Panorama
 
 
 

ESTADO CRIA BANCO DE ÁREAS PARA PROMOVER REFLORESTAMENTO E NEUTRALIZAR CARBONO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2007

06/06/2007 O governador José Serra e o secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, lançaram nesta quarta-feira (6/6), em Lorena, no Vale do Paraíba, o Banco de Áreas Disponíveis para Recuperação Florestal. A resolução, criando o Banco de Áreas, cujo objetivo é conciliar os interesses de proprietários rurais que dispõem de terras para o plantio e de empresários que dispõem de recursos para essa finalidade, foi assinada pelo secretário Graziano, durante visita à Fazenda Conceição, onde existem vários reflorestamentos. O Banco de Áreas, então, deverá estimular a ampliação da cobertura vegetal existente, neutralizar as emissões de gases de efeito estufa e fortalecer o Projeto de Recuperação de Matas Ciliares, um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos do Governo do Estado.

Segundo Serra, "a meta do governo é recuperar 1,7 milhão de hectares de áreas ciliares, o que deverá promover o aumento da cobertura vegetal no Estado em 50%". Salientou que se trata de um programa de 25 anos, pois para o replantio de um hectare serão necessárias quase duas mil mudas, o que totalizará 3,4 bilhões de unidades, cuja produção demanda um prazo longo. Mas disse confiar no sucesso da iniciativa, pois os órgãos do Estado prestarão assistência técnica aos que aderirem ao programa.

O secretário do Meio Ambiente enfatizou que se trata do "mais ousado projeto de recuperação de áreas degradadas, abrangendo uma área de 115 mil hectares no Vale do Paraíba, com o apoio do governador e o envolvimento da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, organizações não-governamentais e empresários, todos querendo ajudar a melhorar a qualidade do meio ambiente".

Tanto Serra quanto Graziano elogiaram o ecologista Tamas Makray, do Instituto Oikos de Agroecologia, em cuja fazenda de 90 hectares se realizou a solenidade de assinatura da resolução que criou o banco de áreas para recuperação florestal. Nesse local, está sendo desenvolvido um projeto de agricultura orgânica e de recuperação florestal, apontado como referência e que motivou a criação do Projeto de Corredores Ecológicos do Vale do Paraíba, cujo objetivo é a revegetação de uma área de 150 mil hectares em dez anos.

O evento contou também com as presenças dos prefeitos Paulo Neme, de Lorena, Gilberto Vicente do Carmo, de Potim, Fabiano Chalita Vieira, de Cachoeira Paulista, Otacílio da Silva, de Piquete, Marcos de Oliveira Galvão, de Roseira, e Walderez de Lucena, de Canas, além de Júnior Filipo, que, além de prefeito de Guaratinguetá, é também presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

Estiveram presentes, ainda, o deputado Aloísio Vieira (PDT), o coronel Ronaldo Severo Ramos, comandante da Polícia Militar Ambiental, e Helena Carrascosa, coordenadora de Licenciamento Ambiental e Proteção dos Recursos Naturais da Secretaria do Meio Ambiente.

Compensação de emissões de gases de efeito estufa

O Banco de Áreas Disponíveis para Recuperação Florestal tem a finalidade de identificar, cadastrar e divulgar dados sobre áreas onde possam ser implantados projetos de reflorestamento executados pela iniciativa privada procedendo à compensação voluntária de emissões de gases de efeito estufa, cumprimento de compromissos ambientais ou no âmbito de ações de responsabilidade social.

Segundo a resolução, a inscrição será voluntária e sem custo para os interessados, desde que sobre as áreas cadastradas não incidam obrigações administrativas ou judiciais de recuperação determinadas por autos de infração ambiental, termos de compromisso de recuperação ambeintal ou termos de ajustamento de conduta.

As informações serão organizadas conforme as dimensões das áreas - pequenas, com até 50 hectares; médias, de 51 a 500 hectares; e grandes, com mais de 501 hectare -, a bacia hidrográfica e o município em que se localizam e a extensão a ser recuperada. Serão consideradas ainda informações como a localização em unidade de conservação de proteção integral, uso sustentável ou existência de fragmentos de vegetação remanescente significativa para a conservação da biodiversidade.

Os dados serão disponibilizados para consultas no site http://sigam.ambiente.sp.gov.br, onde os interessados poderão, ainda, obter o formulário para cadastramento de áreas, que estará disponível também nas unidades regionais do Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais - DEPRN. À Coordenadoria de Licenciamento Ambiental e Proteção dos Recursos Naturais - CPRN caberá a administração do Banco, no âmbito do Projeto Mata Ciliar.
Texto: Newton Miura
Foto: José Jorge

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.