Panorama
 
 
 

ABRAÇO NA GUARAPIRANGA SE CONSOLIDA COMO EVENTO EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE DE SÃO PAULO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2007

29/05/2007 A segunda edição do abraço na Guarapiranga reuniu milhares de pessoas em três pontos ao redor da represa no último domingo, em São Paulo. A participação de jovens e crianças, lideranças religiosas, portadores de necessidades especiais e autoridades marcou o evento, que também apresentou o placar das ações em andamento para reverter a degradação do manancial.

A segunda edição do abraço na Guarapiranga, realizada no último domingo 27 de maio, reuniu milhares de pessoas em três locais às margens do reservatório na região sul da Grande São Paulo. A imagem da população de mãos dadas no entorno do manancial se consolidou como uma importante manifestação de carinho por parte da sociedade civil da metrópole com a centenária represa - e também de protesto em relação à situação de degradação em que ela se encontra. E, assim, o abraço na Guarapiranga entra de vez no calendário de eventos em defesa do meio ambiente da maior metrópole brasileira.

A Guarapiranga é um dos mais importantes mananciais de água de São Paulo – abastece quase 4 milhões de pessoas – mas sua capacidade de produção de água vem sendo ameaçada e reduzida pela ocupação desordenada de seu entorno, poluição de seu reservatório e demais corpos d´água inseridos em sua bacia hidrográfica e ainda pelo desmatamento da região.

Diante deste quadro, a mobilização sintetizada no abraço teve como objetivo divulgar o andamento das ações propostas no Seminário Guarapiranga 2006 e informar a população de São Paulo sobre os avanços obtidos até agora, bem como sobre os problemas a serem enfrentados adiante. Para isso, em cada ponto do evento foi instalado um painel de 3 por 4 metros com o placar das ações previstas ou que estão sendo desenvolvidas pelos diversos segmentos da sociedade - principalmente órgãos do governo do estado e prefeituras responsáveis - para evitar novas ocupações ilegais na região, garantir saneamento básico, proteger as áreas verdes e despoluir a represa. Veja aqui o placar da Guarapiranga.

O abraço também reproduziu boa parte da própria diversidade de cenários e populações existentes na região da Guarapiranga. No Solo Sagrado da Guarapiranga, espaço da Igreja Messiânica no extremo sul da represa, o abraço reuniu diversas lideranças religiosas – que bisaram o ato ecumênico da edição passada do abraço e também plantaram mudas de árvores - e autoridades como o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira e o secretário de Recursos Hídricos e Meio Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Luciano Zica. Também marcaram presença no local, uma das mais belas paisagens de toda a região, vários secretários municipais de São Paulo, deputados estaduais, vereadores e representantes de organizações sociais. Depois dos discursos das autoridades e do ato ecumênico, todos os presentes desceram para a orla da represa onde se deram as mãos no gesto simbólico. Ao final, todos saudaram a Guarapiranga batendo palmas.

Enquanto isso, do outro lado da Guarapiranga, na Avenida Robert Kennedy, um dos mais descuidados e decadentes pontos de toda a orla da represa, o abraço foi protagonizado principalmente por famílias moradoras da região, jovens e crianças, com destaque para um grupo de escoteiros com mais de cem integrantes. Os escoteiros caminharam mais de um quilômetro na avenida, onde bares populares, motéis e terrenos fechados com muros impedem o acesso e a visão da represa, até o ponto de concentração. Lá plantaram mudas de árvores e se juntaram a grupos de hip-hop, a banda do CEU Navegantes e pessoas portadoras de necessidades especiais para pedir uma Guarapiranga mais limpa e aberta para o lazer e qualidade de vida de todos.

Já no terceiro ponto do abraço, o evento contou com uma romaria de mais de 3 mil pessoas que, a partir de cinco diferentes pontos do Jardim Ângela, confluiu até o Parque Ecológico da Guarapiranga, na margem direita da represa. Nos pontos de concentração houve muita animação, músicas, faixas, palavras de ordem para a caminhada e falas sobre a situação da Guarapiranga, reunindo crianças, jovens, pessoas de idade, portadores de necessidades especiais, religiosos e moradores.

Antes do abraço, porém, a mulher que representava a Senhora das Águas chegou ao parque após ter atravessado a represa em um barco, ao lado do padre Jaime Crowe, liderança comunitária e religiosa do Jardim Ângela. Além de representar as águas do reservatório, a Senhora das Águas simbolizou a luta contra o dragão (a poluição e a degradação). Analogia essa que foi retirada dos textos do Apocalipse e encenada por grupos da região. Em seguida, os presentes deram as mãos cantaram a música tema do abraço, composta por Paulo Garfunkel, homenageando a centenária represa.

Instituições organizadoras do Abraço Guarapiranga 2007:

Afubesp
2. CEI Santos Dias 3. Centro de Direitos Humanos e Educação Popular de Capo Limpo – CDHEP
4. Centro Maria-Mariá
5. Centro Universitário Senac
6. CEU Navegantes
7. Comitê do Betinho
8. CIRANDA
9. Espaço – Formação Assessoria e Documentação
10. Fiscais da Natureza
11. Fórum da Agenda 21 e Educação Ambiental para a Sustentabilidade da Bacia da Guarapiranga
12. Fórum em Defesa da Vida do Jardim Ângela
13. Grupo de Escoteiros Almirante Tamandaré
14. Igreja Messiânica - Solo Sagrado de Guarapiranga
15. Instituto Padre Josimo
16. Instituto Socioambiental
17. Juventude Missionária
18. Movimento Eco Estudantil
19. Paróquia Santo Eugenio de Mazeno
20. Paróquia Santos Mártires
21. Polis – Instituto de estudos, formação e assessoria em políticas sociais
22. Projeto Mais Verde
23. Reciclangela
24. Rede Agenda 21 – Sul
25. Rotary Clube – Interlagos e Cidade Dutra
26. SAJAPE
27. SAP – Tempo Wind Clube
28. SESC – Interlagos
29. Sindicato dos Eletricitários de São Paulo
30. Sociedade Ecológica Amigos de Embu – SEAE
31. SOS Represa Guarapiranga
32. SOS Peace
33. Sou da Paz
34. Trip On Jeep
35. Universidade Santo Amaro - UNISA

Apoio:
Prefeitura de São Paulo
Subprefeituras da Capela do Socorro, M´Boi Mirim, Parelheiros e Santo Amaro.

 
 

Fonte: ISA – Instituto Socioambiental (www.isa.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.