Panorama
 
 
 

OPERAÇÃO PIRARUCU II APREENDE MAIS DUAS TONELADAS DE PESCADO ILEGAL NO ARAGUAIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2007

(Tocantins - 06/06/2007) Dando continuidade à Operação Pirarucu, que na semana passada apreendeu cinco toneladas de pirarucu (Arapaima gigas) pescado ilegalmente na área do Parque Nacional do Araguaia, na Ilha do Bananal, região que nos últimos anos vem sofrendo com a pesca predatória, a Operação Pirarucu II apreendeu hoje, 06/06, mais duas toneladas do pescado. Em mantas salgadas, acredita-se que ele seria transportado da região até o estado do Pará de onde seria distribuído para outros estados brasileiros. A operação do Ibama contou com o apoio da Polícia Federal, da Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental do Tocantins (Cimapa), da Funai e do Naturatins.

A operação teve início a partir de denúncia das comunidades indígenas locais. Nesta segunda fase, os agentes localizaram mais dois barcos no interior da ilha, numa região de difícil acesso e alto risco. Foram presos três pescadores não índios e um índio. A rede de tráfico de pescado costuma usar indígenas em suas ações, buscando, desta forma, facilitar a saída dos barcos da área da Ilha, dificultando as ações dos órgãos de fiscalização.

O pirarucu é o maior peixe de escamas de água doce do Brasil, podendo atingir 200 quilos de peso e três metros de comprimento. A espécie utiliza-se dos lagos no interior da Ilha do Bananal para sua reprodução, que tem características particulares. Os casais constroem ninhos e dão aos filhotes cuidados parentais, uma vez que não são gerados grandes quantidades de ovos. Isso torna o impacto da captura predatória de indivíduos que ainda não atingiram a maturidade sexual particularmente ameaçadora para a espécie.

Além disso, o pirarucu tem respiração aérea obrigatória e precisa subir periodicamente à tona para captar oxigênio, o que o torna presa fácil dos pescadores que, conhecedores de seus hábitos, costumam capturá-los com arpões. A espécie está em processo de extinção e sua pesca está proibida em todo o estado do Tocantins bem como em diversas áreas do país.

O peixe é a principal fonte de proteína na alimentação das comunidades indígenas da região e a pesca predatória está levando à diminuição assustadora do estoque pesqueiro da área. A rede de tráfico paga aos índios aliciados valores irrisórios pelo pescado. A preocupação de algumas lideranças indígenas com a exploração pesqueira na região tem sido fundamental no processo de consolidação da presença do Ibama na área.

O peixe apreendido será doado a diversas instituições beneficentes do estado do Tocantins.

+ Mais

Ibama apreende embarcação de pesca turística em unidade de conservação paulista

São Sebastião (01/06/2007) - Uma equipe de fiscalização do Ibama apreendeu na madrugada do dia 29 de maio uma embarcação que realizava pesca dentro da Estação Ecológica Tupinambás, em São Sebastião/SP. O barco havia saído de Bertioga e conduzia turistas de Mogi das Cruzes. Durante a operação chamada Bom Dia João II , a equipe do Ibama lotada na unidade de conservação recebeu apoio da Marinha do Brasil e da Polícia Federal.

O responsável pela Fiscalização da Esec Tupinambás no Ibama, Roberto Reis, conta que há cerca de seis meses a embarcação já havia sido autuada pelo mesmo motivo. “Por ser um crime reincidente, a multa poderá ser duplicada ou triplicada. Também existe a possibilidade do Órgão pedir o “perdimento” da embarcação, tendo em vista que a mesma já havia sido apreendida, ficando seu proprietário como fiel depositário”, explicou Reis.

As multas aplicadas pelo Ibama variaram de R$ 700 a R$ 10 mil. Os autuados responderão a processo por crime ambiental e ficarão sujeitos à detenção de um a três anos, além de cumprirem penas alternativas, como a doação de equipamentos à Esec. Na operação, que durou cerca de dezesseis horas, nove pessoas foram autuadas e vários apetrechos de pesca foram apreendidos.

A estação engloba quatro ilhas, sendo uma delas a de Lages, além das ilhas de Palmas e Cabras, que pertencem a Ubatuba. Também compõem a Esec quatro ilhas e parcéis do Arquipélago dos Alcatrazes. A área protegida abrange dez quilômetros ao redor de cada ilha e lage.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.