Panorama
 
 
 

MMA DISCUTE AQUECIMENTO GLOBAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2007

Conferência Nacional do Meio Ambiente debaterá mudanças climáticas

06/06/2007 - Adriano Ceolin - A ministra Marina Silva aproveitou as comemorações da Semana do Meio Ambiente, encerrada no nesta quarta-feira (6), para anunciar oficialmente a realização da III Conferência Nacional do Meio Ambiente, que terá como tema as mudanças climáticas. Integrada proporcionalmente por representantes da sociedade civil (50%), do empresariado (30%) e dos governos (20%), a conferência é um fórum importante para a formulação de políticas de sustentabilidade socioambiental por meio da participação popular.

O anúncio da III Conferência foi feito durante a solenidade de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, realizada no Palácio do Planalto, na terça-feira (5), com a presença do presidente em exercício, José Alencar. Na oportunidade, a ministra também lançou a III Conferência Infanto-Juvenil, que conta com a participação de estudantes do ensino fundamental, entre 11 e 14 anos, e é realizada em parceria com o Ministério da Educação.

Ambas as conferências terão como tema as mudanças climáticas. Atualmente, o assunto tem sido muito debatido em diferentes fóruns mundiais de meio ambiente, principalmente após a divulgação dos relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) que alertaram o mundo sobre o aquecimento global. O tema também foi abordado na última reunião do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), realizada em maio deste ano.

Com a realização das duas conferências, objetiva-se discutir e estabelecer estratégias governamentais para o enfrentamento dos impactos causados pelo aquecimento global. Além disso, disseminar o conhecimento técnico-científico e político relativo a essas mudanças para identificar soluções concretas para a sua mitigação, adaptação e educação ambiental.

A conferência ocorre a cada dois anos. Por meio de debates municipais e estaduais, diferentes setores da sociedade discutem preocupações e responsabilidade, apresentando reivindicações e sugestões de aprimoramento. Ao final dos trabalhos regionais, delegados indicados pelos grupos regionais reúnem-se em uma plenária nacional a fim de aprovar deliberações ao MMA e recomendações a outros órgãos e instituições de governo.

A primeira conferência foi realizada em 2003 e contou com a participação de 65 mil pessoas. Em 2005, o número subiu para 86 mil. Este ano o objetivo é aumentar ainda mais o total de participantes. Para tanto, haverá mais tempo para a realização dos debates regionais. Eles ocorrerão até o primeiro semestre do ano que vem, quando deverá ser realizada a plenária de deliberações. Até então, os debates e plenário ocorriam no mesmo ano.

Foi criada ainda uma gerência específica no MMA para cuidar da conferência. Até então, isso era feito por meio de um grupo de trabalho que respondia diretamente ao gabinete da ministra. A nova gerência será vinculada à Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (Saic), criada a partir da reestruturação.

Criada como instrumento de educação ambiental e democracia participativa, a conferência cumpre as diretrizes do MMA: desenvolvimento sustentável; transversalidade; fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente; e o controle e participação social.

+ Mais

Reunião em Washington debate combate ao desmatamento

06/06/2007 - Adriano Ceolin - A secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA, Thelma Krug, vai participar nesta sexta-feira (8), em Washington (EUA), da reunião Diálogo Regional de Política da Rede do Meio Ambiente. Promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o encontro terá como tema "Pagamento para evitar o Desmatamento: Perspectivas da América Latina e do Caribe".

A reunião prevê a participação de representantes de ministérios de Meio Ambiente de diversos países. Eles vão discutir como o combate ao desmatamento ajuda a reduzir as emissões de carbono, principais causas do aquecimento global. O debate terá como foco quanto pode ser gasto para manter as florestas em pé.

O encontro objetiva também aumentar o entendimento sobre os benefícios e oportunidades para reduzir emissões do desmatamento e degradação das florestas. Alguns dos objetivos são estabelecer um nível comum de entendimento da região sobre a quantidade de desmatamento e promover o intercâmbio de visões e perspectivas, além examinar estudos e potenciais futuros.

+ Mais

Marina Silva discute mudanças climáticas em encontro de ministros na Suécia

08/06/2007 - Aida Feitosa - A ministra do Meio Ambiente Marina Silva participa, no próximo dia 11, de uma reunião sobre mudanças climáticas na cidade de Riksgränsen, na Suécia. O encontro é aberto aos ministros de meio ambiente de todo o mundo e tem como objetivo principal construir as bases de um futuro regime internacional do clima pós-2012, prazo em que expira o Protocolo de Quioto. Serão discutidos, entre outros temas, a construção de uma visão compartilhada sobre o futuro do ordenamento jurídico internacional sobre o clima e a construção de um mercado global de carbono para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

Na ocasião, a ministra Marina Silva participará da sessão sobre desmatamento, onde dividirá a mesa de debates com o ministro de Meio Ambiente da Indonésia e presidente da COP-13 e MOP-3 da Convenção-Quadro sobre Mudanças do Clima, Rachmant Witoelar, e com o ministro de Meio Ambiente e Patrimônio da Austrália, Malcolm Turnbull.

Este encontro, intitulado "O Diálogo do Sol da Meia Noite sobre Mudanças Climáticas" (The Midnigth Sun Dialogue on Climate Change), vai até o 14 de junho. Ele tem como referência o Sol da Meia Noite pois, na cidade sede do evento, ocorre o fenômeno que leva o mesmo nome.

Em latitudes superiores a 80 graus, o Sol não se põe por mais de setenta dias durante o verão, ou seja, não há noites durante mais de dois meses o que explica o fenômeno.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.