Panorama
 
 
 

MMA LANÇA LIVRO SOBRE ÁREAS PRIORITÁRIAS PARA PRESERVAÇÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2007

25/05/2007 - Adriano Ceolin - Como parte das comemorações do Dia Internacional da Biodiversidade, foi lançado nesta sexta-feira o livro "Áreas Prioritárias para Conservação, Uso Sustentável e Repartição de Benefícios da Biodiversidade Brasileira - Portaria MMA nº 9, de 23 de janeiro de 2007". O evento foi realizado no auditório do Bloco A da Esplanada dos Ministérios e contou com a presença da secretária de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Maria Cecília Wey de Brito.

Durante entrevista, ela afirmou que o País teve vários avanços para promover a proteção da biodiversidade brasileira. "O Brasil deu grandes avanços nos últimos anos. Em particular, sobre o conhecimento de biodiversidade brasileira, mas ainda faltam muitos esforços a serem feitos", disse Maria Cecília. "As ações que o MMA desenvolveu tiveram como carro-chefe buscas de alternativas para o desmatamento", complementou.

Em discurso na solenidade de lançamento do livro, a secretária destacou a importância do material apresentado pela obra. "Não há dúvida nenhuma de que esse tipo de material, com suas várias modificações metodológicas que certamente serão apresentadas numa revisão, continuarão sendo de efetiva utilidade para políticas do MMA, em particular para a Secretaria de Biodiversidade e Florestas", afirmou.

Ainda no evento, foram lançados dois livretos, um deles intitulado "Metas Nacionais de Biodiversidade para 2010", retratando em 12 páginas as metas do Brasil, bem como as internacionais, que integram o Countdown 2010 (Contagem Regressiva 2010). O segundo livreto possui o título auto-explicável "Mapa da Cobertura Vegetal dos Biomas Brasileiros", com 20 páginas.

A oportunidade também serviu para inaugurar o novo serviço do Portal Brasileiro sobre Biodiversidade (PortalBio), que tornará disponível para baixar pela internet as "Cartas de Cobertura Vegetal dos Biomas Brasileiros", por meio do endereço eletrônico www.mma.gov.br/portalbio.

+ Mais

Mesa-redonda sobre Cerrado poderá influenciar plano de trabalho no bioma

22/05/2007 - Marluza Mattos - A partir do debate promovido na tarde desta terça-feira (22) sobre as diferentes formas como o Cerrado é visto por suas populações tradicionais, o Ministério do Meio Ambiente planeja, por meio do Núcleo dos Biomas Cerrado e Pantanal, desenvolver um plano de trabalho para a região. A mesa-redonda "Representação Social e Natureza no Cerrado" contou com a presença das pesquisadoras Laura Duarte, da UNB, Marilda Schuvartz, da UFG, e Cynthia Vania Magalhães, da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

A secretária de Biodiversidade e Florestas do MMA, Maria Cecília Wey de Brito, falou na abertura do evento e destacou a importância de um plano de trabalho que leve em conta a relação do Cerrado com quem usa os recursos naturais. A mesa-redonda desta terça-feira marcou o início das comemorações do Dia Internacional da Biodiversidade.

Durante o debate, a pesquisadora Laura Duarte salientou a necessidade de as políticas públicas considerarem a relação entre homem e natureza. Marilda Schuvartz apresentou dados da sua tese de doutorado que revelam como a população local vê o Parque Nacional das Emas, em Goiás. Já, Cynthia Vania Magalhães falou a respeito das percepções sobre o fogo da população, especialmente produtores rurais, de Alto Paraíso de Goiás e de parte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. A mesa-redonda é uma promoção do Núcleo dos Biomas Cerrado e Pantanal, que pertence à Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente.

+ Mais

Evento sobre biodiversidade e aquecimento global terá vídeo, livro e mapas

23/05/2007 - Rafael Imolene - Mais um evento organizado pelo Ministério do Meio Ambiente marcará as celebrações pelo Dia Internacional da Biodiversidade, comemorado oficialmente no dia 22 de maio. Em 2007 o evento destacará o tema Biodiversidade e Mudanças Climáticas, este último assunto em destaque na agenda ambiental de todo o mundo desde janeiro, quando o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) atribuiu ao ser humano grande parte da responsabilidade pelo aquecimento global. As atividades serão realizadas na sexta-feira (25), no Bloco A da Esplanada dos Ministérios, ao lado da Catedral de Brasília, programadas para começar às 17 horas no auditório do subsolo.

O mesmo local abrigou no dia 22 uma mesa-redonda sobre como o Cerrado é visto por suas populações locais, evento também organizado pelo MMA dentro das comemorações da semana. Na ocasião foram reunidos pesquisadores da área social que apresentaram suas contribuições para a gestão dos recursos naturais no bioma. Já nesta sexta-feira será mostrado um vídeo de 11 minutos explicando a relação de causa e efeito entre biodiversidade e mudanças climáticas, que resulta em extinção de espécies, derretimento de geleiras, elevação do nível do mar e catástrofes naturais como tsunamis, entre outras conseqüências. O vídeo foi produzido pelo Secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica, pelo Pnuma e TVE.

Durante as atividades farão uso da palavra a secretária de Biodiversidade e Florestas do MMA, Maria Cecília Wey de Brito, e o secretário-executivo do MMA, João Paulo Capobianco. Além do vídeo, será apresentado o livro "Áreas Prioritárias para Conservação, Uso Sustentável e Repartição de Benefícios da Biodiversidade Brasileira - Portaria MMA nº 9, de 23 de janeiro de 2007". Acompanham o livro um estojo contendo oito mapas divididos por biomas, apresentando tanto áreas quanto espécies prioritárias para proteção e conservação.

Também durante o evento serão lançados dois livretos, um deles intitulado "Metas Nacionais de Biodiversidade para 2010", retratando em 12 páginas as metas do Brasil, bem como as internacionais, que integram o Countdown 2010 (Contagem Regressiva 2010). O segundo livreto possui o título auto-explicável "Mapa da Cobertura Vegetal dos Biomas Brasileiros", com 20 páginas. Ainda durante o evento será inaugurado um novo serviço do Portal Brasileiro sobre Biodiversidade (PortalBio), que tornará disponível para baixar pela internet as "Cartas de Cobertura Vegetal dos Biomas Brasileiros", por meio do endereço eletrônico www.mma.gov.br/portalbio .
O evento é organizado pela Diretoria de Conservação da Biodiversidade da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do MMA, com apoio da Convenção sobre Diversidade Biológica e do Pnud, que oferecerá um coquetel aos participantes no encerramento das atividades.

+ Mais

Mesa-redonda sobre Cerrado marca comemorações do Dia da Biodiversidade

21/05/2007 - Marluza Mattos - Uma mesa-redonda sobre como o Cerrado é visto por suas populações locais dará início às comemorações do Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado nesta terça-feira (22). O objetivo é reunir pesquisadores sociais que atuam nessa área e apresentar suas contribuições para a gestão dos recursos naturais no bioma. O evento, cujo tema é "Representação Social e Natureza no Cerrado", será realizado no auditório do Bloco A da Esplanada dos Ministérios, a partir das 14h30min.

A coordenação da mesa-redonda estará a cargo da pesquisadora e professora da UNB, Laura Duarte. A professora da UFG, Marilda Schuvartz, cuja tese de doutorado aborda as percepções da população local sobre a biodiversidade regional do Cerrado, será uma das expositoras. A geógrafa e professora Cynthia Vania Magalhães, da Secretaria de Educação do Distrito Federal, estudou a percepção da população da Chapada dos Veadeiros sobre o uso do fogo como estratégias econômica e cultural e será a outra expositora.

Estudos indicam que o Cerrado é visto de maneiras diferentes. Parte dos que vivem na sua área de abrangência o subestima. Sob o argumento de que sua vegetação é formada predominantemente por árvores "tortas", esse grupo supõe que o bioma tem pouca importância ambiental. No entanto, é comum perceber que populações locais ou tradicionais o consideram muito rico em recursos e fontes de vida. Esse ponto de vista diferenciado se deve ao fato de que a natureza e suas variáveis ambientais estão intimamente ligadas aos meios de vida dessas pessoas.

Há ainda um terceiro grupo que percebe o Cerrado apenas como um grande substrato de solo, passível de ser substituído por grandes pastagens e lavouras. Para esse grupo, a ocupação econômica do bioma é uma contribuição importante do país para a economia mundial e ao combate à fome.
Cada uma dessas visões têm implicações políticas, econômicas, culturais e sociais. É preciso considerá-las na gestão dos recursos naturais do Cerrado, garantindo formas de evitar que elas o prejudiquem. Essas e outras questões serão tratadas no evento, bem como meios de valorizar o bioma numa campanha nacional. A mesa-redonda é uma promoção do Núcleo dos Biomas Cerrado e Pantanal, que pertence à Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.