Panorama
 
 
 

GOVERNO ANUNCIA DIVERSAS AÇÕES PARA PROTEÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2007

05/06/2007 O governador José Serra, ao lado do secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, anunciou quatro ações para defesa da fauna hoje (5/6), Dia Internacional do Meio Ambiente, durante uma blitz realizada pela Polícia Militar Ambiental, que apreendeu 27 aves silvestres, na Vila Caraguatá, próximo ao Parque Zoológico de São Paulo, na zona sudeste da capital.

Em meio a sabiás, curiós, pintassilgos, galos de campina, picharros, canários da terra, juritis e azulões, todas espécies originárias da Mata Atlântica e este último ameaçado de extinção no estado de São Paulo, Serra e Graziano anunciaram a elaboração de uma lei estadual para a proteção da fauna silvestre, o credenciamento de centros de recepção de animais apreendidos, a incorporação e o treinamento de 240 policiais militares até o final do ano e a disponibilização do 0800-113560, que já atende a chamados de emergências químicas e denúncias de fumaça preta, para a população delatar outros casos de maus tratos a animais silvestres.

Segundo o governador, a elaboração de uma lei para proteção da fauna silvestre tem como objetivo dar autonomia ao Estado para punir os responsáveis por maus tratos a estes animais, que atualmente podem ser detidos, com penas de seis meses a um ano, ou ainda pagar multa de R$ 500,00 a R$ 1.000,00. “Maus tratos e tráfico de animal silvestre é crime e essas ações são para defender a natureza e impedir a crueldade e a extinção”, declarou o governador. Serra também afirmou a necessidade de estimular o trabalho de educação ambiental junto à população, para que a mesma seja orientada a denunciar.

Segundo o secretário estadual de Meio Ambiente, foram recolhidas 105.000 aves nos últimos cinco anos, muitas delas com base em denúncias da população. “É preciso mudar a atitude ambiental das pessoas, para isso estamos criando uma coordenadoria de educação ambiental e faremos mutirões ambientais junto à população. O primeiro deles será em agosto deste ano, contra o desperdício de água”, anunciou Graziano.

Para o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa de São Paulo, deputado Feliciano Filho, que também acompanhou a blitz, a idéia é elaborar uma lei estadual, semelhante à federal, que dê maior poder de atuação por parte do governo do estado.

Graziano afirmou que a atuação do IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis no Estado de São Paulo é insuficiente e que o estado precisa ter capacidade de atuação própria, sem depender do governo federal.
Texto: Valéria Duarte
Foto: José Jorge

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.