Panorama
 
 
 

IMPLANTAÇÃO DO CONSELHO CIENTÍFICO DE PESQUISA AMBIENTAL É DISCUTIDA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2007

25/05/2007 Uma das idéias é apoiar os trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelas universidades nas unidades de conservação do Estado

Formalizar a implantação, na Secretaria do Meio Ambiente (SMA), do Conselho Científico de Pesquisa Ambiental, envolvendo os institutos de pesquisa da Secretaria, as universidades públicas estaduais, Fapesp, setor privado e sociedade, entre outros. Este foi o objetivo do secretário Xico Graziano, ao participar, ontem (24/05), do primeiro encontro reunindo diversos pesquisadores na sede da SMA, em São Paulo, para discutir a constituição e implantação do Conselho, como parte do Projeto Pesquisa Ambiental, um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos do Governo do Estado.

O secretário lembrou que há muitos trabalhos de pesquisa sendo desenvolvidos pelas universidades nas unidades de conservação administradas pela Secretaria do Meio Ambiente, afirmando que a intenção é melhorar o apoio do Estado a esses estudos. “Em que medida o Governo, através da Secretaria, pode ajudar nesse processo?”, questionou Graziano, explicando que, a partir da troca de informações e sugestões dos pesquisadores, a Secretaria poderá reforçar esses trabalhos, nos aspectos relativos à logística, infraestrutura e acessibilidade, nas unidades de conservação. “Digam qual a nossa tarefa e nós vamos realizá-la”, afirmou.

A reunião, organizada pela gerente do Projeto Pesquisa Ambiental, Vera Bononi, também diretora do Instituto de Botânica, teve a presença, entre outros, de representantes dos Institutos Florestal e Geológico, Fundação Florestal, Parque Zoológico de São Paulo e CETESB, todos vinculados à Secretaria do Meio Ambiente, e da USP, UNICAMP, UNESP, Universidades Federal do ABC e Mackenzie, e Institutos de Pesca, Agronômico de Campinas e Butantan, além da FAPESP.

Segundo o secretário Graziano, o Conselho Científico funcionará como um fórum, agregando os pesquisadores das mais diversas instituições que realizam trabalho de interesse ambiental relevante, organizando e incentivando a pesquisa, e visando uma gestão ambiental eficiente, entre outras finalidades.

Linhas prioritárias

De acordo com Vera Bononi, na elaboração da proposta do Projeto Pesquisa Ambiental, foram estabelecidas previamente quatro linhas prioritárias de pesquisa ambiental na SMA: biodiversidade e conservação, recursos hídricos, bioprospecção e mudanças climáticas e sequestro de carbono.

Ela informou que a SMA conta com 230 pesquisadores científicos atuando nos Institutos Botânico, Geológico e Florestal, mas que envolvendo pesquisadores bolsistas este número se eleva para cerca de 500, podendo chegar a até 2 mil, considerando-se os pesquisadores de outras instituições no estado inteiro. Ainda com relação às unidades de conservação da Secretaria, são atualmente cerca de 500 projetos instalados sob a responsabilidade dos pesquisadores dos Institutos da SMA, universidades, ongs e empresas privadas, correspondendo a um percentual estimado em torno de 40% da pesquisa ambiental realizada no estado.

Na reunião de hoje, os pesquisadores presentes foram unânimes em apoiar a iniciativa de formação do Conselho Científico e apresentaram diversas sugestões que deverão compor uma primeira lista de propostas de objetivos e diretrizes, visando sua inclusão numa primeira minuta de uma eventual resolução criando e estabelecendo o Conselho.
Texto: Mário Senaga
Foto: José Jorge

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.