Panorama
 
 
 

CONGRESSO INTERNACIONAL DISCUTE ATUAÇÃO DOS ZOOLÓGICOS NA CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2007

28/05/2007 Encontro, que se iniciou ontem, reúne mil participantes durante seis dias em São Paulo

O secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, abriu ontem (27/5) o Seminário Internacional “Todos pela Conservação”, organizado pela Fundação Parque Zoológico de São Paulo (FPZSP), com o objetivo de discutir o papel dos técnicos e dos parques zoológicos na conservação do patrimônio natural. O evento acontece até o dia 01/06 no Hotel Blue Tree Convention (Avenida Ibirapuera, 2.927).

Graziano saudou os participantes em nome do governador José Serra, salientando sua satisfação pessoal pela realização do encontro. “O programa tem muito conteúdo e vai possibilitar aos mais de mil participantes discutirem uma agenda de transformação. Os conceitos do mundo mudam e isso é ótimo, principalmente nesta área. Há quarenta anos, não havia essa preocupação com o bem-estar dos animais” comentou Graziano.

“A ação do homem extrapolou o que a nossa mãe terra consegue suportar. O aquecimento global requer profundas reflexões e reparações. Cada cidadão precisa fazer a sua parte. Neste contexto, a Fundação Parque Zoológico cumpre um papel vital na conservação da biodiversidade, atuando como uma verdadeira arca de Noé dos tempos modernos. O zoológico do século XXI deve ter uma agenda voltada para reverter os efeitos das mudanças globais. Nós queremos participar deste esforço global e para isso é preciso que nos unamos fraternalmente em prol da conservação”, conclamou João Batista da Cruz, presidente da FPZSP.

O seminário reúne, principalmente, médicos veterinários, zoólogos, biólogos, técnicos e dirigentes de zoológicos. A palestra de abertura foi feita pelo diretor científico do Zoológico de Buenos Aires, Luíz Jácome, biólogo responsável pela reintrodução do condor andino na Cordilheira dos Andes. A ave está ameaçada de extinção e hoje, como resultado do trabalho de Jácome, é monitorada pela NASA em seu habitat natural.

“Quando uma espécie se extingue, estamos perdendo material genético único. A América Latina é a região mais rica em biodiversidade do mundo. Agora, imaginem se todas as associações latino-americanas trabalhassem juntas.

Claro que poderíamos fazer muito mais. Nem todas as instituições contam com os mesmos recursos, mas todos podem trabalhar pela conservação se estiverem unidos. A América Latina tem muitos animais emblemáticos que podem ser preservados por meio de programas de conservação”, destacou Jácome.

Outro programa liderado por Jácome, desde 11000, é voltado para a reprodução de uma espécie de jacaré, sendo que nestes dezessete anos, foi possível devolver treze mil jacarés à natureza. Um outro projeto do biólogo tem por objetivo proteger dez espécies de felinos da América do Sul. “A cada passo que damos, sabemos que estamos sendo pioneiros nesta iniciativa. Uma de nossas metas é o desenvolvimento de biotecnologia de reprodução. Estamos montando um banco genético e ainda nem sabemos ao certo quantas centenas de anos esse material pode ficar armazenado. Estamos investindo no futuro”, concluiu Jácome.
Texto: Cris Olivette
Foto: Pedro Calado

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.