Panorama
 
 
 

CNPI – COMISSÃO NACIONAL DE POLÍTICA INDIGENISTA DEFINE REGIMENTO INTERNO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2007

08 de junho - Terminou nesta terça-feira, 06/06/07, a reunião da Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI), no Ministério da Justiça. Nesse primeiro encontro do grupo, foram definidos o regimento interno da CNPI e a composição das subcomissões temáticas, das quais participam representantes governamentais e lideranças indígenas. Dentre os vinte representantes indígenas que participam da comissão, metade terá direito a voto nas matérias discutidas em plenário.

A representante indígena Pierlangela Nascimento Wapichana, saiu do encontro com uma avaliação positiva. Para ela, a abertura para o diálogo envolvendo governo federal, líderes indígenas e organizações não-governamentais deverá trazer melhorias aos povos indígenas. “Mesmo diante de embates, de acordo com os interesses de cada um, está havendo entendimento nas discussões”, diz Pierlangela.

A data da próxima reunião, em caráter extraordinário, já foi definida. Os membros da CNPI se encontrarão novamente no dia 12 de julho. A pauta prevê o debate sobre temas que fazem parte do Estatuto dos Povos Indígenas, ainda não aprovado pelo governo. As prioridades na discussão incluem o projeto de mineração em terras indígenas, a violência contra índios e o serviço de saúde indígena.

Primeiro encontro

Instituída em 2006, cabe à CNPI a responsabilidade de desenvolver estratégias de monitoramento e avaliação das atividades de órgãos federais relacionadas com a área indigenista. Além disso, a Comissão deverá propor e acompanhar a atualização de leis, diretrizes e normas, incentivando a participação dos povos indígenas e apoiando os diferentes órgãos responsáveis pela execução das ações dirigidas aos índios.

A CNPI é composta por 20 representantes indígenas e por dois membros do Ministério da Justiça, sendo um deles o Presidente da Fundação Nacional do Índio, Márcio Augusto Freitas de Meira, que também presidirá a Comissão. Ainda fazem parte da Comissão um representante de cada um dos seguintes órgãos: Casa Civil, Secretaria-Geral e Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Ministério de Minas e Energia, Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ministério da Defesa e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

De acordo com o Decreto de 22 de março de 2006 que instituiu a CNPI, todas as reuniões ocorrerão em Brasília a cada dois meses, e sempre que o Presidente ou dois terços dos membros a convoquem. De caráter temporário, a Comissão antecede a instalação do Conselho Nacional de Política Indigenista, integrado ao Ministério da Justiça, e cujo projeto de criação será da própria CNPI.

 
 

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.