com potencial para a produção de combustível.

A expectativa é que seja feito o benefício de resíduos de coco, um dos principais problemas do município, além da instalação de unidades demonstrativas com as culturas de amendoim, milho, feijão, girassol, mandioca, laranja e pinhão manso.

"Nossa parceria deu tão certo que resolvemos ampliar as atividades com outras culturas e vamos tentar implantar os trabalhos de beneficiamento do resíduo do coco que geram substrato e adubo. Essas medidas estão sendo tomadas para incentivar o produtor a diversificar a lavoura e minimizar os danos ao meio ambiente, neste caso, gerados pelos resíduos de coco”, afirmou o prefeito.

Durante a reunião de renovação do convênio, a pesquisadora Maria Urbana Corrêa Nunes apresentou a tecnologia de beneficiamento dos resíduos do coco. “Esta tecnologia foi gerada com o intuito de atender os anseios dos produtores sobre a biodegradação da casca do coco no menor tempo possível”, explica.

No município de Acajutiba cerca de 70% da área cultivável é ocupada pela cultura do coco. Segundo o secretário de Agricultura, Jurandi Marcolino dos Santos, são 4,8 mil hectares ocupados por coqueirais. “Os resíduos geram danos ambientais. Pretendemos com este novo trabalho, minimizar a poluição e reverter esses resíduos em adubo que poderão ser usados pelos próprios produtores rurais”, afirma Santos.

No próximo dia 24, a pesquisadora e o supervisor da Área de Negócios e Transferência de Tecnologia, Emmanuel Richard Carvalho Donald, farão uma visita ao município para avaliar o início dos trabalhos. A parceria entre as duas instituições iniciou em 2006 com a instalação de 27 unidades demonstrativas com as culturas de mandioca, milho, girassol, milheto, sorgo, amendoim, feijão. Pelo menos 400 produtores participaram das atividades de dia de campo
Gislene Alencar

Embrapa e Zoológico de Brasília: parceria preserva fauna e flora

(16/05/2007) - A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, reabre às 9 horas da próxima sexta-feira, dia 18, em Brasília-DF, a XI Vitrine de Tecnologias.

A exposição traz 400 resultados de pesquisas desenvolvidas pela Empresa, em especial da Região Sudeste, tema deste ano. Também integram a mostra cerca de 20 animais, alguns oriundos de apreensão. A parceria da Empresa com o Zoológico da cidade tem permitido à Vitrine colaborar com a preservação da fauna e flora brasileiras, além de divulgar os avanços da pesquisa agropecuária junto ao público urbano.

Desde 2002, a Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília-DF), idealizadora da Vitrine de Tecnologias, mantém convênio com o Zoológico. A instituição cede os animais, fornece alimentação e assistência médica veterinária. Em contrapartida, a Embrapa prepara as instalações para abrigá-los, reproduzindo o bioma de origem dos bichos, e ainda participa da montagem de ambientes ecologicamente corretos para os animais no Zoológico.

Muitos não sabem, mas o Zoológico tem um departamento de pesquisa e este ano os recursos decorrentes da parceria com a Embrapa serão investidos na montagem de um novo micário. A obra viabilizará a reprodução, em cativeiro, de espécies de primatas em extinção. “É muito importante para nossa instituição nos associarmos com uma empresa mundialmente reconhecida na gestão da pesquisa agropecuária como é a Embrapa”, diz o diretor do Zoológico, Raul Gonzales

Escola - O gerente-geral da Embrapa Transferência de Tecnologia, José Roberto Rodrigues Peres, lembra que o convênio é positivo para ambos os parceiros e ainda beneficia a comunidade. “A parceria permite criar um espaço em que entretenimento, divulgação científica e educação ambiental se associam de forma lúdica, atraindo estudantes e ajudando a preservar a fauna e flora brasileiras”.

Em 2006, a Vitrine expôs cerca de 400 tecnologias a 83.154 alunos e professores da zona urbana e 674 da zona rural do ensino fundamental ao universitário, por meio do Programa Embrapa Escola e da Exposição Ciência para a Vida.

Somam-se a esses números mais 1.632 visitantes de grupos compostos por produtores, pesquisadores, parlamentares e autoridades estrangeiras entre outros, totalizando 85.460 visitantes no ano. O atendimento ao público durante a visitação é feita por uma equipe de expositores composta por técnicos da Embrapa e por estagiários da Universidade de Brasília (UnB), da Faculdade da Terra de Brasília (FTB), da Universidade Católica de Brasília (UCB) e da Faculdade JK.

Novidades - Este ano, de maio a setembro, a Embrapa Transferência de Tecnologia vai levar ao conhecimento do público da Vitrine de Tecnologias novidades como o milho BRS 4103, o feijão BRS Cometa e o Capim Piatã, que estão sendo produzidos para a safra 2007/8.

Também integram a mostra tecnologias promissoras como a miniusina de biodiesel, desenvolvida pela Embrapa Transferência de Tecnologia e a Universidade de Brasília (UnB) e o brinco eletrônico, em fase de testes pela Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP), em parceria com a iniciativa privada.

Arte – A Vitrine de Tecnologias, que alia divulgação científica e entretenimento, também conta com um componente artístico. Este ano a exposição é dedicada ao Sudeste, por este motivo, pontos turísticos daquela região como o Corcovado, o Masp e os Arcos da Lapa podem ser vistos por quem sobrevoa a área onde está localizada a exposição, na sede da Embrapa.

Aqueles que visitam a Vitrine percebem que a ”tela” avistada do alto foi desenhada a partir da sincronização do plantio de variedades de plantas. Tudo obra da criatividade do artista e agrônomo Edson Raimundo, idealizador da exposição e da obra de arte que pode também ser vista a partir de um mirante de quatro metros de altura instalado na área da exposição.

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.