Panorama
 
 
 

ESTUDANTES APRENDEM A CUIDAR DA NATUREZA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2007

(05/06/2007) A preocupação com o meio ambiente começou cedo para os alunos do ensino fundamental de dois colégios do Distrito Federal. Eles plantaram mudas de árvores nativas do cerrado, como o ipê rosa, a copaíba, a quaresmeira, o angico, a cagaita e a pitanga. Ao todo são 21 espécies que vão compor um bosque no meio de Brasília, mostrando um pouco da biodiversidade da região e tornando o ambiente agradável para quem passeia pelo lugar. A iniciativa foi do Jornal de Brasília, com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Muitas das crianças queriam levar o que aprenderam com os instrutores que coordenavam as atividades para suas casas. Júlio Alexandre, de 9 anos, da Escola Classe 3, do Guará (DF), vai falar para a irmã que não pode queimar árvores, matar animais, poluir rios nem mares. Laiane, também de 9 anos, do Centro de Ensino Construindo o Saber, de Taguatinga (DF), aprendeu que precisa economizar água, que não deve jogar lixo no chão, nem nos rios. “Isso vai servir para cuidar da natureza”, diz.

O biólogo Márcio Silveira Armando, da Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília-DF), destacou a importância de despertar nas crianças a consciência ambiental. “Quando as crianças são incentivadas, cobram dos pais uma postura diferente. Com o cenário global de aquecimento, todo mundo tem que estar atento a esse assunto. A Embrapa vem trabalhando com isso em todo o Brasil”, destacou.

Dia Mundial do Meio Ambiente - A plantação do bosque faz parte das atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado hoje, dia 5. Segundo a executiva de marketing do jornal, Luciana Câmara, a idéia era fazer algo que viesse ao encontro das preocupações ambientais da Empresa, mas que traspassasse suas fronteiras. Além de plantar árvores, as crianças assistiram a uma apresentação teatral do grupo “Trupe da Cidade” com a temática da conservação ambiental em foco. A data também está sendo lembrada pelo jornal com a publicação de um caderno especial.

Plantio e panfletagem em Concórdia - Os alunos de sétima e oitava séries da Escola Básica Municipal João Theobaldo Magarinos realizam hoje, dia 5 de junho, ações voltadas ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Um material foi elaborado na Escola e será distribuído aos pedestres e motoristas no centro da cidade (esquina das ruas do Comércio e Doutor Maruri). Pequenas esquetes com imagens, caracterizações e ilustrações também integram a programação. No bairro Vista Alegre, onde o estabelecimento de ensino está localizado, serão cultivadas 100 mudas de árvores nas calçadas que não possuem variedades.
Jornalistas: Vitor Moreno
Colaboração: Verônica Soares
Assessoria de Comunicação Social – Embrapa

+ Mais
Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado na Embrapa

(05/06/2007) Até amanhã, 6 de junho, o município de Dourados, Mato Grosso do Sul, realiza a VIII Semana do Meio Ambiente e a XI Eco Dourados. Com o tema "Nossa Amazônia é aqui", a Semana pretende discutir, capacitar e aprimorar a área ambiental junto a universitários, professores, pesquisadores, ambientalistas, estudantes e comunidade em geral.

Co-realizadora do evento, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, abre os portões de sua Unidade na cidade, Embrapa Agropecuária Oeste, para visitas técnicas às instalações. Além disso, pesquisadores ministram mini-cursos e palestras. Os alunos da rede pública de ensino podem conhecer o campo experimental e as pesquisas da Unidade, como o Projeto Mandala, um modelo inovador de irrigação, que distribui água uniformemente para plantações diferentes. A irrigação é em forma de círculos concêntricos e com várias culturas integradas, sendo seu uso indicado para pequenas propriedades e agricultores familiares.

Cursos - pesquisadora e veterinária da Embrapa, Márcia Ishikawa apresenta "Boas práticas, sanidade e meio ambiente". O mini-curso aborda trabalhos e artigos para ressaltar e discutir a relação entre as boas práticas, a sanidade e o meio ambiente. Márcia esclarece que "a piscicultura consiste em uma atividade produtiva em pleno crescimento em nossa região, representa uma atividade promissora na produção de alimentos, alternativas de lazer (pesque-pague e peixe ornamental) e contribui para a redução de impactos negativos da exploração pesqueira indiscriminada. No entanto, pode também ser considerada como uma possível fonte de poluição ambiental e problemas sanitários quando as Boas Práticas não são preconizadas".

Com "Agroecologia - estratégias para a conservação e melhoria ambiental", o pesquisador e biólogo da Embrapa Milton Padovan apresenta esta nova abordagem da agricultura que integra diversos aspectos agronômicos, ecológicos e socioeconômicos na avaliação dos efeitos das técnicas agrícolas sobre a produção de alimentos e na sociedade como um todo. A agroecologia representa um conjunto de técnicas e conceitos que surgiu em meados dos anos 90 e visa a produção de alimentos mais saudáveis e naturais, tendo como princípio básico o uso racional dos recursos naturais.

Agroenergia - Pauta de muitas rodas de discussão, a agroenergia também está presente na Semana do Meio Ambiente. O pesquisador e chefe de comunicação e negócios da Embrapa Agroenergia, José Eurípedes da Silva, faz o Painel "Agroenergia - caminho para a sustentabilidade?", com a participação dos especialistas Renato Roscoe, da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS), José Trevelin Jr, da Usina Eldorado Ltda, e Vítor Comar, do Instituto de Meio Ambiente e Desenvolvimento – IMAD.

Amazônia - Os laboratórios de Sementes Florestais e de Botânica da Embrapa Amazônia Oriental (Belém-PA) realizam oficinas, palestras, visitações e cursos, direcionados ao público interno e externo. O objetivo do evento é divulgar as atividades de pesquisas realizadas pelos laboratórios, incentivando a prática de ações concretas voltadas ao meio ambiente. Na programação, oficina de coleta e identificação de material botânico, palestras sobre a importância da anatomia da madeira no contexto sócio-econômico e a importância do manejo de sementes para a conservação do meio ambiente, visitações ao Herbário e a Xiloteca, ao viveiro do laboratório de Sementes Florestais e as trilhas da Capoeira do Black, palestras sobre compostagem orgânica e ecologia da polinização, além do curso de produção de mudas de espécies florestais, direcionados a estudantes de ensino médio e a funcionários da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Para finalizar, haverá visitação ao Horto de plantas medicinais e a realização do curso de produção de mudas de espécies florestais de interesse econômico na região.
Dalízia Aguiar

+ Mais

Exposição homenageia Dia Mundial do Meio Ambiente

(05/06/2007) Hoje, dia 05 de junho, é comemorado, em todo o mundo, o Dia do Meio Ambiente. Para homenagear essa data tão importante, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e a Embrapa Café, Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa localizadas em Brasília, DF, promovem, de 4 a 6 de junho das 10 às 22h, uma exposição no Shopping Conjunto Nacional, em Brasília, DF, com o objetivo de apresentar ao público da capital federal as tecnologias que estão sendo desenvolvidas pela Embrapa para promover o desenvolvimento sustentável.

Pesquisas - O controle biológico de pragas agrícolas e mosquitos transmissores de doenças é uma das prioridades de pesquisa da Embrapa em relação à preservação do meio ambiente. O controle biológico se baseia no uso de "inimigos naturais" - insetos e microorganismos (fungos, vírus e bactérias) - das pragas para combatê-las. Esses agentes naturais são específicos para as pragas e não causam mal à saúde humana, de animais e ao meio ambiente. São desenvolvidos vários estudos nessa linha nas unidades da Empresa em todo o Brasil, mas o que será destaque durante o evento no shopping é o inseticida biológico para combater o mosquito da dengue.

O Distrito Federal inovou em saúde pública ao utilizar, pela primeira vez no Brasil, um produto biológico em uma campanha de saúde pública no combate à dengue. O produto, denominado Bt-horus, foi desenvolvido pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em parceria com a empresa privada Bthek Biotecnologia, e é eficaz contra o mosquito Aedes aegypti. O Bt-horus contém, em sua fórmula, apenas a bactéria Bacillus thuringiensis, específica para controlar o mosquito e, por isso, não causa danos à saúde humana e ao meio ambiente. O bioinseticida vem sendo usado na cidade de São Sebastião, que contém o maior número de casas infestadas pelo Aedes aegypti no DF, desde janeiro deste ano, com ótimos resultados. Antes da campanha, como explica a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Rose Monnerat, o índice de infestação em São Sebastião era de cerca de 4%, considerado quase como risco epidêmico. Hoje, esse número caiu para abaixo de 1%, nível aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS). •

Estudos de comunicação entre insetos - A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia também desenvolve pesquisas com semioquímicos (feromônios) para controle e monitoramento de percevejos que atuam como pragas na cultura da soja no Brasil. Os feromônios são os mais importantes elementos da comunicação entre os insetos. São substâncias químicas de cheiro peculiar, presentes em cada espécie, que atuam como meios de comunicação. Na natureza, os feromônios são responsáveis pela atração de indivíduos da mesma espécie para acasalamento, demarcação de território e outros tipos de comportamento. Os cientistas reproduzem, em laboratório, as condições observadas na natureza para monitorar o comportamento dos insetos-praga e interromper a sua reprodução.

As pesquisas estão sendo conduzidas em parceria com a empresa privada Biocontrole - Métodos de Controle de Pragas Ltda. e vão resultar no desenvolvimento do primeiro produto biológico à base de semioquímicos para controle do percevejo marrom da soja no Brasil. O pesquisador Miguel Borges, coordenador dos estudos na Embrapa, acredita que o produto esteja no mercado em 2007. Segundo o pesquisador, os semioquímicos ocupam hoje cerca de 30% do mercado de biopesticidas no mundo, perdendo apenas para os inseticidas bacterianos e os botânicos. No Brasil, o mercado de semioquímicos está em franca expansão, com mais de 15 produtos registrados e outros em fase de registro.

Controle biológico de pragas do café - Outra pesquisa em andamento na Embrapa é o controle biológico do nematóide das galhas do cafeeiro, uma das piores ameaças à cultura de café capaz de causar perdas de cerca de US$ 100 bilhões nas produções agrícolas em todo o mundo. A pesquisa está sendo desenvolvida a partir da utilização de uma bactéria denominada Pasteuria penetrans, que é altamente específica para combater o nematóide das galhas e, por isso, não polui o meio ambiente e não parasita animais. O objetivo é desenvolver um produto biológico a partir dessa bactéria, a exemplo do que foi feito com o Bt-horus, usado para combater o mosquito da dengue (veja terceiro parágrafo). Testes feitos nos laboratórios da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia pela pesquisadora Regina Carneiro com a bactéria têm alcançado eficiência de 80% no controle desse nematóide em plantas de cafeeiro altamente infectadas.

O público que visitar a exposição da Embrapa no Conjunto Nacional, em Brasília, vai conhecer também sementes de espécies amazônicas e plantas nativas do cerrado que fazem parte das pesquisas de conservação e uso sustentável desenvolvidas pela Embrapa.
Jornalista: Fernanda Diniz
Assessoria da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.