Panorama
 
 
 

MCT DEBATE SOBRE AQUECIMENTO GLOBAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2007

Pesquisador holandês faz palestra sobre adaptações às mudanças climáticas

Inpe - 11/06/2007 - Nesta quinta-feira (14), às 10h30, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT) recebe o diretor científico do Programa Holandês de Mudanças Climáticas, Pavel Kabat , que irá apresentar a palestra "O Desafio das Adaptações às Mudanças Climáticas: o Exemplo que Vem da Holanda". Professor titular da Universidade de Wageningen, Holanda, Pavel Kabat vem ao Inpe a convite de Carlos Nobre, pesquisador do Instituto.

A Holanda tem 75% de seu território em baixas elevações e é considerada um dos países do mundo onde os estudos sobre as vulnerabilidades do país às mudanças climáticas estão mais adiantados. Como resultado dos estudos de impactos em diversos setores e sistemas, o país desenvolveu e já está implementando um arrojado plano nacional de adaptação e convivência com as mudanças climáticas, tornando o país "à prova do clima" (climate proofing).

O palestrante, que coordena o avanço científico do Programa de Mudanças Climáticas da Holanda, está numa posição ímpar para relatar como um país desenvolvido e vulnerável às mudanças climáticas, notadamente ao aumento do nível do mar, está respondendo a este grande desafio.

A palestra é aberta ao público, porém os interessados devem confirmar presença através do email http://marjorie@dir.inpe.br. As inscrições são limitadas à capacidade do auditório, de 70 lugares. A apresentação, em inglês, será no auditório Sérgio Sobral de Oliveira, que fica na sede do Inpe, em São José dos Campos (SP).
Marjorie Xavier - Assessoria de Imprensa do INPE

+ Mais

Reunião de agroecologia debate sistemas sustentáveis

Amazônia - 11/06/2007 - Os princípios básicos para o desenho e o manejo de agroecossistemas sustentáveis contrapondo-se às práticas danosas à flora, fauna, às águas e ao ser humano, são os assuntos da 1ª Reunião Amazônica de Agroecologia. O tema desta primeira edição é "A Agroecologia no Contexto Amazônico".

O encontro vai de hoje (11) a quinta-feira (14) no auditório da reitoria da Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Na ocasião, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) participa por meio de palestras e apresentação de painéis.

O evento também tem o objetivo de promover o encontro, articulação e diálogo entre atores do desenvolvimento, da assistência técnica e do terceiro setor (ONGs) e de representação de agricultores para debater as bases conceituais e metodológicas da agroecologia no contexto amazônico. Da programação constam palestras, mesas-redondas e apresentação de painéis.

Organizado pela Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus-AM) com a participação das demais Unidades da Região Norte (Rondônia, Acre, Amapá, Roraima, Pará), o evento conta com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (SECT), Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT).
Assessoria de Comunicação do INPA

+ Mais

Manaus sedia evento sobre mudanças climáticas globais

Meio Ambiente - 11/06/2007 - As mudanças climáticas globais e as ações (projetos) que estão sendo promovidas para diminuir suas conseqüências serão os assuntos abordados durante dois encontros internacionais que acontecerão em Manaus (AM), a partir desta terça-feria (12), no hotel de selva Tiwa Amazonas Ecoresort. As reuniões - 24ª Reunião do Conselho Executivo (CE) e a 14ª Reunião da Conferência das Partes (CoP) do Instituto Interamericano para Pesquisa em Mudanças Globais (IAI) - tratarão sobre as questões financeiras e programáticas que abordam os programas científicos colaborativos presentes e futuros do IAI. O encontro, que prossegue até sexta-feira (15) será restrito aos convidados.

Organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) - unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) -, o evento conta com financiamento do MCT e apoio do Governo do Estado do Amazonas.

O IAI tem o objetivo de melhorar a compreensão dos fenômenos das mudanças globais do meio ambiente e suas implicações socioeconômicas nas Américas. As informações são repassadas aos responsáveis pelas políticas e tomadores de decisões dos países membros do IAI, de forma a ajudar a desenvolver planos e ações adequados para enfrentar os efeitos das mudanças globais nas Américas. Para isso, o Instituto orienta-se pelos princípios da excelência científica, da cooperação internacional, bem como do amplo e aberto intercâmbio de dados científicos.

Durante a reunião, no dia 14, pela manhã, o diretor do Inpa, Adalberto Luis Val, falará sobre os projetos desenvolvidos pelo Instituto no âmbito das mudanças climáticas globais. O coordenador do Escritório Central do Programa de Larga Escala da Biosfera Atmosfera da Amazônia (LBA/Inpa), Antônio Manzi, se reunirá no dia 16, com os membros do IAI, na Jornada Amazônica, para tratar das possibilidades de parcerias com os países membros do IAI, principalmente, os amazônicos.

Em relação aos projetos do IAI, recentemente a diretoria implementou 12 projetos novos dentro de seu segundo Programa de Redes de Pesquisa Colaborativa (CRN-II) que implica na realização de esforços para relacionar distintos grupos de projetos com o objetivo de alcançar uma maior coerência dentro de uma abordagem interdisciplinar. Sobre a base dos projetos do Programa CRN-II, se está iniciando um programa destinado a ampliar a capacidade da região para tratar dos problemas de mudanças globais ambientais e suas conseqüências sociais e econômicas. Durante a reunião da CoP, haverá uma eleição para os cinco membros do Conselho Científico Consultivo (SAC) do IAI.

Sobre o IA
Foi criado durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Unced), realizada no Rio de Janeiro, Brasil, em 1992. Na época, os líderes mundiais solicitavam a criação de uma entidade internacional que tivesse um enfoque regional para abordar as mudanças globais do meio ambiente e, em particular, para realizar trabalhos de pesquisa cooperativa multinacional e produzir informação científica que nenhum país pudesse realizar individualmente.

Inicialmente, 16 países das Américas responderam a esse chamado, ao assinarem o Acordo Internacional Constitutivo do IAI no dia 13 de maio de 1992, em Montevidéu, Uruguai. O Instituto conta na atualidade com 19 países-membros: Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa rica, Cuba, Equador, Estados Unidos da América, Guatemala, Jamaica, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Assessoria de Comunicação do INPA

+ Mais

Evento apresenta iniciativas do governo para reduzir emissão de gases poluentes

Mudanças Climáticas - 11/06/2007 - O coordenador geral de Mudanças Globais do Clima do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), José Domingos Miguez, proferiu hoje (11) palestra sobre o Programa Mudanças Climáticas, na sede das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), no Rio de Janeiro.

Com o evento, a estatal vinculada ao MCT se insere nas comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, ocorrido no último dia 5, contribuindo para a atualização de conhecimentos sobre o tema e das iniciativas que vêm sendo adotadas pelo governo para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

O objetivo do Programa é apoiar o desenvolvimento de informações científicas relativas à emissão de gases de efeito estufa para subsidiar a definição da política de atuação em mudanças climáticas. O Programa de Mudança do Clima foi criado após a ratificação pelo Brasil da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, em fevereiro de 1994.

A estratégia do Programa foi definida pelo governo, em especial pelos ministérios da Ciência e Tecnologia e das Relações Exteriores, visando o atendimento dos compromissos iniciais do Brasil na Convenção.

A palestra está marcada para as 14h30, no auditório da INB, na rua Mena Barreto, 161, Botafogo.
Helena Beltrão - Assessoria de Imprensa do MCT

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.