04/06/2007 O governador
José Serra, ao lado do secretário
do Meio Ambiente, Xico Graziano, participou,
nesta segunda-feira (4/6), do início
da Operação Inverno 2007, acompanhando
um comando de fiscalização,
com caráter educativo, envolvendo vistorias
de caminhões e verificação
das emissões de fumaça preta,
realizada pela Companhia de Tecnologia de
Saneamento Ambiental – CETESB no pátio
da Companhia de Entrepostos e Armazéns
Gerais do Estado de São Paulo - CEAGESP.
A Operação
Inverno, que se estenderá até
o dia 26 de setembro próximo, tem a
finalidade de evitar o aumento da concentração
de poluentes atmosféricos, cuja dispersão
é prejudicada, nesta época do
ano, pelas condições meteorológicas
desfavoráveis, como a ausência
de chuvas, longos períodos de calmaria
e a ocorrência de inversões térmicas.
O governador e o secretário
estadual do Meio Ambiente estavam acompanhados,
também, do prefeito de São Paulo,
Gilberto Kassab, do secretário municipal
do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, e
dos diretores da CETESB, Marcelo Minelli,
de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental,
e Otávio Okano, de Controle de Poluição
Ambiental.
Durante o comando de fiscalização
hoje, efetivado das 10h às 15h, os
técnicos da CETESB vistoriaram 39 caminhões,
dos quais 19 estavam emitindo fumaça
preta acima dos níveis permitidos pela
legislação. Outros três
caminhões também estavam em
desconformidade, mas, após troca de
filtros e regulagem da bomba injetora, foram
novamente inspecionados e, então, aprovados.
Os proprietários dos veículos
não foram multados, pois o comando
tinha finalidade exclusivamente educacional.
Para isso, os técnicos orientavam os
motoristas, entregando-lhe o boné da
campanha e folhetos sobre a Operação
Inverno 2007 e sobre os procedimentos para
a manutenção adequada dos veículos.
O governador, que acompanhou
o trabalho, disse que a multa de R$ 853,80,
que pode chegar a R$ 6.830,40 nas reincidências,
estimula o proprietário a fazer a manutenção
adequada do veículo. "Mas não
é esse o nosso objetivo, queremos fazer
um trabalho de orientação e
de conscientização, para que
os proprietários também se empenhem
para melhorar a qualidade do ar", disse.
Serra falou ainda que está
sendo estudada a possibilidade do proprietário
de veículo diesel multado fazer a devida
manutenção e, provando que as
emissões se encontram dentro dos limites
legais, tenha 90% do valor da penalidade restituído.
Essa prática já é adotada
nos casos de fontes fixas (indústrias),
nos casos de infrações consideradas
gravíssimas.
Xico Graziano enfatizou
o caráter educacional da operação
lembrando que serão distribuídos
nos pedágios folhetos, dirigidos especialmente
aos motoristas de caminhões, que são
os responsáveis por 40% da poluição
por material particulados na Região
Metropolitana de São Paulo. "Às
vezes, uma simples troca de filtro diminui
as emissões em até 90%",
salientou. Além disso, está
sendo preparada uma campanha publicitária
para esclarecer à população
acerca dos objetivos da operação
e divulgar o número 0800-113560, pelo
qual ela poderá denunciar veículos
que estejam emitindo fumaça preta em
excesso.
Projeto Respira São
Paulo
A Operação
Inverno 2007 faz parte do Projeto Respira
São Paulo, um dos 21 Projetos Ambientais
Estratégicos do Governo do Estado.
A operação prevê a realização
de megacomandos envolvendo 200 homens, entre
técnicos da CETESB e membros das Polícias
Militar Ambiental e Rodoviária, ações
de fiscalização nas vias de
acesso à Região Metropolitana
de São Paulo e em diversos pontos do
Estado.
Para fazer a autuação,
os técnicos utilizam a Escala de Ringelmann,
com cinco padrões colorimétricos
- do cinza mais claro ao preto -, impressos
ao redor de um orifício e pelos quais
se faz a comparação com a cor
da fumaça emitida pelos veículos.
Caso a emissão seja igual às
escalas 3, 4 ou 5, o veículo é
multado.
Ações educativas
como a realizada na CEAGESP hoje, com distribuição
de folhetos, serão repetidas nos dias
11 e 12 de julho, no SESC Itaquera, e nos
dias 18 e 21 de julho, na Feira do Carreteiro,
locais onde há grande concentração
de ônibus e caminhões. Nesses
eventos, não serão aplicadas
multas e, por esse motivo, será utilizado
um equipamento denominado opacímetro
ainda não previsto pela legislação.
O equipamento mede o quanto
a fumaça impede a passagem de luz,
segundo uma unidade ótica denominada
dioptria. Nas vistorias, o motorista, após
uma aceleração de 15 segundos
para "descontaminar" o motor, deve
realizar dez operações de aceleração
e desaceleração com o receptor
de fumaça conectado na saída
do escapamento. A média das dez operações
deve ser inferior a 2,28 dioptrias.
Os veículos em desconformidade
com as especificações chegam
a emitir quase dez dioptrias.
Um caminhão do ano
de 1995, de uma transportadora de São
Paulo, apresentou média de 2,59 dioptrias,
sendo reprovado na inspeção.
Seu motorista, Silva, que dirige desde 1976,
mostrou-se surpreso com o resultado, pois
o veículo "tem motor e a bomba
novos". Ao final, recebeu, além
de boné e folhetos, o laudo da inspeção
para orientar o trabalho de regulagem do veículo.
Para Gervásio Marinho,
motorista há 17 anos, que dirigia um
caminhão médio, também
de São Paulo, e pertencente a uma transportadora,
o resultado do teste foi positivo. A inspeção
acusou 0,73 dioptrias e recebeu os parabéns
dos técnicos da CETESB. Tanto um como
outro motorista, agora mais conscientes, terão
novas oportunidades de contribuir para melhorar
a qualidade do ar de São Paulo.
Texto: Newton Miura
Foto: José Jorge