Panorama
 
 
 

MINISTÉRIO ADIA CRIAÇÃO DE OITO UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2007

5 de Junho de 2007 - Érica Santana - Repórter da Agência Brasil - Brasília - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, durante cerimônia de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Brasília - A assinatura do decreto para a criação de oito unidades de conservação, que deveria ocorrer hoje (5), foi adiada. A assinatura deveria ocorrer hoje durante a solenidade de celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, no Palácio do Planalto.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, informou ao presidente da República em exercício, José Alencar, que o adiamento ocorreu porque não houve tempo para finalizar os documentos referentes às unidades.

"Trabalhamos com afinco para que tivéssemos aqui essa sua assinatura, mas infelizmente não conseguimos concluir esse trabalho. No momento oportuno vamos fazer o ato, talvez não para criar as oito que estavam previstas, mas um conjunto bem maior", afirmou a ministra.

Marina Silva lembrou que existem hoje no país 60 milhões de hectares de unidades de conservação e que nos últimos quatro anos foram criados mais de 20 milhões de hectares. Cada hectare corresponde, aproximadamente, a um campo de futebol.

O objetivo agora, segunda a ministra, é criar 30 milhões de hectares nos próximos quatro anos. "Esses 30 milhões darão uma grande contribuição para a meta da Convenção da Biodiversidade, para a redução da perda de biodiversidade, que nos últimos 50 anos é mil vezes maior”, comentou. “Nós temos uma meta de chegar em 2010 reduzindo significativamente a perda da nossa biodiversidade."

+ Mais

Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em vários estados

5 de Junho de 2007 - Marcela Rebelo - Repórter da Agência Brasil - Brasília - O Dia Mundial do Meio Ambiente será comemorado hoje (5) pelo governo e por entidades da sociedade civil em diversos estados.

O presidente da República em exercício, José Alencar, participa de uma cerimônia às 11h no Palácio do Planalto. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, estará presente e deverá lançar a 3ª Conferência Nacional do Meio Ambiente.

Já os servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aproveitam a data para protestar contra a Medida Provisória 366/07, que desmembra a instituição e cria o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, autarquia federal responsável por executar ações da política nacional de unidades de conservação da natureza.

Às 9h30, os manifestantes devem sair em passeata da Catedral até o Ministério do Meio Ambiente, onde realizam ato de protesto. Depois, seguem até o Congresso Nacional, onde devem realizar outro ato.

Em frente ao Congresso, devem ser colocados 5 mil balões pela organização não-governamental WWF-Brasil. O objetivo é alertar governos, empresas e sociedade civil para o desafio das mudanças climáticas. O fenômeno é causado, principalmente, pelo acúmulo de gases do efeito estufa na atmosfera. Os balões são para representar 6 milhões de toneladas diárias de gases emitidos pelo Brasil.

Também na capital federal, o Instituto Brasília Ambiental (IBA) realiza a Operação SOS Lago. A ação é a primeira desenvolvida pelo órgão, criado recentemente para controlar e fiscalizar o manejo dos recursos ambientais e hídricos do DF. O objetivo é detectar possíveis irregularidades nos postos de combustíveis destinados a abastecer embarcações e no lançamento de dejetos pelos esgotos clandestinos em volta do Lago Paranoá.

Os Correios também participam das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente. A partir de hoje, serão emitidos selos especiais para lembrar a importância do patrimônio natural existente no litoral brasileiro. São desenhos de três espécies de conchas marítimas: Cochlespira elongata, Charonia variegata e Chicoreus beauii.

Em Manaus, a Petrobras lançará, às 19h, o Centro de Excelência Ambiental da Petrobrás na Amazônia (Ceap), uma iniciativa que vai unir conhecimento científico à responsabilidade social e ambiental necessários à atuação sustentável da companhia na região. O evento deve contar com a presença da ministra Marina Silva.

No Rio, a Petrobras inicia o plantio das primeiras 2.500 mudas do Corredor Ecológico do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). A cerimônia será às 14h.

+ Mais

Mais de meio milhão de hectares de terras do Amazonas são devolvidos para a União

5 de Junho de 2007 - Yara Aquino - Repórter da Agência Brasil - Brasília - O Conselho Nacional de Justiça se reúne para julgar processos sobre teto remuneratório de magistrados e de servidores do Judiciário.

Brasília - O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu hoje (5) devolver à União mais de meio milhão de hectares de floresta amazônica. A área equivale em tamanho ao Distrito Federal e está nas mãos de grileiros. O conselheiro do CNJ, Paulo Schmidt, responsável pela decisão que foi tomada em dois processos, explica que desde 1979 a anulação dos registros dessas terras corre na Justiça e elas já fizeram parte inclusive das investigações da CPI da Grilagem de Terras na Amazônia, em 2001.

Várias decisões foram tomadas ao longo dos anos, inclusive em favor da devolução das terras para a União, mas não foram cumpridas, segundo Paulo Schmidt. “As decisões que foram adotadas não foram cumpridas e o que o conselho está determinando agora é que essas terras retornem para o patrimônio da União”, afirma. As terras devolvidas para o Instituto Nacional de Colonização Agrária (Incra) estão em quatro áreas, todas no Amazonas, que somam 592.852 hectares. Uma delas no município de Canutama e as demais em Tapauá.

Paulo Schmidt ressalta a importância da decisão para a preservação da Amazônia. Ele afirma que o principal interesse dos grileiros é “converter a floresta em plantações de soja ou criação de gado”. Os atuais proprietários das terras ainda podem recorrer no Supremo Tribunal Federal (STF).

+ Mais

Países da região Amazônica recebem do Brasil programa de monitoramento florestal

1 de Junho de 2007 - Érica Santana - Repórter da Agência Brasil - Brasília - A secretária-geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Rosalía Arteaga, e o diretor substituto da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Edson Duarte Monteiro, entregaram hoje (1) aos sete embaixadores dos países membros da organização laptops com programas de monitoramento florestal.

A OTCA foi criada em 1995 com o objetivo de preservar o meio ambiente e promover o uso racional dos recursos naturais da Amazônia. A organização é formada por Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

O que se pretende é que a partir de agora o monitoramento entre os países com presença da floresta Amazônica seja feito de forma integrada. Os programas de monitoramento foram desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) como parte do projeto Agenda Comum da Amazônia, de iniciativa da OTCA.

A agenda tem por objetivo aumentar a colaboração entre o Brasil e outros países da organização, com apoio financeiro da ABC, além de elaborar projetos de sistemas de informação e de vigilância ambiental para aumentar o conhecimento sobre a Amazônia e monitorar a região.

O diretor da ABC espera que o programa melhore o monitoramento da região Amazônica. “Se cada país for cuidar individualmente de sua parte da Amazônia, teremos um resultado. Se pudermos cuidar juntos e, sobretudo, com técnicas harmonizadas, tenho certeza de que haverá o que nós chamamos de sinergia, que permitirá obter ao final uma soma de resultados que será bem maior”.

Rosalía Arteaga informou que o Brasil é o único entre os oito países-membros que tem sistemas consolidados de monitoramento. Ela citou o Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam) e o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). “O Brasil é o país que tem monitoramento. Nos outros países temos dados, às vezes aproximados, sobre o que acontece, mas não dados muito certos. Com este sistema acho que vamos melhorar muito”.

A secretária informou que a organização tem interesse em conhecer as tecnologias do Sivam e do Sipam. “Nós esperamos que sejam (essas tecnologias) muito proveitosos para os países. Espero que os técnicos tenham acesso a esses conhecimentos e isso é muito importante, porque são cientistas que podem aconselhar os políticos sobre o que fazer”.

Os laptops entregues aos embaixadores serão enviados a sete instituições de cada país responsável pelo monitoramento da Amazônia. Os técnicos que irão lidar com os programas foram treinados ano passado durante oficinas realizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais .

Segundo Rosalía Arteaga, outras três oficinas ainda serão realizadas até o final do ano. “Existe um compromisso da Agência Brasileira de Cooperação e do governo brasileiro, de que a cooperação através da OTCA com os países membros e que tem parte da Amazônia vai continuar”.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.