Panorama
 
 
 

RIO E MINAS FIRMAM COMPROMISSO PARA DESCONTAMINAR BAÍA DE SEPETIBA E REVITALIZAR PORTO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2007

29 de Maio de 2007 - Thais Leitão - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - Um protocolo de compromisso que prevê a revitalização de uma área do porto fluminense de Itaguaí foi assinado hoje (29) entre os governos do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, e o Ministério do Meio Ambiente, na abertura da 50 ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

De acordo com o protocolo, serão definidas ações para contornar os prejuízos ambientais causados à baía de Sepetiba, onde fica o porto, pela mineradora Ingá Mercantil. A companhia foi instalada no local em 1969, para extração de zinco por meio de um processo que utiliza produtos químicos e gera resíduos tóxicos.

Com a falência da empresa, em 1998, os rejeitos foram abandonados e causaram a contaminação da baía com metais pesados. O principal credor da massa falida da mineradora é o estado de Minas Gerais.

Na solenidade de assinatura do protocolo, a ministra Marina Silva destacou a parceria entre os governos para garantir avanços nas questões ambientais, como a da baía de Sepetiba. "O Rio de Janeiro é sempre percebido pelo país inteiro como a primeira capital, a que ficou no coração das pessoas. Por isso é muito bom ver que há um trabalho conjunto do governo federal com o estadual. E no setor ambiental essa parceria tem sido muito positiva", disse.

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, depois de afirmar que com a recuperação da área será possível “levar o mar até Minas”, lembrou que a parceria “está transformando um problema em uma grande solução”. Ele destacou a possibilidade de escoar os produtos mineiros pela baía de Sepetiba, “hoje uma das áreas mais críticas do estado, do ponto de vista ambiental”.

O compromisso, acrescentou, vai facilitar a compra da área abandonada por uma empresa mineira, que se comprometerá em descontaminar a região. O secretário de Meio Ambiente de Minas Gerais, José Carlos Carvalho, representou o governo do estado na assinatura do protocolo.

+ Mais

Ministério do Meio Ambiente divulga informações e mapas sobre aqüífero Guarani

31 de Maio de 2007 - Brasília - O Ministério do Meio Ambiente apresenta hoje (31), em Ribeirão Preto (SP), informações e mapas atualizados do aqüífero Guarani, considerado o mais importante reservatório de água doce subterrânea identificado na América do Sul. Os novos documentos serão mostrados aos participantes da solenidade de abertura da Semana do Meio Ambiente 2007, no município paulista de 560 mil habitantes, abastecido pelas águas do reservatório.

Os documentos, resultado de um estudo desenvolvido pelo Fundo de Universidades, que integra o Projeto Aqüífero, incluem avaliação dos recursos hídricos do Sistema Aqüífero Guarani (SAG) no município da Araguari (MG), o monitoramento hidrogeológico da bacia-piloto do Ribeirão da Onça, o estudo do movimento das águas subterrâneas do sistema, por meio de isótopos, no Paraná, São Paulo e no Uruguai, entre outros dados. No evento também serão apresentados o mapa base do aqüífero, além do material de difusão do Fundo de Cidadania e do Manual de Perfuração de Poços na região da reserva. O manual deverá ser distribuído nas universidades e instituições que atuam na área de recursos hídricos.

A abertura da Semana será às 9 horas, com uma reunião da Câmara Técnica de Águas Subterrâneas do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, no Hotel Ibis. No período da tarde, às 16 horas, haverá plantio de mudas de árvores em área de afloramento do Sistema Aqüífero Guarani (SAG).

À noite, na sede do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE), também em Ribeirão Preto, ocorrerá a distribuição de material já produzido sobre o SAG, com início programado para as 19 horas. Uma hora depois ,será descerrada a placa de inauguração do Centro de Referência Aqüífero Guarani Celso Antonio Perticarrari. Às 21 horas, está previsto um pronunciamento da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

O aqüífero Guarani possui aproximadamente 35 mil quilômetros cúbicos de água, encontrada em profundidades que vão de 50 metros até 1,8 mil metros. Está localizado em parte da região leste e centro-sul do continente, passando pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Sua superfície total é de 1,2 milhão de quilômetros quadrados, equivalente aos territórios da França, Itália e Espanha somados. Em sua área de abrangência vivem aproximadamente 25 milhões de pessoas.

O Brasil possui a maior parte, cerca de 70% do total, estendendo-se por oito estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.