Panorama
 
 
 

MMA APRESENTA NOVAS INFORMAÇÕES DO AQÜÍFERO GUARANI

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2007

30/05/2007 - Rafael Imolene - O Ministério do Meio Ambiente vai apresentar em Ribeirão Preto (SP), nesta quinta-feira (31), informações e mapas atualizados do aqüífero Guarani, até hoje o mais importante reservatório de água doce subterrânea identificada na América do Sul, bem como um dos maiores do mundo. Os novos documentos serão mostrados aos participantes da Abertura da Semana do Meio Ambiente 2007, no município do interior paulista de 560 mil habitantes, abastecido pelas águas do reservatório.

As informações são resultado de um estudo desenvolvido pelo Fundo de Universidades, que integra o Projeto Aqüífero, e contêm os mais recentes dados gerados pelo projeto. As informações incluem avaliação dos recursos hídricos do Sistema Aqüífero Guarani (SAG) no Município da Araguari (MG), o monitoramento hidrogeológico da bacia-piloto do Ribeirão da Onça, o estudo do movimento das águas subterrâneas do sistema, por meio de isótopos, no Paraná, São Paulo e no Uruguai, entre outros estudos.

As informações podem ser baixadas pela internet, no endereço disponibilizado ao final deste texto. No evento também serão apresentados o mapa base do aqüífero, além do material de difusão do Fundo de Cidadania e do Manual de Perfuração de Poços na região da reserva. O Manual deverá ser distribuído nas universidades e instituições que atuam na área de recursos hídricos e também já está disponível na internet.

A abertura da Semana está programada para começar às 9h, com uma reunião da Câmara Técnica de Águas Subterrâneas do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, no Hotel Ibis. No período da tarde, às 16h, haverá plantio de mudas de árvores em área de afloramento do Sistema Aqüífero Guarani (SAG), em um local ainda a ser definido.

Pela noite, na sede do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE), também em Ribeirão Preto, ocorrerá a distribuição de material já produzido sobre o SAG, com início programado para as 19h. Uma hora depois será descerrada a placa de inauguração do Centro de Referência Aqüífero Guarani - Celso Antonio Perticarrari. Às 21h está previsto um pronunciamento da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ainda a ser confirmado. A sede do DAEE fica na Rua Olinda, 150, no bairro Santa Terezinha.

O aqüífero Guarani possui aproximadamente 35 mil quilômetros cúbicos de água, encontrada em profundidades que vão desde 50 metros até 1.800 metros. Está localizado em parte da região leste e centro-sul do continente, passando pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Sua superfície total é de 1,2 milhão de quilômetros quadrados, equivalente aos territórios da França, Itália e Espanha somados. Em sua área de abrangência vivem aproximadamente 25 milhões de pessoas. O Brasil possui a maior parte, cerca de 70% do total, estendendo-se por oito estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Abaixo estão disponibilizados os endereços na internet onde é possível fazer o dowload:

Resultados do Fundo de Universidades:
http://www.sg-guarani.org/index/site/proyecto_particular/pp003b.php

Mapa Base:
http://www.sg-guarani.org/index/site/proyecto/pto003aa.php

Material de difusão do Fundo de Cidadania:
http://www.sg-guarani.org/index/site/proyecto_particular/pp004b.php

Manual de Perfuração de Poços na área do SAG:
http://www.sg-uarani.org/index/pdf/proyecto/licitaciones/hidro/manualperf/Manual_Perfora_pt.pdf

+ Mais

Grupo de Trabalho do Conama dá início a discussões sobre clima

31/05/2007 - Adriano Ceolin - O Grupo de Trabalho (GT) do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) sobre os Impactos das Mudanças Climáticas no Brasil deu seqüência, nesta quinta-feira (31), à identificação de temas setoriais para medidas de adaptação ao aquecimento global.

Cerca de 50 conselheiros se encontraram na sede do Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia (Crea) do Rio de Janeiro, onde elaboraram uma espécie de guia para discussões dentro do Conama. Trata-se do primeiro passo para a formulação de resoluções, proposições e moções relacionadas às mudanças do clima.

O encontro ocorreu um dia após a 50ª Reunião Extraordinária do Conama, também realizada na capital fluminense. Na quarta-feira (30), 15 especialistas fizeram apresentações sobre vulnerabilidades, impactos e adaptações ao aquecimento global.

As palestras serviram de subsídio para o início dos debates no GT. Mesmo assim, a assessora técnica da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental Paula Bennati fez uma apresentação sobre a visão do MMA em relação a medidas de adaptação.

Após a palestra de Paula, os conselheiros deram início à identificação dos temas setoriais. Houve também discussões genéricas sobre as mudanças climáticas. "O GT é o espaço ideal para apresentação de muitas e variadas idéias", disse Nilo Diniz, diretor do Conama.

Os temas selecionados serão encaminhados à Câmara Técnica de Economia e Meio Ambiente, que vai decidir quais propostas poderão resultar em moções, proposições e resoluções do Conama.

+ Mais

Secretários de Agricultura discutem propostas para revitalização do Velho Chico

31/05/2007 - Secretários de Agricultura dos estados da bacia do São Francisco, do Maranhão e do Piauí reúnem-se nesta quinta-feira, dia 31, na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Brasília, para pactuar uma agenda de projetos de recuperação de microbacias e definir um cronograma de cursos sobre assistência técnica em extensão rural nas regiões.

A agenda a ser definida vai contribuir com o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (PR-SF) e visa apoiar o desenvolvimento da agricultura familiar e dos assentamentos rurais em bases sustentáveis. A agricultura familiar sustentável é fundamental para a revitalização das microbacias, uma vez que ali existem várias áreas de agricultura e pecuária, sendo áreas estratégicas para a recuperação, preservação e conservação do rio , afirmou o coordenador do PR-SF, Maurício Laxe.

Para subsidiar a reunião, os secretários contam com o Plano de Ações Estratégicas (PAE) elaborado pela Câmara Técnica Temática do PR-SF e com as diretrizes do Plano Diretor da Bacia. Nesse sentido, será formulado o Plano de Capacitação em Extensão Rural do São Francisco em parceria com as Secretarias de Agricultura estaduais, o Instituto Emater e o Incra.

Na área de recuperação de microbacias estão sendo implantados cinco viveiros nos estados de Minas Gerais e da Bahia, além do Projeto Piloto em Serra Talhada, no sertão de Pernambuco. As ações é uma parceria do Ministério do Meio Ambiente, do Emater e da Agência Nacional de Águas.
Fonte: PR-SF

+ Mais

Marina Silva participa de sessão especial no Senado sobre meio ambiente

30/05/2007 - Rafael Imolene - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, participou de sessão solene especial realizada no Senado Federal nesta quarta-feira (30), em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A sessão foi inicialmente requerida pela senadora Seres Slhessarenko (MT), seguida no requerimento por outros parlamentares. O Dia Mundial do Meio Ambiente é oficialmente comemorado no dia 05 de junho, mas a data no Senado foi antecipada para dar início a uma programação dos parlamentares que se estenderá pela próxima semana.

Marina Silva recebeu elogios dos parlamentares durante seus discursos, que manifestaram apoio à sua gestão como titular do Meio Ambiente. A sessão foi aberta pela apresentação de um coral formado por alunos da Escola das Nações, de Brasília. As crianças apresentaram canções folclóricas e a música Vilarejo, de autoria dos músicos Carlinhos Brown, Arnaldo Antunes e Pedro Baby.

Na seqüência, discursaram os senadores Seres Slhessarenko, Fernando Collor de Mello (AL), Leomar Quintanilha (TO), Jaime Campos (MT), Renato Casagrande (ES) e Cristovam Buarque (DF), além de Marisa Serrano (MS) e Sibbá Machado (AC).

Por fim, fez uso da palavra o presidente do Senado e da sessão especial, Renan Calheiros (AL). Entre os diversos assuntos abordados, os senadores se disseram preocupados com o aquecimento global e disseram ser necessário investir na produção do etanol e do biodiesel.

Compuseram a mesa, junto com Marina, Seres, Quintanilha e Calheiros, também o representante do WWF-Brasil, Cláudio Maretti, e a secretária-adjunta da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Maria do Carmo Ferreira. Acompanharam a solenidade embaixadores, diplomatas, parlamentares e alunos da Escola Comunitária de Campinas, com quem Marina conversou ao final.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.