Panorama
 
 
 

SECRETÁRIO-ADJUNTO E TÉCNICOS DA SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE E CETESB RECEBEM VISITA DE DEPUTADOS DA BAVIERA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2007

18/05/2007 - O secretário-adjunto do Meio Ambiente, Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo, e técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (SMA) e da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) receberam hoje, 18, uma delegação de 28 deputados da Baviera. Os parlamentares pertencem às comissões de Agricultura e Florestas, e de Meio Ambiente e Proteção ao Consumidor desse estado alemão, presididas, respectivamente, por Helmut Brunner e Henning Kaul, que coordenaram a comitiva.

Na visita, na sede da Secretaria e da CETESB, em São Paulo, e que foi conduzida pela Assessoria de Projetos Especiais da SMA, foram apresentados e discutidos os temas relativos à tecnologia genética aplicadas em vegetais, energias renováveis, proteção climática, produção de açúcar (com efeitos ecológicos: monoculturas, biodiversidade, desflorestamento e queimadas), e destinação final de esgoto sanitário.

Durante a abertura da reunião, o secretário-adjunto afirmou que a relação entre o Estado da Baviera e o Estado de São Paulo já é estreita em vários segmentos, como o de resíduos sólidos, voltado para a minimização de lixo e geração de energia.

Brunner, por sua vez, ressaltou, durante a sua apresentação, a importância da combinação de agricultura com o meio ambiente e enfatizou que as monoculturas podem ser realizadas de forma que não afetem o meio ambiente. Ele lembrou, também, que durante a visita que a comitiva fez à Brasília, para conhecer os trabalhos nas áreas de agricultura e meio ambiente do país, o Estado de São Paulo foi ressaltado por seu papel relevante nas questões ambientais. Ele afirmou, ainda, que a capital federal se orienta muito nos trabalhos desenvolvidos em solo paulista. O deputado também elogiou os trabalhos realizados em São Paulo e convidou uma delegação técnica paulista para visitar Munique, dando continuidade ao encontro na Secretaria do Meio Ambiente.

Projeto Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Entre os últimos dias 2 e 5, uma missão da Baviera também esteve participando de reuniões técnicas na sede da SMA, visando discutir e desenvolver concepções de projetos otimizados para as chamadas Usinas de Recuperação de Energia – UREs; examinar as possibilidades técnico-econômicas de sua implementação; selecionar possíveis locais, em conformidade com os critérios de impactos ambientais mínimos; preparar Plano Preliminar para minimização dos resíduos sólidos municipais e, também, uma Lista Preliminar de atividades para o processo de licenciamento em cada um dos municípios.

A missão técnica alemã veio cumprir uma série de compromissos no âmbito da 2ª. fase do Projeto “Gerenciamento de Resíduos Sólidos – uma visão de futuro”, de cooperação técnica entre os governos dos Estados de São Paulo e da Baviera. Na oportunidade, os visitantes também foram recebidos pelo secretário-adjunto, Pedro Ubiratan. Pela comitiva alemã, realizaram exposições os especialistas Wolfgang Scholz e Gerhard Meier, do governo da Baviera. Na oportunidade, o secretário-adjunto lembrou que “as soluções que vamos propor de minimização de aterros sanitários, com a redução dos resíduos, vão contribuir para a redução de emissões de gás de efeito estufa”. Por sua vez, Scholz fez um relato das propostas e apresentou itens para a discussão das questões referentes a licenciamento e controle para a implantação das UREs.

Conforme lembrou a coordenadora do projeto, Fernanda Bandeira de Mello, o início dos trabalhos se deram com a assinatura dos termos do projeto, em dezembro de 2004, enfocando a transferência de conhecimentos do Estado da Baviera, relacionado ao moderno sistema de gerenciamento de resíduos praticado naquele estado alemão, como as plantas de tratamento térmico de resíduos com recuperação energética.
Texto: Rosely Martin
Foto: José Jorge

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.