Panorama
 
 
 

JARDIM BOTÂNICO DO RIO COMEMORA 199 ANOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2007

08/06/2007 - Para comemorar o aniversário de 199 anos, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro promoverá dois dias de atividades variadas. Na véspera do aniversário, dia 12 de junho, será realizado o seminário "Conferência Rio 92 -15 anos depois". No centro dos debates do seminário, que será realizado às 14h30, no Solar da Imperatriz, estarão a história e os desdobramentos da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, com a participação do secretário estadual do Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, além de integrantes da conferência e representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE), da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do próprio Jardim Botânico.

No dia 13 de junho, entre as atividades previstas estão a inauguração do Jardim dos Beija-Flores, um passeio ao Jardim Sensorial conduzido por deficientes visuais e a apresentação do conjunto instrumental Amadeus. O Jardim dos Beija-Flores, o mais novo jardim temático do parque, surgiu a partir da recuperação do Caminho da Mata Atlântica e áreas contíguas para uso público e educação ambiental, por meio de uma parceria entre o Jardim Botânico e a Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro (CEG). A implantação deste espaço exigiu um levantamento das espécies de beija-flores que ocorrem no arboreto e um inventário de espécies da Mata Atlântica polinizadas por essas aves. A inauguração será às 11h, no largo do Jardim dos Beija-Flores.

Dentro das comemorações, os deficientes visuais serão os guias de um passeio pelo Jardim Sensorial. Um grupo de instrutores e alunos do Instituto Benjamin Constant conduzirão os visitantes com vendas nos olhos pelo jardim. Todos terão a oportunidade de usar o olfato e o tato para identificar as plantas. Após o percurso, os visitantes deverão responder um questionário onde deixarão registradas suas impressões.

A programação de aniversário do Jardim Botânico, no dia 13 de junho, terá ainda, às 10h, a apresentação do conjunto instrumental Amadeus, na fachada do Centro de Visitantes. O grupo foi criado há dois anos com jovens oriundos do grupo Os Pequenos Mozart, todos do Instituto Casa de Cultura Rio. O conjunto é formado por oito alunos, de 13 a 16 anos, com grande habilidade técnica no violino. Eles se apresentam com roupas do século XVII, época do grande compositor Wolfgang Amadeus Mozart.

+ Mais

MMA prepara distribuição de kits de educação

05/06/2007 - Adriano Ceolin - O Ministério do Meio Ambiente (MMA) prepara a distribuição de 1000 kits a educadores e formadores de opinião no território brasileiro e nos demais sete países que falam língua portuguesa. "Essa ação faz parte do programa Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, da Unesco", disse Marcos Sorrentino, diretor de Educação Ambiental do MMA.

Cada kit é composto por três publicações sobre educação ambiental. Os títulos são: "Aqui é onde moro, aqui nós vivemos", de Carlos Rodrigues Brandão; "Identidades de Educação Ambiental no Brasil"; e "Encontros e Caminhos". "Esses dois últimos são obras compostas por textos de diversos autores especializados no tema", explicou Sorrentino.

No Brasil, os kits serão distribuídos a 150 coletivos educadores e 390 salas verdes, como os centros de referência ambiental. "Coletivos são grupos formados por instituições que atuam numa determinada área", disse Sorrentino. "Por exemplo, na região leste do estado do Paraná, 43 instituições se uniram para atuar em 34 municípios", afirmou o diretor.

No exterior, serão enviados dois kits a cada um dos sete países que utilizam como idioma a língua portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Segundo o diretor de Educação Ambiental, a distribuição poderá começar ainda neste mês.

+ Mais

Países finalizam documento para conferência sobre desertificação

04/06/2007 - Rafael Imolene - Países representantes de blocos regionais da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD, na sigla em inglês) se reuniram em Genebra, na Suíça, de 28 de maio a 1º de junho, para elaborar o documento que será apresentado a todos os demais países na Conferência das Partes (COP) programada para o mês de setembro em Madri, na Espanha. O Brasil é um dos países que representa toda a América Latina e o Caribe, e registrou sua presença por intermédio dos Ministérios do Meio Ambiente e das Relações Exteriores.

O documento representa um avanço nas negociações entre os países, segundo avaliação do coordenador-técnico do Programa de Combate à Desertificação do MMA, José Roberto Lima, que participou em Genebra da elaboração do relatório. O material estará disponível na internet ainda na primeira quinzena de junho, na página do Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação. De acordo com José Roberto, a UNCCD tem ampliado sua importância e, em um prazo curto, vai se nivelar a outras duas convenções da ONU, a de Biodiversidade e a de Mudanças Climáticas.

"O relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), que mostra uma relação direta entre mudanças climáticas e desertificação, favorece o crescimento do tema para ser debatido em todo o mundo", disse José Roberto.

Nesta terça-feira (5), o coordenador do Programa de Combate à Desertificação do MMA participará em Vitória (ES) de um seminário promovido pela Rede Tribuna de Comunicação. No evento, José Roberto discorrerá sobre mudanças climáticas e desertificação.

+ Mais

A3P promove eventos na Semana do Meio Ambiente

01/06/2007 - O programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente, está promovendo e apoiando vários eventos durante a Semana do Meio Ambiente, que iniciou no dia 31 de maio e encerrará no dia 6 de junho. Um deles é a cerimônia de adesão da Caixa Econômica Federal (CEF) ao A3P, na próxima segunda-feira (04), no Teatro da Caixa Cultural Brasília, às 9h, quando serão apresentadas as mudanças nas políticas da instituição para adaptá-las aos princípios da responsabilidade socioempresarial.

Na terça-feira (05), o programa será apresentado aos funcionários do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), por meio de uma palestra, às 16h30, na sede do colegiado. O conselho já aderiu ao A3P e esse evento marca o início da sua implementação.

Na sede das Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte), empresa que está estudando a implantação do programa, será promovida uma palestra sobre aquecimento global e A3P. O evento acontecerá na quarta-feira (06), às 14h30.

A programação da A3P para a Semana do Meio Ambiente iniciou na última quinta-feira (31), quando a coordenação do programa ministrou a aula inaugural do curso de Especialização em Gestão Ambiental nas Organizações do Cefet de Ouro Preto, em Minas Gerais.

O MMA lançou o programa A3P em 2001 para sensibilizar gestores públicos sobre questões ambientais, estimulando-os a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental no dia-a-dia. Além de promover a economia de recursos naturais, o programa incentiva a redução de gastos institucionais com o uso racional dos bens públicos e da gestão adequada dos resíduos. Em 2005, foi criada a Rede A3P , um canal de comunicação permanente para promover o intercâmbio técnico, difundir informações, sistematizar dados sobre o desempenho ambiental dos órgãos e promover programas de formação e mudanças organizacionais. Atualmente, cerca de 400 órgãos públicos participam dessa rede.

+ Mais

Arpa apóia acordo entre índios e ribeirinhos no Lago do Capanã

01/06/2007 - Adriano Ceolin - Indígenas e ribeirinhos que vivem na região do Lago do Capanã Grande, localizado no município amazonense de Manicoré, firmaram um acordo prevendo o uso conjunto do território. O acerto contou com o apoio do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), que financia ações em unidade de conservação (UC) próxima do local onde havia o conflito.

Assinado no último dia 23 de maio, o acordo foi mediado pelo Ibama, pela Fundação Nacional do Índio (Funai) e pela Câmara de Vereadores de Manicoré. Cerca de 60 representantes dos índios e dos ribeirinhos participaram da negociação. O apoio do Arpa foi fundamental para que conseguíssemos esse acordo. É sempre necessário tratar desses assuntos de forma integrada , disse o coordenador estadual do Centro Nacional de Desenvolvimento Sustentado das Populações Tradicionais (CNPT) do Ibama, Leonardo Pacheco.

Segundo ele, o conflito ocorria no entorno da UC localizada na área. Ribeirinhos e indígenas da terra Palmeiras disputavam a região para a prática da pesca e do manejo dos recursos florestais, sobretudo de castanheiras e seringueiras.

O compromisso foi firmado com base em nove pontos. Foram levadas em consideração questões associadas ao uso do território com finalidade específica para subsistência. Caça e pesca, por exemplo, só poderão ser empregadas para alimentação das famílias dos índios e ribeirinhos. No próximo dia 25, as lideranças voltarão a se reunir para expressar a impressão das comunidades sobre o acordo firmado , explicou Pacheco. Agora o acordo tem de ser consolidado na prática , disse.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.