Panorama
 
 
 

MINIUSINA DE BIODIESEL DESPERTA INTERESSE INTERNACIONAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2007

(30/05/2007) A miniusina de biodiesel, desenvolvida por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), continua atraindo o interesse de comitivas internacionais. Em menos de uma semana, entre os dias 24 e 29 de maio, a Embrapa recebeu, em Brasília/DF, coreanos, chilenos, argentinos e uruguaios.

Uma comitiva da Embaixada da República da Coréia esteve na Embrapa para obter informações sobre matérias-primas voltadas para a produção de energia adaptáveis ao seu país. O chefe de Comunicação e Negócios da Embrapa Agroenergia, José Eurípedes, apresentou a palestra Culturas para energia no Brasil e acompanhou os representantes da Agência de Desenvolvimento Rural (RDA) da Coréia, Yeong Ho Lee, Gunhwa Kim e Kim Su-Gul e a conselheira da Embaixada, Dong Won Park, na visita à miniusina.

A explicação sobre o funcionamento do protótipo que transforma óleo vegetal em combustível, por meio do processo de craqueamento, foi feita pelos técnicos da Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília-DF), Jairo Dolvim Dantas e Roberto Vieira.

Procisur - Na última quinta-feira, 24, membros do Programa Cooperativo para o Desenvolvimento Tecnológico, Agroalimentar e Agroindustrial do Cone Sul (Procisur) se reuniram com representantes da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da Embrapa para discutir novas áreas de atuação para fortalecer a cooperação regional e se interessaram pela miniusina de biodiesel.

O diretor nacional do Instituto de Investigações Agropecuárias (INIA), o chileno Leopoldo Sáchez Grunert, ficou impressionado com a possibilidade de produzir combustível a partir de grãos como dendê e mamona oferecida pelo equipamento. A comitiva do Procisur, integrada também pelo argentino Emilio Ruz-Jerez e pelo uruguaio Pablo Chilibroste, foi recepcionada pelo gerente-adjunto de Semente e Mudas da Embrapa Transferência de Tecnologia, Ronaldo Andrade.

A miniusina, voltada para a agricultura familiar, pode produzir até 800 litros de biodiesel a partir de oleaginosas, transformando a matéria-prima dentro da propriedade para movimentar tratores, equipamentos de irrigação e motores de barco, geradores de energia, por exemplo. O equipamento, ainda em fase de testes, poderá viabilizar a inclusão social de pequenos agricultores e de comunidades isoladas.
Jornalista Valéria Costa
Colaboração: Alexandra Martins

+ Mais

Embrapa participa do seminário “Biocombustíveis e Biodiversidade”

(26/05/2007) Criado em 1993 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o dia internacional da biodiversidade é comemorado, desde 2000, no dia 22 de maio, aniversário da adoção da Convenção para a Diversidade Biológica. Preocupada com o desaparecimento de espécies animais e vegetais, a Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio) promoveu hoje (25/05) o seminário “Biocombustíveis e Biodiversidade”. O evento contou com a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O chefe-geral da Embrapa Agroenergia (Brasília-DF), Frederico Durães, representou a instituição no painel “Políticas e Perspectivas para Etanol e Biodiesel”. Segundo ele, há áreas no Brasil que podem ser utilizadas para o cultivo de espécies que produzem energia, sem que isso signifique destruir os ecossistemas característicos das diferentes regiões. São cerca de 210 milhões de hectares de pastagens, dos quais cerca de 70% não se constituem de vegetação nativa. Também destacou que a pesquisa está atuando para aumentar a produtividade das espécies, sem que isso signifique incorporar novas fronteiras agrícolas.

Segundo ele, a cana-de-açúcar, por exemplo, está em áreas concentradas no Brasil. Das 558 regiões do Brasil, apenas 6 respondem por 25% da produção dessa commodity; 44, correspondem a 75%. “Do ponto de vista de agricultura de energia e alimentar, o foco principal não é discutir área. Nós temos área no Brasil continental absolutamente suficiente. Além de área, a concorrência é por insumos modernos, por recursos, por meios para fazer a agricultura de alimentos e a energética crescer”, argumentou Durães.

Comemorações

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) comemorou hoje o Dia Internacional da Biodiversidade, com palestras, mostra de vídeos, lançamento de livros e de um serviço no Portal Brasileiro sobre Biodiversidade (PortalBio). O evento foi organizado pela Diretoria de Conservação da Biodiversidade da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do MMA, com apoio da Convenção sobre Diversidade Biológica e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Vitor Moreno

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.