Panorama
 
 
 

OPERAÇÃO INVERNO 2007 COMEÇA NO CEAGESP

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2007

04/06/2007 O governador José Serra, ao lado do secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, participou, nesta segunda-feira (4/6), do início da Operação Inverno 2007, acompanhando um comando de fiscalização, com caráter educativo, envolvendo vistorias de caminhões e verificação das emissões de fumaça preta, realizada pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB no pátio da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo - CEAGESP.

A Operação Inverno, que se estenderá até o dia 26 de setembro próximo, tem a finalidade de evitar o aumento da concentração de poluentes atmosféricos, cuja dispersão é prejudicada, nesta época do ano, pelas condições meteorológicas desfavoráveis, como a ausência de chuvas, longos períodos de calmaria e a ocorrência de inversões térmicas.

O governador e o secretário estadual do Meio Ambiente estavam acompanhados, também, do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, do secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, e dos diretores da CETESB, Marcelo Minelli, de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental, e Otávio Okano, de Controle de Poluição Ambiental.

Durante o comando de fiscalização hoje, efetivado das 10h às 15h, os técnicos da CETESB vistoriaram 39 caminhões, dos quais 19 estavam emitindo fumaça preta acima dos níveis permitidos pela legislação. Outros três caminhões também estavam em desconformidade, mas, após troca de filtros e regulagem da bomba injetora, foram novamente inspecionados e, então, aprovados. Os proprietários dos veículos não foram multados, pois o comando tinha finalidade exclusivamente educacional. Para isso, os técnicos orientavam os motoristas, entregando-lhe o boné da campanha e folhetos sobre a Operação Inverno 2007 e sobre os procedimentos para a manutenção adequada dos veículos.

O governador, que acompanhou o trabalho, disse que a multa de R$ 853,80, que pode chegar a R$ 6.830,40 nas reincidências, estimula o proprietário a fazer a manutenção adequada do veículo. "Mas não é esse o nosso objetivo, queremos fazer um trabalho de orientação e de conscientização, para que os proprietários também se empenhem para melhorar a qualidade do ar", disse.

Serra falou ainda que está sendo estudada a possibilidade do proprietário de veículo diesel multado fazer a devida manutenção e, provando que as emissões se encontram dentro dos limites legais, tenha 90% do valor da penalidade restituído. Essa prática já é adotada nos casos de fontes fixas (indústrias), nos casos de infrações consideradas gravíssimas.

Xico Graziano enfatizou o caráter educacional da operação lembrando que serão distribuídos nos pedágios folhetos, dirigidos especialmente aos motoristas de caminhões, que são os responsáveis por 40% da poluição por material particulados na Região Metropolitana de São Paulo. "Às vezes, uma simples troca de filtro diminui as emissões em até 90%", salientou. Além disso, está sendo preparada uma campanha publicitária para esclarecer à população acerca dos objetivos da operação e divulgar o número 0800-113560, pelo qual ela poderá denunciar veículos que estejam emitindo fumaça preta em excesso.

Projeto Respira São Paulo

A Operação Inverno 2007 faz parte do Projeto Respira São Paulo, um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos do Governo do Estado. A operação prevê a realização de megacomandos envolvendo 200 homens, entre técnicos da CETESB e membros das Polícias Militar Ambiental e Rodoviária, ações de fiscalização nas vias de acesso à Região Metropolitana de São Paulo e em diversos pontos do Estado.

Para fazer a autuação, os técnicos utilizam a Escala de Ringelmann, com cinco padrões colorimétricos - do cinza mais claro ao preto -, impressos ao redor de um orifício e pelos quais se faz a comparação com a cor da fumaça emitida pelos veículos. Caso a emissão seja igual às escalas 3, 4 ou 5, o veículo é multado.

Ações educativas como a realizada na CEAGESP hoje, com distribuição de folhetos, serão repetidas nos dias 11 e 12 de julho, no SESC Itaquera, e nos dias 18 e 21 de julho, na Feira do Carreteiro, locais onde há grande concentração de ônibus e caminhões. Nesses eventos, não serão aplicadas multas e, por esse motivo, será utilizado um equipamento denominado opacímetro ainda não previsto pela legislação.

O equipamento mede o quanto a fumaça impede a passagem de luz, segundo uma unidade ótica denominada dioptria. Nas vistorias, o motorista, após uma aceleração de 15 segundos para "descontaminar" o motor, deve realizar dez operações de aceleração e desaceleração com o receptor de fumaça conectado na saída do escapamento. A média das dez operações deve ser inferior a 2,28 dioptrias.

Os veículos em desconformidade com as especificações chegam a emitir quase dez dioptrias.

Um caminhão do ano de 1995, de uma transportadora de São Paulo, apresentou média de 2,59 dioptrias, sendo reprovado na inspeção. Seu motorista, Silva, que dirige desde 1976, mostrou-se surpreso com o resultado, pois o veículo "tem motor e a bomba novos". Ao final, recebeu, além de boné e folhetos, o laudo da inspeção para orientar o trabalho de regulagem do veículo.

Para Gervásio Marinho, motorista há 17 anos, que dirigia um caminhão médio, também de São Paulo, e pertencente a uma transportadora, o resultado do teste foi positivo. A inspeção acusou 0,73 dioptrias e recebeu os parabéns dos técnicos da CETESB. Tanto um como outro motorista, agora mais conscientes, terão novas oportunidades de contribuir para melhorar a qualidade do ar de São Paulo.
Texto: Newton Miura
Foto: José Jorge

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.