Panorama
 
 
 

IBAMA IMPEDE TREINAMENTO CIRÚRGICO IRREGULAR EM CÃES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2007

Brasília (04/06/2007) - Fiscais do Ibama apreenderam ontem 121 cães que seriam utilizados irregularmente em treinamentos cirúrgicos durante um curso de medicina em um hotel na cidade de Anápolis/GO. Os responsáveis pelo curso não cumpriram a legislação que exige que os experimentos sejam realizados em centros de pesquisa e os animais fiquem, no mínimo, 15 dias em biotérios legalmente autorizados. Segundo a documentação apresentada pelo hotel, os últimos cães foram entregues no dia 31 de maio de 2007 e o curso, se não fosse embargado pelo Ibama, começaria hoje de manhã.

A veterinária da equipe do Ibama, Tatiana Lucena, verificou a ocorrência de maus tratos no canil do hotel. “Alguns cães não estavam saudáveis, com diarréia, por exemplo, e mesmo assim eles não estavam separados dos demais”, relatou a veterinária. Segundo os fiscais, as instalações do hotel eram tão precárias que o equipamento cirúrgico estava amontoado numa sala (foto abaixo) e havia um cachorro morto no canil (foto acima).

Além da multa de dois mil reais pela morte do cão, o hotel foi notificado a apresentar os documentos relacionados ao curso que seria realizado, inclusive o acordo com a Prefeitura de Anápolis e com o médico responsável pelo evento. “A despeito de determinados posicionamentos éticos, a legislação brasileira não proíbe a vivissecção”, explicou o chefe de fiscalização de fauna do Ibama, Roberto Cabral. Lembrando que a lei prevê medidas para que se evite abusos ou maus tratos. “No caso em questão, estas mediadas não foram adotadas”.

Segundo a fiscalização do Ibama, alguns dos animais encontrados no canil tinham coleira, ou seja, muito provavelmente tinham dono. Os funcionários do hotel também contaram ao fiscais que várias pessoas já ligaram para perguntar se seus cachorros estavam no canil. Na terça passada, um cão foi resgatado pelo seu dono.
Lei – maus tratos - art. 32 da 9.605;
Lei de vivisecção - 6638/79
Gustavo Rick

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.